Cerca de quatro mil docentes do Secundário vão receber formação em Suporte Básico de Vida. Depois, têm de ensinar os alunos.
Professores vão ensinar alunos a salvar vidas
Até abril, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) pretende dar formação a entre 3500 a quatro mil professores do Ensino Secundário em Suporte Básico de Vida (SBV) e Desfibrilhação Automática Externa (DAE). A intenção é que, depois, esses docentes façam “uma difusão massiva” desses conhecimentos aos alunos. Os professores, em especial os de Educação Física, terão de formar todos os estudantes a seu cargo e outros profissionais.
O projeto arrancou no Alentejo, mas já há mais de cem ações agendadas em escolas do Norte, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve (ler Saber Mais). O INEM considera que o conhecimento deste conjunto de procedimentos “pode salvar vidas e deve ser incorporado, desde cedo, na vida de cada cidadão”. De acordo com os dados do INEMenviados ao JN, o número de desfibrilhadores em estabelecimentos de ensino (do pré-escolar ao Ensino Superior, público e privado) mais do que triplicou desde 2018, passando de 64 para 216 equipamentos em 2021, num universo superior a oito mil unidades orgânicas. Os equipamentos foram adquiridos no âmbito de projetos de municípios (por exemplo, as câmaras de Sintra e de Ponte de Lima adquiriram DAE para todos os agrupamentos dos concelhos) ou por iniciativa das próprias escolas.
7 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
E a Sãozinha costureira também!
O Marílio batechapas, também.
O Tó Quinas dos tratores, o Quim dos torresmos, o Joca da iurd, o Pilatos do pão, o Xico youtuber, o sem abrigo, o proud mari, etc, etc… São tão estúpidos estes profs!
Realmente! Até parece que isso é novo!
Quantas e quantas formações dessas se fazem sistematicamente nas escolas…
Um professor de Biologia sabe mais de suporte básico de vida que um técnico qualquer.
E também há licenciados em medicina no professorado.
Apresentam assim estas notícias, como se os professores fossem uns zeros…
Sabe? Saber sobre um órgão ou o sistema que este está integrado, não significa que sabe como identificar um pcr. Mas sabendo e for alguém que dá continuidade à formação contínua, estará ciente que o cérebro sofre danos irreversíveis após 5 minutos sem oxigénio. Portanto, que venha o SBV com DAE para TODOS. Pois numa sociedade de direito, a formação não é só para o doutorado é também para o iletrado, e na maior parte das vezes, no que a SBV diz respeito, é quem segue melhor as indicações que lhe são dadas pelo CODU, sem as questionar.
Desfibrilhadores para TODAS as escola ja vem tarde…
Até hoje quantos foram precisos nas escolas? Se as crianças começam a ter problemas cardíacos na escola não sei onde vamos parar.
Primeiro a váxina, deois o ataque cardiaco, depois os desfibrilhadores. Faz algum sentido.
Os professores não sabem salvar as suas próprias vidas quanto mais ensinar.