Declarações Minhas ao DN Sobre as Provas de Aferição Que Ontem Começaram

Problemas técnicos e greve de professores levaram escolas a adiar Provas de Aferição

 

A prova de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), para o 8.º ano, ficou marcada pelo adiamento em muitas escolas. Problemas de instalação do servidor nos computadores dos alunos, bem como de criação de senha, provocaram constrangimentos.

 

Segundo soube o DN, várias escolas de norte a sul do país tiveram de adiar a Prova de Aferição por vários motivos. “Houve problemas para gerar a senha de TIC. Houve ainda muitas dúvidas e questões sobre o acesso porque este ano é o programa que cria a senha para os alunos entrarem e há ainda outra senha para abertura de prova. Essa, às 9.00 horas não funcionava. Entretanto, o secretariado de exames enviou nova senha porque a primeira tinha sido um lapso”, explicou ao DN Arlindo Ferreira, diretor do Agrupamento de Escolas Cego do Maio, Póvoa de Varzim. A somar a estas dificuldades técnicas esteve ainda a greve de professores, não sujeita a serviços mínimos, o que levou as escolas a não terem condições para aplicar as provas. “No meu agrupamento, não se realizaram por causa da greve. Não havia professores, suplentes e vigilantes. Fizeram todos greve”, sublinha o dirigente escolar.

Estes problemas, adiantou, levarão à necessidade de um novo calendário de provas. Uma tarefa “complicada” na reta final do ano letivo. “Se tiver de reagendar as provas, vai causar muito transtorno porque já tenho o calendário feito. A única forma de as aplicar é marcar em aulas de outras disciplinas, o que não é de todo o ideal”, afirma Arlindo Ferreira. O responsável alerta ainda para a possibilidade de inviabilidade das provas, “a manter-se uma grande adesão de professores à greve”, que termina a 26 de maio.

 

 

Arlindo Ferreira alerta ainda para a “turbulência nas escolas”, numa altura em que os diretores deviam já estar a preparar o próximo ano letivo. “É nesta altura que se avaliam projetos e se tomam decisões. Se o ambiente fosse tranquilo era isso que se faria. Não há grande espaço para isso. Será, talvez, um arranque do próximo ano mal preparado“, conclui.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2023/05/declaracoes-minhas-ao-dn-sobre-as-provas-de-afericao-que-ontem-comecaram/

3 comentários

    • Armadilha diabólica on 17 de Maio de 2023 at 9:44
    • Responder

    Ao contrário do que o Judas de Belém pretende, nem o “problema dos docentes” ficará resolvido este ano, nem haverá “estabilidade” no próximo ano letivo. E daqui a 2 anos quando a armadilha do Sonso se revelar na plenitude, então aí é que vai ser o caos – por enquanto são meia dúzia a gritar na sala dos professores “mas assim vou ser ultrapassado!” – o pior está para vir!

  1. O exmo senhor presid do JNE não deveria ser alvo de processo disciplinar?
    – Plataforma com funcionamento inadequado ou nenhum funcionamento – deveria ter acautelado essa possibilidade!!
    – Palavra passe enviada por ele errada, foi um lapso! dizem no JNE ou IAVE sei lá.
    Se fosse um professor a fazer o seu trabalho, se calhar o sr presid do JNE exigiria processo disciplinar pois seria “indícios de violação do dever profissional”!! nele é só um LAPSO!!

    A SÉRIO!? SÓ UM LAPSO????
    Deus é grande e o mundo é redondo…

    • Lecas on 17 de Maio de 2023 at 16:42
    • Responder

    Programa informático falhou e cerca de 50% dos alunos não conseguiu terminar provas de aferição…

    https://sicnoticias.pt/pais/2023-05-17-Programa-informatico-falhou-e-cerca-de-50-dos-alunos-nao-conseguiu-terminar-provas-de-afericao-60b46350

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading