adplus-dvertising

SIPE desconvoca greve de professores anunciada para dia 5 de novembro

Sindicato quer ouvir propostas dos partidos sobre as reivindicações dos docentes antes de eleições

 

SIPE desconvoca greve de professores anunciada para dia 5 de novembro

O SIPE – Sindicato Independente de Professores e Educadores vai desconvocar a greve que tinha sido anunciada para a próxima sexta-feira, dia 5 de novembro, com o propósito de exigir a reabertura das negociações com a tutela. A decisão foi tomada perante a iminente dissolução do Parlamento, já antecipada pelo Presidente da República, na sequência do chumbo do Orçamento do Estado para 2022, o que levou o Sindicato considerar não fazer sentido sujeitar os professores a perderem o correspondente a um dia de salário, quando se anteveem possíveis alterações no Governo com novas eleições à porta. O SIPE irá solicitar também reuniões aos partidos com assento parlamentar, a fim de pedir esclarecimentos sobre os respetivos programas em relação aos professores, antes da realização de novas eleições legislativas.

«Não faz sentido manter esta greve de dia 5 de novembro, na qual se reivindicava a reabertura das negociações com o Ministério da Educação, e sujeitar os professores a perderem um dia de salário, quando, na prática, não temos interlocutor, dado o atual contexto político motivado pelo chumbo do Orçamento do Estado para 2022, que trará, certamente, novas eleições», explica Júlia Azevedo, presidente do SIPE. «Iremos sim, no decurso deste processo, contactar os partidos políticos com assento parlamentar, a fim de que nos esclareçam sobre o que consta nos seus programas relativamente às reivindicações da classe, nomeadamente sobre a avaliação e progressão na carreira docente, a aposentação, os concursos, o problema das ultrapassagens na carreira entre docentes com o mesmo tempo de serviço, e a reversão da componente letiva, entre outros, para que os professores fiquem informados e possam tomar uma posição coincidente com o que têm vindo a exigir», adianta a dirigente sindical.

Porto, 2 de novembro de 2021

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2021/11/sipe-desconvoca-greve-de-professores-anunciada-para-dia-5-de-novembro/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: