FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE PROFESSORES DESCONVOCA GREVE DE DIA 5

 

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE PROFESSORES DESCONVOCA
GREVE DE DIA 5

A Federação Portuguesa de Professores (na qual se inclui a Pró-Ordem) tinha notificado, nos termos legais, todas as altas entidades do Governo da República, bem como dos Governos das Regiões Autónomas, do seu Pré-Aviso de Greve para a próxima sexta-feira, dia 5 do corrente, nomeadamente para fazer coincidir esta greve com o dia da ida do Ministro da Educação à Assembleia da República para apresentação e debate do Orçamento de Estado (OE) em matéria de Educação.
Porém, em virtude de aquele OE ter sido rejeitado na generalidade no pretérito dia 27 de outubro, o Presidente da República reúne amanhã o Conselho de Estado com vista à dissolução da Assembleia da República e à convocação de novas Eleições, ficando o Governo diminuído nas suas funções. Tendo havido esta substancial alteração das circunstâncias político-governativas, não se nos afigura consequente a realização desta greve nacional pelo que se procede à respetiva desconvocação.
Entretanto, a Federação Portuguesa de Professores tentará encontrar outros meios de fazer ouvir as suas bandeiras:
1 – PELA DIGNIFICAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE E PELA VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE;
2 – PELO RETORNO DO DIÁLOGO SOCIAL COM AS ASSOCIAÇÕES SINDICAIS DO CORPO DOCENTE;
3 – POR ESCOLAS DE QUALIDADE, SEM ENTROPIAS NAS DINÃMICAS DA CARREIRA DOCENTE, V.G. O FIM DAS VAGAS NO ACESSO AOS 5º E 7º ESCALÕES;
4 – POR UMA VIDA ESCOLAR DEMOCRÁTICA E ONDE SEJA POSSÍVEL CONCILIAR O TRABALHO COM A VIDA PESSOAL E SOCIAL;
5 – POR CONCURSOS JUSTOS E POR UM REGIME ESPECÍFICO DE APOSENTAÇÃO, SEM PENALIZAÇÕES E QUE PERMITA O REJUVENESCIMENTO DO CORPO DOCENTE.

Lisboa, 2 de novembro de 2021
P’la Direção Nacional
O Presidente
Filipe do Paulo

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2021/11/federacao-portuguesa-de-professores-desconvoca-greve-de-dia-5/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: