Cumprimento de serviço docente na fase de contenção

Após o comunicado às escolas enviado pela DGEstE e como vem sendo recorrente, várias foram as interpretações feitas pelos diretores:

  • Os professores podem cumprir a atividade docente a partir de casa (baseando-se no ponto 7 do comunicado);
  • Os professores devem cumprir o serviço docente na escola (baseando-se no ponto 4 do mesmo comunicado).

Ora, convém referir que o ponto 4 não se refere ao serviço docente, mas sim à manutenção e vigilância dos espaços, tarefas administrativas e sinalização de situações excecionais. Do meu ponto de vista, os diretores que convocaram os professores para cumprirem a maioria ou totalidade do horário no estabelecimento letivo, estão a fazer uma interpretação abusiva do comunicado e a desrespeitar as orientações que aconselham o máximo de contenção nesta fase de disseminação do vírus.

Após o apelo feito hoje de manhã foram vários os professores que preencheram o formulário e os dados resumidos (atualizado ao minuto) são os seguintes:

A maioria das escolas interpretou o comunicado da mesma forma que eu, no entanto ainda são vários os diretores que estão a convocar os professores para realizaram o “ensino à distância” no estabelecimento de ensino.

No final do dia de hoje ou amanhã de manhã serão publicadas as respostas recebidas, incluído os AE referenciados. Enquanto essa publicação não acontece, o formulário continua ativo e a aceitar as vossas contribuições.

Nota: O questionário encontra-se encerrado. Pelas 20h serão divulgados os resultados integrais.

Davide Martins
Latest posts by Davide Martins (see all)

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/03/cumprimento-de-servico-docente-na-fase-de-contencao-em-atualizacao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog