Número de alunos estrangeiros subiu 60% em 10 anos e todos os dias chegam mais. Professores queixam-se da falta de respostas adequadas

O maior problema desta vaga de emigração não se prende apenas com o PLNM, mas sim com a falta de apoio que estes alunos têm para acompanhar as restantes disciplinas do currículo.

Que adianta um aluno que não domina a língua portuguesa estar a ouvir uma aula de história, sem que tenha algum tipo de acompanhamento nessa aula?

Curiosamente na “minha” escola existe a mesma percentagem de alunos estrangeiros (12%) de 23 nacionalidades diferentes.  Mas como não existem grupos de 10 alunos para formar um nível de proficiência linguística nem uma hora de crédito é atribuída para dar a resposta ao PLNM, quanto mais a outro tipo de apoios que estes alunos necessitam.

 

Número de alunos estrangeiros subiu 60% em 10 anos e todos os dias chegam mais. Professores queixam-se da falta de respostas adequadas

 

Universo de alunos estrangeiros já chega aos 12% de toda a população estudantil. Maioria continua a ser de países de língua oficial portuguesa, mas em todos os casos existem desafios à integração.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2023/11/numero-de-alunos-estrangeiros-subiu-60-em-10-anos-e-todos-os-dias-chegam-mais-professores-queixam-se-da-falta-de-respostas-adequadas/

1 comentário

    • Mic on 28 de Novembro de 2023 at 16:49
    • Responder

    O pior é quando os pais (Br) nos insultam, ameaçam e dizem que os filhos não têm que respeitar o RI/Estatuto do Aluno porque são estrangeiros…

    O Estado que não comece a controlar bem quem entra…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: