adplus-dvertising

Um País Desigual, Mesmo no Acesso à Tecnologia

Não deixa de ser interessante ver grande parte das escolas e professores à procura de ferramentas para o ensino à distância e o trabalho remoto entre pares.

A parte boa disto é que pode-se encontrar novas soluções para que no futuro muito do trabalho entre pares seja feita remotamente, evitando-se assim muitas reuniões desnecessárias.

Se na classe docente esta busca de novas ferramentas pode trazer enormes benefícios, o mesmo já não vai acontecer com a maioria dos alunos das nossas escolas, pois uma grande parte deles não tem acesso a computadores ou à internet e a situação de desigualdade que existe no acesso a estes recursos vai deixar para trás muitos destes alunos.

É este o tempo também de se pensar num novo plano tecnológico que leve a cada família o acesso a um PC com ligação à internet, de forma gratuita, com fins educativos.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/03/um-pais-desigual-mesmo-no-acesso-a-tecnologia/

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Alexandra Almeida on 16 de Março de 2020 at 17:12
    • Responder

    Se esta crise ainda durar, ou bem que há um prolongamento do ano letivo, ou então estamos a fingir que ensinamos alguma coisa aos alunos.
    Se nas aulas já é o que é… “vira-te para a frente”, “cala-te”, “está com atenção”, “copia”, etc… imaginem os alunos entregues a eles mesmos!…
    E aqueles que não têm computador?
    E naquelas casa em que há 1 computador para vários filhos?
    SEJAMOS HONESTOS!

    • melga on 16 de Março de 2020 at 17:27
    • Responder

    e não só. quem disse que todos os professores têm computador e forma de fazer isto. também os dividem com os filhos para várias coisas e além disso o material privado usado para fornecer um serviço do estado? Porque? também lhes vão bater palmas?

    • Percival on 16 de Março de 2020 at 18:07
    • Responder

    “ovo plano tecnológico que leve a cada família o acesso a um PC com ligação à internet, de forma gratuita, com fins educativos” – e os saudosos computadores “magalhães” serviam?

  1. O tema é sem dúvida para pensar… mas muito mais abrangente do que só isso. Sabemos bem que não é só o acesso às ferramentas que possa ser desafio mas também a falta de formação dos professores para criar conteudo e muito mais. Escrevemos sobre isso na passada 6ªfeira.
    https://tudonumclic.pt/blog

  2. Reuniões inúteis são quase todas as reuniões. Não passam de mecanismos de controlo do que ainda resta da autonomia de cada docente. Pouco importa se o dito trabalho entre pares é feito via Skype ou numa sala. É a mesma reunite com os mesmos fins que se quer promover.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: