Por estes dias, fruto de circunstâncias verdadeiramente excecionais, as escolas tentam preparar-se para uma verdadeira revolução: o ENSINO A DISTÂNCIA!
As principais plataformas de recursos educativos a operar em Portugal permitem temporariamente o acesso gratuito a todos os professores e alunos, no entanto também há alternativas gratuitas que convém considerar.
PLATAFORMAS TEMPORARIAMENTE GRATUITAS
As próximas plataformas dispensam apresentações e (com mais ou menos potencial) todas podem ser muito úteis neste momento.
AULA DIGITAL![]() |
ESCOLA VIRTUAL![]() |
|
|
PLATAFORMAS SEMPRE GRATUITAS
![]() |
A plataforma Khan Academy em português integra inúmeros exercícios práticos interativos e centenas de vídeos de Matemática do ensino básico. Promove uma aprendizagem lúdica e personalizada, pois à medida que cada aluno evolui ao seu ritmo próprio vai ganhando pontos e medalhas! Lançada em fevereiro de 2017, a plataforma conta já com milhares de utilizadores.
De acesso gratuito permite a criação de turmas onde é fácil monitorizar o progresso dos alunos. |
![]() |
O Google Classroom é um serviço gratuito e poderoso para estabelecimentos de ensino e para qualquer pessoa com uma Conta Google . O Classroom faz com que seja mais fácil para os alunos e para os professores se manterem próximos, dentro e fora das escolas. É fácil criar turmas, distribuir trabalhos e comunicar com os seus alunos.
|
![]() |
A Casa das Ciências é um portal de base colaborativa que recolhe, valida e divulga recursos digitais para apoiar os professores no ensino da matemática e das ciências, nos diferentes níveis de ensino.
O que distingue esta das outras plataformas colaborativas é que todo o material disponibilizado foi validado científica e pedagogicamente. Para além disso é de acesso livre, com licença Creative Commons. Aqui existem inúmeros recursos de Ciências, Biologia, Matemática, Química e Física. |
As ferramentas referidas são uma ínfima parte daquilo que existe, mas todas elas já foram experimentadas e implementadas por mim revelando ser uma mais valia.
Se conhecem outras alternativas que tenham usado e que possam ser úteis para os professores que frequentam o blogue nesta fase de contenção, indiquem nos comentários. Poderá ser feito um novo post com outras ferramentas indicadas pelos nossos leitores.
8 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Bom dia. Ter em atenção que, devido ao elevado número de acessos, as plataformas Escola Virtual e Leya não estão funcionar de forma fluida.
Os exemplos citados não são “plataformas” nenhumas mas sim “aplicações web”, ou seja, um servidor web + uma base de dados + software a correr no servidor + cliente (javascript e outras coisas). O termo “plataforma” deve apenas ser usado do ponto de vista do criador (developer) do software. Se estivermos a falar de plataformas de hardware, de micro-arquiteturas de processadores, etc., então a história é outra.
Não consigo perceber como são as próprias empresas que fazem estes produtos, as primeiras a usar estes termos. Depois propaga-se, como o corona.
https://en.wikipedia.org/wiki/Web_platform
Eu fico sempre estupefacta com este preciosismo desinformado. Independentemente do termo “plataforma” que não é o que refere desde o século passado… este termo evoluiu para hoje ser um modelo de negocio que liga produtores a consumidores! Por isso é perfeitamente possível aceitar o termo plataforma para os exemplos indicados no artigo.
Contudo, o âmbito deste artigo nem é esse e aqui vai: sou prof de Informática e uso com os meus alunos a Edmodo: é como uma rede social e tem funcionado bastante bem!
TEm fontes de informação que confirmem o que diz? Indique-as por favor.
«Independentemente do termo “plataforma” que não é o que refere desde o século passado…» – é possível pf dar referência para esta afirmação?
Há tantas designações erradas… o mais vulgar é o denominado “seguro automóvel contra 3ºs ” quando este seguro é … a favor de 3ºs !
Enfim, perigoso, mesmo, é o corona ( e que não seja como aquele slogan da Toyota Corona… que dizia que vinha para ficar )
Boa tarde a tod@s:
Sou professor de Informática e gostaria de partilhar alguns recursos que já usei e que poderão ser úteis para elaboração de trabalhos em ensino a distância:
– Socrative: https://socrative.com/
Elaboração e publicação de quizzes.
– Kubbu http://www.kubbu.com/
Elaboração de dominós personalizados e outros jogos didáticos.
– Paperator: http://www.paperator.com/
Publicação de pequenos livros digitais (grátis até 8 páginas)
– Jigsaw Planet: https://www.jigsawplanet.com/
Elaboração de puzzles online
– Pixton: https://www.pixton.com/
Elaboração de Banda Desenhada.
– Puzzlemaker: http://puzzlemaker.discoveryeducation.com/
Elaboração de crucigramas, sopas de letras, sudoku, etc.
Espero que estes links sejam úteis!
Bom trabalho
GRP
O seguinte sítio reúne plataformas de educação de acesso livre:
https://www.cidadania-rbe.pt/post/tools4edu-e-outras-plataformas