Não entendo por que o país vai entrar em confinamento, nomeadamente fechando alguns setores. Por exemplo: os ginásios não deviam fechar, deviam antes ir às escolas e replicar as boas práticas das aulas de educação física; a restauração não devia fechar, devia antes ir às escolas e replicar as boas práticas das cantinas; a cultura não devia fechar, devia antes ir às escolas artísticas e replicar as boas práticas.
Retirando os profissionais de saúde, de educação, os operários, os trabalhadores do comércio alimentar, os alunos e os pais que os levam à escola; o pessoal de geriatria e outros que agora não me lembro, afinal não entraremos em confinamento mas em finamento.
Nuno Domingues
10 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Bom dia
Proponho que, em cada escola, se destinem duas ou três salas para idosos dos lares, como medida preventiva.
As escolas são os sanatórios da atualidade!!!!
Testes, testes, testes, testes, testes ………………………….
Os ginásios não deviam fechar? Colocar dezenas de pessoas, sem máscara, num sítio fechado sem janelas abertas a respirar e a transpirar está ao nível de uma covid party. Obviamente que, num cenário ideal, nada devia ser encerrado, todas as atividades fazem falta, mas vivemos tempos muito excepcionais e o exercício físico pode e deve ser feito ao ar livre e individualmente.
Se houve alguma decisão que considero acertada foi justamente a sua intransigência de que a atividade letiva fosse presencial.
Como eu e a maioria dos docentes e EE entendemos que ficam salvaguardadas a igualdade de oportunidades a todos os alunos. Como se disse,e bem, as más praticas são realizadas fora da escola e que estas atitudes poderiam manter-se havendo ou não confinamento.
Assim sendo, escolheu-se o mal menor. Obrigado por isso.
Óbvio que não és professor pah!!!
Óbvio que isto não é um confinamento pahhhh!!!
O anúncio do Sr. Costa ( que já não me merece ser tratado por P. Ministro) foi das coisas mais ridículas que vi até à data, desde que me conheço. Como é possível, tanta gente a pensar e pensarem tão mal… Nota 5 ( mas de 0 a 20).
Não desejando o mal a quem quer que seja, de alguma forma ( lá nos meus sonhos) gostaria que um dos filhos desses iluminados levasse o vírus lá p casa e que esse vírus causasse complicações graves, talvez não a morte, só complicações muito graves, para perceberem o que se está a passar no País e quais as consequências de uma decisão tão ridícula. Pahhh
Mais acrescento que, este confinamento parece -me mais leve que o de fechar tudo ao fim de semana às 13h, pahhhh
Acorda pahhhh
Ó estúpido, então e os miúdos que estão 2 ou 3 semanas em casa confinados porque estão infetados eles mesmos ou um parente próximo? E isto sucede aos 4, 5,6, 7, 8 por turma.
E as turmas todas que estão confinadas em casa e que são às centenas?
Que igualdade é essa?
Só mesmo gente estúpida como tu, o gajo da associação de pais ou lá o que é esse lixo, e o Costa para defenderem um remendo. A escola está um caos, com este confina este, depois aquele, a seguir o outro e por aí adiante.
qual diferença entre um restaurante e uma cantina escolar?
qual a diferença em takeaway de comida ou takeaway de roupa?
qual a diferença entre frequentar um serviço publico por marcação e um cabaleireiro por marcaç~~ao?
ninguem quer ou gosta de confinamentos, mas se é preciso é preciso …. nao ha cá rodriguinhos….
este é um confinamento so para ingles ver e os hospitais em rotura continuam
Alguem que queira operar um ombro pq caiu está neste momento sem ter possibilidade de uma cirurgia …. acham normal?
aaaa e tal as aulas presenciais sao essenciais …
MAS ISSO ESTÁ EM QUESTÃO?
aqui a questão são os hospitais em rotura…. TEM que Desanuviar … o resto pára
Em Março e Abril era necessário fechar as escolas e agora não? Os EE e os professores que são a favor das escolas abertas, possivelmente já tiveram covid, eles e as suas famílias e agora não se importam com os outros. Sim, porque as escolas são antros de propagação do vírus e certamente já existem curados de covid nas escolas.
Só que essas pessoas, que colocam a educação acima da saúde dos outros esqueceram-se que, em caso de rutura do SNS e tenham uma doença não covid, podem até estar mais em risco de vida que alguns doentes com o coronavirus.
A questão é muito simples.
Obviamente que as escolas não são seguras. Tal como Trump, António Costa, se quer, faz ( de conta ) acontecer. Cria a sua realidade. Uma realidade alternativa – As escolas são espaços seguros! Tal como o procurador que não é qualquer coisa, se é necessário que seja, passa a ser.
Outro dos problemas que são omitidos, é o facto de grande parte dos professores se situarem num grupo etário de risco.
Patético é o facto dos sindicatos, com medo da sua imagem pública, comportam-se como sindicatos dos alunos. O seu discurso anda sempre à volta das criancinhas. Eles são os alegados representantes e defensores dos direitos dos professores. Sabiam?
Por último, o absurdo, ou talvez não, é o facto de os polícias serem prioritários na vacinação. Todos, os mais novos, os assim assim, e os mais barrigudos, digo, mais velhos que passam o dia atrás de uma secretária a preencher papéis!
Porque é que talvez não seja absurda esta opção? Num contexto de uma sociedade mal consigo própria, castigadora, cinzenta, pouco educada, eticamente indigente, a repressão é prioritária à educação.
E são estas prioridades que nos mantêm “feios, porcos e maus”. Pobres, tristes, e ignorantes!
Pedro Lopes. Este confinamento é um blaff.-Os economistas não usam essa técnica?
Bem ,o Costa disse que não havendo consenso entre os especialistas iriam tomar uma decisão política.
sabem os riscos que correm para agir quando lhes convier.