Remendo de 15.000 computadores chega esta semana

Não chegam para metade dos alunos com escalão A… é apenas um remendo que não resolve os problemas, mas ameniza. tivessem chegado 15.000 todas as semanas e tinhamos o problema resolvido neste momento.

 

15 mil computadores para alunos do básico chegam esta semana às escolas

As escolas vão receber esta semana 15 mil computadores destinados a alunos do ensino básico, revelou à Lusa o representante dos diretores escolares.

“Vão começar a chegar, a qualquer momento, 15 mil computadores para os alunos mais novos. Algumas escolas podem receber já hoje outras será ao longo desta semana”, disse Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP).

A decisão de adquirir estes equipamentos foi tornada pública há cerca de duas semanas, quando o Conselho de Ministros aprovou a autorização de despesa para a compra de computadores e internet para alunos carenciados.

“Este número de computadores está muito longe de dar resposta a todos os alunos mais carenciados, ou seja, os que têm escalão A do Apoio Social Escolar (ASE), mas já é uma ajuda”, afirmou Filinto Lima, que é também diretor de um agrupamento em Vila Nova de Gaia.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2021/02/remendo-de-15-000-computadores-chega-esta-semana/

2 comentários

    • Filipe on 18 de Fevereiro de 2021 at 0:28
    • Responder

    As rendas da EDP , da Telecom , o Hidrogénio … agora os computadores … tantos sacos azuis cheios de Bazucas roubadas em Tancos . Mas a realidade , é a sopa dos pobres que continua a aumentar em número de utentes todos os dias … até deviam acrescentar ao pack uma SPORT TV ou BTV .

    • 123oliveira4 on 18 de Fevereiro de 2021 at 2:33
    • Responder

    Isso por si só não resolve NADA.
    Esses computadores virão como os que já têm chegado às escolas?
    – Só com Windows pré-instalado;
    – Sem o Office para quem utilizada as aplicações da plataforma google (classroom, meet, etc.);
    – Instala-se o OpenOffice ou LibreOffice, muito eles diferentes do que os miúdos estão habituados a ver nas escolas e também do que é leccionado no programa das TIC?
    – Sem as últimas atualizações da microsoft instaladas (sim, todos eles não as trazem o que implica horas e horas para as fazer) ;
    – Hotspots da meo complicados de configurar nos computadores (ao contrário dos da Nós e Vodafone)?
    – Quem é que vai preparar os equipamentos para serem entregues em condições aos alunos/EE? Os professores estão a dar aulas e não são técnicos de informática, mais ainda, não o têm que fazer;
    – Vão entregar os equipamentos às famílias tal qual como têm chegado às escolas? Não nos vamos esquecer que em zonas mais desfavorecidas, a grande maioria das pessoas nem o windows consegue acabar de configurar, outras nunca tiveram computadores (só telemóveis), etc, etc.
    Para terminar, façam a medição de velocidade dos hotspots fornecidos e vão ver que a velocidade não passa dos 2 Mb, para videoaulas é um espectáculo!!!
    Alguém que denuncie estas situações aos média.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: