Pai entra em escola de Viseu e bate no filho de 13 anos
O caso, que aconteceu na tarde desta quinta feira no interior do recinto escolar, foi entregue à GNR e encaminhado para a Comissões de Proteção de Crianças e Jovens. Criança está já a receber acompanhamento psicológico na escola, instituição também reforçou atenção com os restantes colegas
Um encarregado de educação da Escola Básica do Viso, em Viseu, agrediu o filho de 13 anos no interior da escola. O caso aconteceu na tarde desta quinta-feira e está agora nas mãos das autoridades.
O pai da criança entrou na escola e em frente aos colegas agrediu o filho. De imediato foram acionadas medidas de proteção da criança e o próprio diretor do Agrupamento de Escolas do Viseu, Rui Cardoso, tentou acalmar a situação, acabando mesmo por escorregar no meio de toda a confusão.
“Quando nos apercebemos da situação tomamos logo medidas e chamamos a GNR. O pai do aluno estava visivelmente alterado, mas só houve uma vítima, que foi o próprio filho”, esclareceu ao Jornal do Centro Rui Cardoso.
O caso foi entregue à GNR e foi encaminhado para a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ). Segundo o diretor da escola, “não há relatos de outras situações de agressão”. “Apesar de se tratar de uma pessoas complicada, nada fazia prever que isto fosse acontecer”, acrescentou.
A criança, que hoje voltou às aulas, está já a receber acompanhamento psicológico na escola. “Também já falámos com os restantes colegas, para que apoiem esta criança e para que percebam que o que aconteceu está errado e que a escola estará sempre junto dos alunos para os ajudar”, disse o diretor da escola básica que é frequentada por 900 crianças. O Agrupamento de Escolas do Viso tem um universo de mais de 1500 alunos.
14 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
A escola é a do Viso ( Setúbal) ou em Viseu?
Escola Básica do Viso, em Viseu.
Meu Deus! O horror que foi o filho dar uns tabefes no filho para ter logo acompanhamento psicológico e as outras crianças que nem dormem à noite?
A Escola é de quem apanhar.
Acha acha que te dou uma Bolacha!
O pai bateu no filho porquê?
Se foi porque fez maldades, qual é o problema?
Mas desde quando é que umas castadas no lombos de certos artistas faz mal a alguém?
Palhaçada!
Os castigos físicos infligidos a crianças são crimes previstos e punidos no Código Penal (CP):
– crime de violência doméstica (art.º 152.º do CP),
– crime de maus-tratos (art.º 152.º – A do CP),
– crime de ofensa à integridade física simples (art.º 143.º do CP),
– crime de ofensa à integridade física grave (art.º 144.º do CP) e
– crime de ofensa à integridade física qualificada (art.º 145.º do CP).
À atenção dos comentários ignorantes.
Ó Eu, antes de tu teres nascido já eu sabia isso.
Ainda és muito verdinho!
Ó Eu, e quando o garoto te der umas castadas a ti, já vais ler melhor o CP.
Ai, vais, vais!
Alguém que explique a esse senhor que os pais só devem entrar inopinadamente nas escolas para bater nos professores!
A pouca vergonha de nao se poder educar…muitas e variadas formas ha. Grandes males, grandes remedios. A geração criminosa q estamos a criar. Eduquem as crianças e fecharao as prisoes, pois é o q se ve certo? Abençoado pai.
Só se perderam as que caíram no chão !
Se todos os pais fossem assim muita coisa estúpida deixava de acontecer dentro e também fora das escolas.
Aplausos para este pai.
Há que ter presente que alguns dos nossos alunos beneficiariam de medidas corretivas implementadas pelos pais, como os castigos físicos, mas bem enquadrados e contextualizados e na sequência de uma asneira grave. e proporcionais, mas não na escola e será preciso verificar porquê..e a CPCJ atuar efetivamente acompanhando o sucedido e retirando as devidas ilações
Na próxima vez o pai nada faz para “endireitar” o filho e este pré-delinquente, impune com uma participação amarrotada no “bolso”, acaba por bater nos professores. Em vez de apoiar o pai, este é ainda por cima castigado. Que mundo é este onde os justos são castigados e os transgressores são apoiados. Não admira que haja cada vez mais agressões contra os professores nas Escolas…Surreal….
Precisamos de mais amor duro!