Ministro diz que as escolas vão ser as primeiras a desconfinar

 

Ministro diz que as escolas vão ser as primeiras a desconfinar

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, diz que as escolas vão ter de ser das primeiras infraestruturas a reabrir assim que houver condições para desconfiar, porque nada substituiu o ensino presencial.

“As escolas foram as últimas a fechar têm de ser das primeiras infraestruturas a abrir, a começar pelos mais novos, que têm mais dificuldades em lidar com os meios tecnológicos”, disse o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, sem se comprometer com uma data de reabertura dos estabelecimentos de ensino.

Não podemos normalizar e sobrevalorizar o ensino à distância“, disse Brandão Rodrigues, em declarações no “Fórum TSF”, esta segunda-feira de manhã, quando cerca de 1,5 milhões de alunos regressam às aulas, apenas online, após 15 dias de férias.

“Esperamos que esta paragem de duas semanas possa para compensar mais tarde, com ensino presencial, no Carnaval, na Páscoa e no final do ano“, disse Tiago Rodrigues, sustentando que “nada substitui o ensino presencial”.

O ministro insistiu na necessidade do regresso dos alunos às salas de aulas, justificando a opção do Governo em manter os estabelecimentos de ensino, enquanto pôde. “Agora existe um bem maior, que é saúde pública e a saúde das nossas comunidades escolares”, disse Tiago Brandão Rodrigues, ainda assim, desvalorizando o papel das escolas no agudizar da pandemia, que registou máximos de mortes (303) e de casos (16432) a 28 de janeiro, no fim de uma quinzena negra para o país.

“Começamos a ver uma redução da pandemia, que, em algumas zonas do país começou ainda antes do encerramento das escolas; no resto do território começou a notar-se dois dias depois do início da pausa letiva”, a 22 de janeiro, disse o ministro da Educação. “Sabendo-se do período de incubação desta doença [que varia entre dois e 14 dias], não há uma implicação formal da escola na pandemia”, disse Tiago Brandão Rodrigues, admitindo que “a pausa letiva causou uma diminuição da circulação das pessoas”, que também foi importante no achatar da curva.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2021/02/ministro-diz-que-as-escolas-vao-ser-as-primeiras-a-desconfinar/

10 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Falar verdade on 8 de Fevereiro de 2021 at 12:36
    • Responder

    É incrível como este ministro desvaloriza o ensino à distância. Parecemos um país subdesenvolvido. Enquanto uma Europa iluminada não teve qualquer problema em meter os alunos em casa e manter as aulas à distância, sem polémicas e problemas, antes pelo contrário valorizam o que os seus docentes conseguem ensinar através do digital, em Portugal existe o receio de pertencermos a uma Europa iluminada, até existe o receio de se supervalorizar o ensino à distância, sobretudo nos grupos etários (a partir dos 12/14 anos) que se quer um perfil mais autónomo. Aliás a opinião deste ministro é assustador, quando referiu dos problemas oncológicos, psicológicos e outros mais que estes alunos poderão vir a desenvolver por estar 1 mês ou 2 em casa. Incrível, quantos jovens, que durante as férias do verão, sem recursos, e a viver no interior do país, não ficam dois meses em casa e no entanto, regressam em setembro à escola saudáveis e com a “anima” de aprender e continuar o seu percurso académico.
    Como dizia uma mãe e partilho da mesma opinião:
    – prefiro que o meu filho perca um ano na escola do que a vida, porque agora são os jovens os mais afetados com o Sars-cov2.
    E os números apesar de baixos não são animadores, porque têm-se perdidos inúmeras vidas humanas.
    Não seja teimoso sr. ministro e seja realista.
    O realismo poderá salvar de forma assertiva a saúde pública deste país e não esqueça do espectáculo lastimoso que assistimos à 8/10 dias, com a fila de ambulâncias à porta dos hospitais…
    Não tenha pressa, a pressa é inimiga da perfeição, neste caso da salvação!!!!!

    Lamentável…

    • Antonio on 8 de Fevereiro de 2021 at 13:27
    • Responder

    Este ministro desvaloriza o ensino à distância como se de um passatempo se tratasse. É profundamente ignorante e, infelizmente, não só na área da educação. Para uma pessoa com formação científica apresenta argumentos que promovem a mistificação ao invés do esclarecimento à luz do que a ciência vai demonstrando. A educação merecia melhor.

    • PROFET on 8 de Fevereiro de 2021 at 13:48
    • Responder

    Palhaço, Criminoso, Incompetente, Acéfalo, Calão, Chulo do erário público.

    • Atento on 8 de Fevereiro de 2021 at 14:58
    • Responder

    —————
    ——————————-

    ESCOLA PÚBLICA = HOSPICIO

    Nada disso Meus Amigos!….. O Ministro sabe do que fala……aquilo que o Ministro Fala é da “Escola Pública” vulgo “HOSPICIO” ……..é disto que o Ministro fala……

    “As escolas não podem fechar porque a sua função assistencial se tornou tão grande que se sobrepôs à educativa.”

    Muito Bem Dito!…….Haja Lucidez!……SETÔRAS e SETORES deixem-se de ser Otárias e Otários!………

    Hoje aquilo a que chamam “ESCOLA” não passa de um enorme “ARMAZEM” onde os progenitores colocam os seus rebentos para poderem desenvolver as suas atividades ludicas, profissionais ou outras…….

    Hoje aquilo a que chamam “ESCOLA” não passa de uma enorme “CANTINA SOCIAL” onde se dá de comer aos FAMINTOS desta vida (Filhos de Desempregados; Filhos daqueles que vivem do Rendimento Social de Insersão (RSI); Filhos de Prostitutas; Filhos de Delinquentes; Filhos de Presidiários; Filhos daqueles que auferem o Salario Minimo Nacional no valor de 635 Euros e que levam para casa á volta de 500 euros…….

    Hoje aquilo a que chamam “ESCOLA” não passa de uma enorme INTRETEM onde os designados professores dão umas TRETAS de que são exemplo as “cidadanias”, “educação ambiental”, “educação sexual”, “desporto escolar/toma lá uma bola para dares uns chutos”………..

    Hoje aquilo a que chamam “ESCOLA PUBLICA” não passa de uma enorme FRAUDE onde os pobres são acolhidos…..Sim!….porque os filhos da classe média e alta são colocados em Escolas de Bandeira e em Colegios Privados onde possuem uma boa preparação para a Vida Futura.

    Ao que a ESCOLA PUBLICA chegou!…….Não!….isto não merece ser chamado de “ESCOLA”…………A ESCOLA é um local de ENSINO-APRENDIZAGEM e não um HOSPICIO para os Desgraçados da Vida.

    VERGONHA!……..NOJO!……………….

    É isto o trabalho do Partido Socialista e do seu Grande Lider António Bosta.

    Sinto Tristeza, Nojo e Repulsa por grande parte do professorado não ter discernimento para enchergar o que se passou no Ensino e, em particular, na ESCOLA PUBLICA, a qual foi transformada num CENTRO ASSISTENCIAL.

    ———————-
    —————————————————–

    • Matilde on 8 de Fevereiro de 2021 at 15:35
    • Responder

    “Sabendo-se do período de incubação desta doença [que varia entre dois e 14 dias], não há uma implicação formal da escola na pandemia”.

    Só me apraz dizer isto: a obstinação é uma “cena marada” e, tudo leva a crer, também incurável…

    Que mais dizer sobre esta criatura???

      • Pirilau on 8 de Fevereiro de 2021 at 21:05
      • Responder

      Matilde, podemos acrescentar, por ser verdade, que qualquer quadrúpede pode ser ministro deste pobre país. E quando tal quadrúpede é um asno, certamente lhe é ofertado o melhor curral para estrumar, sacudir as moscas com as orelhas e zurrar.

    • Alecrom on 8 de Fevereiro de 2021 at 19:01
    • Responder

    É um grande ministro.

    Com meia dúzia de palavras conseguiu sossegar alunos, professores, pessoal auxiliar, encarregados de educação, diretores…

    Sinto-me aliviado.

    Obrigado Tiago.

    • Maria on 8 de Fevereiro de 2021 at 19:25
    • Responder

    Tiago Rodrigues, tal como Lurdes Rodrigues!!!!!!!!!!Estes dois rodriguinhos, ambos de má memória: uma, a coveira dos professores, outro, o cangalheiro! Não me ocorre mais nada!

    • E só disparates. on 8 de Fevereiro de 2021 at 21:38
    • Responder

    Sim, sim abra depressa as escolas que o vírus agradece. Fica feliz agora que já conseguiu mudar para atacar a cachopada. Aliás o país é o pior do mundo, baixar mais já não dá.

    Compre PC e cale- se!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: