“As escolas devem ficar fechadas durante dois meses”
Em janeiro prevê-se 13 mil óbitos e o confinamento parece ser a arma mais eficaz para combater a pandemia. O matemático Henrique Oliveira explica porque temos números tão elevados.
A 31 de janeiro será o pico dos contágios e segundo alerta o professor do Instituto Superior Técnico, Henrique Oliveira, “a situação é crítica”. O matemático reforça que o não encerramento das escolas representou “dezenas de milhares de casos de covid” e que as escolas devem permanecer fechadas pelo menos dois meses. O Instituto Superior Técnico está a estudar a evolução da pandemia em Portugal e as suas análises indicam que os serviços de saúde estarão no limite todo o mês de fevereiro e mesmo no mês de março.
A variante britância do vírus – que em Lisboa e Vale do Tejo está próxima dos 60% de contágios – o alívio das medidas no Natal e Ano Novo, juntamente com o encerramento tardio das escolas contribuíram para situação em que nos encontramos. Em entrevista à SÁBADO, Henrique Oliveira diz que “não podemos brincar no estado em que estamos” e que dentro de dois meses começaremos a aliviar a situação de forma apreciável.
Estamos numa fase de crescimento quase a atingir o pico da incidência, se nenhuma surpresa negativa surgir por causa das novas variantes. De forma que na próxima semana vamos encontrar números muito parecidos com os desta, com uma ligeiríssima tendência de baixa em termos de números de infetados. Os números de óbitos podem continuar a subir, pois o seu pico deve ocorrer entre 7 e 13 de fevereiro.
5 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
A sério! Então não eram locais seguros?
Devem estar a brincar. Já vi sei a nova variante gosta de ir à escola, não fica à porta como a outra.🤣🤣🤣🤣
*Já sei, a nova…
Então para que serviram estes 15 de férias?
Nestes 15 o que mudou?
Eheheheh é só artistas….
É preciso ser um professor de matemática do Técnico ( tinha que ser, não poderia ser do ISEL, ISEP ou FCT,,, ) para se chegar a esta conclusão e já agora, qual é o algoritmo para chegar a esta conclusão?
A empregada de limpeza do meu prédio há muito que vem dizendo, isto e muito mais, a quem lhe quer ouvir. Mas, diz ela, ninguém lhe liga…
Atão é assim, as escolas agora são do piorio também no que toca a contágios??
Já agora o Ascenção da Confap e outros como Filinto Lima e similares têm estado muito calados, porque não se manifestam?