Plataformas de ensino a distância

Por estes dias, fruto de circunstâncias verdadeiramente excecionais, as escolas tentam preparar-se para uma verdadeira revolução: o ENSINO A DISTÂNCIA!

As principais plataformas de recursos educativos a operar em Portugal permitem temporariamente o acesso gratuito a todos os professores e alunos, no entanto também há alternativas gratuitas que convém considerar.

PLATAFORMAS TEMPORARIAMENTE GRATUITAS

As próximas plataformas dispensam apresentações e (com mais ou menos potencial) todas podem ser muito úteis neste momento.

AULA DIGITAL
ESCOLA VIRTUAL
 

ESCOLA MÁGICA

 

 

 

 

 

 

SANTILLANA

 

 

PLATAFORMAS SEMPRE GRATUITAS

A plataforma Khan Academy em português integra inúmeros exercícios práticos interativos e centenas de vídeos de Matemática do ensino básico. Promove uma aprendizagem lúdica e personalizada, pois à medida que cada aluno evolui ao seu ritmo próprio vai ganhando pontos e medalhas! Lançada em fevereiro de 2017, a plataforma conta já com milhares de utilizadores.

De acesso gratuito permite a criação de turmas onde é fácil monitorizar o progresso dos alunos.

O Google Classroom é um serviço gratuito e poderoso para estabelecimentos de ensino e para qualquer pessoa com uma Conta Google . O Classroom faz com que seja mais fácil para os alunos e para os professores se manterem próximos, dentro e fora das escolas. É fácil criar turmas, distribuir trabalhos e comunicar com os seus alunos.

  • Está disponível para PC e para telemóvel;
  • Permite fácil integração com o Google Drive;
  • Permite a utilização de todo o ecossistema google, como o GOOGLE FORMS para criação de testes e monitorização do progresso dos alunos.
A Casa das Ciências é um portal de base colaborativa que recolhe, valida e divulga recursos digitais para apoiar os professores no ensino da matemática e das ciências, nos diferentes níveis de ensino.

O que distingue esta das outras plataformas colaborativas é que todo o material disponibilizado foi validado científica e pedagogicamente. Para além disso é de acesso livre, com licença Creative Commons.

Aqui existem inúmeros recursos de Ciências, Biologia, Matemática, Química e Física.

As ferramentas referidas são uma ínfima parte daquilo que existe, mas todas elas já foram experimentadas e implementadas por mim revelando ser uma mais valia.

Se conhecem outras alternativas que tenham usado e que possam ser úteis para os professores que frequentam o blogue nesta fase de contenção, indiquem nos comentários.  Poderá ser feito um novo post com outras ferramentas indicadas pelos nossos leitores.

Davide Martins
Latest posts by Davide Martins (see all)

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/03/plataformas-de-ensino-a-distancia/

8 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Ricardo on 16 de Março de 2020 at 12:49
    • Responder

    Bom dia. Ter em atenção que, devido ao elevado número de acessos, as plataformas Escola Virtual e Leya não estão funcionar de forma fluida.

    • profinfo on 16 de Março de 2020 at 13:14
    • Responder

    Os exemplos citados não são “plataformas” nenhumas mas sim “aplicações web”, ou seja, um servidor web + uma base de dados + software a correr no servidor + cliente (javascript e outras coisas). O termo “plataforma” deve apenas ser usado do ponto de vista do criador (developer) do software. Se estivermos a falar de plataformas de hardware, de micro-arquiteturas de processadores, etc., então a história é outra.

    Não consigo perceber como são as próprias empresas que fazem estes produtos, as primeiras a usar estes termos. Depois propaga-se, como o corona.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Web_platform

      • Angela Figueira on 16 de Março de 2020 at 13:56
      • Responder

      Eu fico sempre estupefacta com este preciosismo desinformado. Independentemente do termo “plataforma” que não é o que refere desde o século passado… este termo evoluiu para hoje ser um modelo de negocio que liga produtores a consumidores! Por isso é perfeitamente possível aceitar o termo plataforma para os exemplos indicados no artigo.
      Contudo, o âmbito deste artigo nem é esse e aqui vai: sou prof de Informática e uso com os meus alunos a Edmodo: é como uma rede social e tem funcionado bastante bem!

        • profinfo on 16 de Março de 2020 at 14:05
        • Responder

        TEm fontes de informação que confirmem o que diz? Indique-as por favor.

        • profinfo on 16 de Março de 2020 at 19:55
        • Responder

        «Independentemente do termo “plataforma” que não é o que refere desde o século passado…» – é possível pf dar referência para esta afirmação?

    • Manuel on 16 de Março de 2020 at 13:44
    • Responder

    Há tantas designações erradas… o mais vulgar é o denominado “seguro automóvel contra 3ºs ” quando este seguro é … a favor de 3ºs !
    Enfim, perigoso, mesmo, é o corona ( e que não seja como aquele slogan da Toyota Corona… que dizia que vinha para ficar )

    • Guilherme Pereira on 18 de Março de 2020 at 14:00
    • Responder

    Boa tarde a tod@s:

    Sou professor de Informática e gostaria de partilhar alguns recursos que já usei e que poderão ser úteis para elaboração de trabalhos em ensino a distância:

    – Socrative: https://socrative.com/

    Elaboração e publicação de quizzes.

    – Kubbu http://www.kubbu.com/

    Elaboração de dominós personalizados e outros jogos didáticos.

    – Paperator: http://www.paperator.com/

    Publicação de pequenos livros digitais (grátis até 8 páginas)

    – Jigsaw Planet: https://www.jigsawplanet.com/

    Elaboração de puzzles online

    – Pixton: https://www.pixton.com/

    Elaboração de Banda Desenhada.

    – Puzzlemaker: http://puzzlemaker.discoveryeducation.com/

    Elaboração de crucigramas, sopas de letras, sudoku, etc.

    Espero que estes links sejam úteis!

    Bom trabalho

    GRP


  1. O seguinte sítio reúne plataformas de educação de acesso livre:
    https://www.cidadania-rbe.pt/post/tools4edu-e-outras-plataformas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog