Eu sei que muitas escolas estão a passar estes dias a pedir aos diretores de turma para ligarem aos Encarregados de Educação para questionar tudo e mais alguma coisa.
A aproximação das escolas com as famílias pode fazer-se de muitas outras formas que não implique a envolvência de tanta gente e com muita demora em obter uma informação que neste momento precisa de ser rápida e precisa.
Tal como aqui no blog, uso na escola algumas ferramentas que permitem obter essas respostas de forma rápida e precisa. E as redes sociais são também um bom meio de fazer chegar rapidamente a comunicação.
Em pouco mais de 5 horas obtive num simples inquérito os dados que preciso para pensar no 3.º período e mais de 1/3 dos Encarregados de Educação deram as respostas que necessitava (atualmente vai em 404 respostas e cresce muito rapidamente a cada hora que passa).
No entanto, como 2/3 ainda não responderam presumo que a qualidade das respostas não sejam idênticas às que tenho até agora, porque provavelmente serão os mais distantes das ferramentas digitais e por conseguinte farão baixar os bons níveis de resposta obtidos até agora.
O que se verifica é que a Internet está mais presente em casa do que os computadores de mesa ou os telemóveis.
Se 20% dos alunos não têm PC dificilmente se conseguirá pedir a todos os alunos trabalhos que impliquem a necessidade de um computador.
As respostas à questão sobre o telemóvel são normais tendo em conta que este inquérito é também para alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo.
Mais um ou dois dias e optarei pela forma de ensino não presencial para o 3.º período em função dos resultados finais que conseguir obter.
2 comentários
Olá!
Qual foi a ferramenta utilizada para fazer o inquérito?
Obrigado pela atenção.
Pois boa pergunta, pois os que não têm internet como responderam ao inquérito? Estranho…