adplus-dvertising

Petição Pelo fim das vagas no acesso ao 5.º e 7.º escalão da Carreira Docente

Este blog tem sido ao longo dos anos um espaço não apenas de divulgação de iniciativas, mas muitas vezes também impulsionador de diversas iniciativas.

Assim, no dia que cumpro o meu último dia de serviço no 4.º escalão e que passarei a não ver considerado o tempo de serviço daqui para a frente para efeitos de carreira, por não ter obtido uma classificação de Muito Bom ou Excelente conforme determina o n.º 4 do artigo 37.º do ECD, decidi marcar este dia com o lançamento da petição “Pelo fim das vagas no acesso ao 5.º e 7.º escalão da Carreira Docente“.

Esta petição não surge apenas por conhecer na pele a injustiça das vagas de acesso a estes escalões, mas também por perceber, enquanto presidente de uma SADD, da injustiça deste sistema de avaliação que condiciona uma verdadeira avaliação do pessoal docente. Por estes dias muitos professores estão a receber as suas avaliações de desempenho e ao mesmo tempo que lhes está a ser exigido que sejam dedicados e empenhados no ensino a distância também lhe está a ser transmitido que vão ficar presos no 4.º ou no 6.º escalão porque não passam de bons professores.

Curiosamente vivemos nestes dias o Entrudo e ainda não me esqueço que quer o atual ECD quer o atual modelo de avaliação foram publicados num dia de carnaval, chamando-lhes eu na altura diplomas carnavalescos. Passaram-se quase 9 anos desde essa data e determinava-se na altura que o modelo de avaliação deveria ser revisto ao fim de 4 anos, e não foi.

Esta petição solicita por iniciativa parlamentar ou por recomendação ao governo:

  • A revogação da alínea b) do n.º 3 do artigo 37.º do Estatuto da Carreira Docentes, assim como todos os restantes artigos que lhe estão associados;
  • A recuperação de todo o tempo de serviço dos docentes que estiveram presos nas listas de vagas, para efeitos da contagem do seu tempo de serviço na carreira docente.

E exige de imediato:

  • Que as vagas de acesso ao 5.º e ao 7.º escalão em 2021 sejam idênticas ao número de docentes que irão integrar as listas de acesso nestes dois escalões.

 

Este constrangimento administrativo na carreira docente deve ser olhado por todos os professores e não só, como algo prejudicial ao desenvolvimento da carreira docente, independentemente da posição que ocupam na carreira, ou mesmo que ainda não estejam nela integrados. Portanto, é um dever de todos lutar pelo fim das vagas no acesso ao 5.º e ao 7.º escalão.

Para aceder à petição entrar no seguinte link.

 

Pelo fim das vagas no acesso ao 5.º e 7.º escalão da Carreira Docente

 

IMPORTANTE: Para a petição ficar devidamente assinada deve ser colocado o n.º de cartão de cidadão e feita a confirmação da assinatura através da notificação que irão receber no e-mail que indicaram.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2021/02/peticao-pelo-fim-das-vagas-no-acesso-ao-5-o-e-7-o-escalao-da-carreira-docente/

12 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Jose Antonio on 13 de Fevereiro de 2021 at 19:24
    • Responder

    Devidamente assinado e enviado.
    Farto de Obstáculos criados artificialmente através de procedimentos administrativos que não correspondem de forma nenhuma à realidade; todos os obstáculos criados só têm uma finalidade: Poupar Dinheiro ao Estado que por sua vez o vai meter nos bolsos dos amiguinhos do costume!!!

    • Maria Leonor Lopes Silva on 13 de Fevereiro de 2021 at 22:14
    • Responder

    …completamente de acordo!

    • Maria Leonor Lopes Silva on 13 de Fevereiro de 2021 at 22:16
    • Responder

    …acabem com as injustiças!

    • Sara Gabriela Oliveira on 13 de Fevereiro de 2021 at 23:07
    • Responder

    Colegas, relembro que agora são necessárias 10 000 assinaturas, quando antes eram apenas 4mil, para levar uma petição à Assembleia da República. Por isso, todos a assinar!!!

    • N. Ribeiro. on 13 de Fevereiro de 2021 at 23:12
    • Responder

    Assinado.

    • Paulo on 13 de Fevereiro de 2021 at 23:58
    • Responder

    Podem assinar pessoas que não sejam professores ? Desculpem a ignorância)

      • PipaII on 14 de Fevereiro de 2021 at 10:21
      • Responder

      Claro, qualquer petição pode ser assinada por qualquer pessoa com mais de 18 anos.

    • Maria on 14 de Fevereiro de 2021 at 12:39
    • Responder

    Assinada…também eu estou presa no sexto escalão ,no meu caso como represália por não pactuar com certas coisas…qualquer dia partilho a alegação feita pela diretora para justificar o meu Bom…uma autentica palhaçada

    • Paula Moreira on 14 de Fevereiro de 2021 at 15:22
    • Responder

    Boa iniciativa! Já assinei e aproveito para relembrar os colegas que se deveria também fazer uma petição devido à mudança da lei em 2014 sobre as indemnizações de acidentes em serviço!
    Sabiam que agora já não as recebemos? Mas se trabalharmos num colégio privado já temos direito!
    Melhor ainda pagam a indemnização sobre a percentagem da nossa incapacidade no dia que viermos para a reforma e depois é descontada em frações na nossa pensão até que a indemnização fique paga!!!! Então o que é isto???? Estão-nos a fazer um empréstimo porque nos aleijamos ao serviço da escola!? Isto só pode ser anticonstitucional e não vejo ninguém a falar sobre isto, muito menos os nossos sindicatos! Gostaria muito que fizessem uma petição sobre este tema.
    Obrigada

    • Lua de Saturno on 14 de Fevereiro de 2021 at 20:28
    • Responder

    O governo anunciou hoje que vai 8njetar mais dinheiro na TAP… Eles vão alegar que não há dinheiro… Mas se desistirmos é pior…

    • Teresa Penha on 16 de Fevereiro de 2021 at 2:34
    • Responder

    Olá boa noite

    Gostaria de saber se esta petição tem efeitos retroactivos para os professores que apesar de já terem progredido ao 5, ou ao 7 escalão, estiveram retidos mais de 15, ou 17 anos?

    É que os professores que perfizeram o tempo de permanência de 4 anos (descongelados) em 2018, por exemplo, acabaram por progredir apenas em 2020, perdendo imenso tempo de serviço 2 ou 3 anos, mais o tempo do faseamento, 340 dias, utilizado para subir uns lugares nas listas de acesso! E alguns como eu, perderam as avaliações de mérito e respectivas bonificações na progressão, porque não fui/ foram avaliados pelo dec reg de 2012, mas sim pela avaliação do orçamento do estado de 2018. (Por motivos totalmente alheios à sua vontade e artificios económicos).

    É que se esta Petição, não tiver efeitos retroactivos, vai aumentar ainda mais o fosso das desigualdades e injustiças entre docentes.

    Por conseguinte o texto deveria ser revisto e ser o mais abrangente possível e claro de forma a acabar com essas desigualdades e penalizações injustas.

    Grata pela atenção. Cumprimentos,
    Teresa Penha
    Ocultar citação

    A sábado, 13 de fev de 2021, 19:02, Blog DeAr Lindo escreveu:
    Novo artigo em Blog DeAr Lindo

    Petição Pelo fim das vagas no acesso ao 5.º e 7.º escalão da Carreira Docente
    por arlindovsky
    Este blog tem sido ao longo dos anos um espaço não apenas de divulgação de iniciativas, mas muitas vezes também impulsionador de diversas iniciativas. Assim, no dia que cumpro o meu último dia de serviço no 4.º escalão e que passarei a não ver considerado o tempo de serviço daqui para a frente para efeitos […]

    Ler mais deste artigo

    arlindovsky | 13 de Fevereiro de 2021 às 19:00 | URL: http://www.arlindovsky.net/?p=420706
    Comentar Ver todos os comentários
    Cancele a subscrição para não voltar a receber artigos de Blog DeAr Lindo.
    Altere as suas definições de e-mail em Gerir Subscrições.

    Problema em clicar? Copie e cole este URL no seu navegador:
    http://www.arlindovsky.net/2021/02/peticao-pelo-fim-das-vagas-no-acesso-ao-5-o-e-7-o-escalao-da-carreira-docente/

    • Guida Félix on 17 de Fevereiro de 2021 at 11:40
    • Responder

    Concordo totalmente. É uma injustiça!


  1. […] a sua classificação final baixar para Bom. Por sempre discordar deste afunilamento elaborei a petição conta a existência de vagas no acesso ao 5.º e ao 7.º escalão, não apenas conta o estrangulamento na carreira de quem tem mandatos eleitos, mas também de todos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: