MAIS UM DIA COM ISIDORO. ESTÁ TUDO GRELHADO… LSBraga

 

Hoje passei 3 horas com o Isidoro.
Fiquei a saber mais sobre ele.
Isidoro não é nome próprio. É apelido de uma família ilustre de servidores do Estado. Os Isidoros estão espalhados por vários estabelecimentos públicos. Não tem tantos pergaminhos como os antigos ilustres varões informáticos de Magalhães.
Os da linhagem de Isidoro estão em escolas, principalmente. São os últimos resistentes porque, noutros locais, foram substituídos. Mas com muita fidalguia continuam a servir como aquele Pacheco que, na Batalha do Toro, com as mãos decepadas, para continuar a segurar o pendão real, antes de desfalecer, o agarrou com os dentes.
Esse episódio foi o que me veio à mente ao ouvir o Isidoro a ligar, metáfora sonora do ranger de dentes…. de um urso.
Este chama-se Lourenço. Lourenço Isidoro. Era um dos filhos diletos da sua ínclita geração. Os progenitores destinaram-no, desde cedo, ao trabalho escolar. Por isso lhe chamaram Lourenço.
O nome vem de um mártir cristão, patrono da culinária, porque foi grelhado vivo no seu martírio. Até me contou que há uma anedota histórica em que se diz que São Lourenço pediu para ser virado ao contrário para ficar bem grelhado dos 2 lados, tal a sua fé.
A mesma transcendência milagrosa que permite que o Lourenço, meu companheiro de desconfinamento forçado, continue a ligar-se.
O Isidoro, habituei-me a chamar-lhe assim, pelo apelido, contou que, embora ande há muitos anos a virar frangos nas grelhas, tradição que muito preza da profissão docente, agora perdeu essa valência. O software está tão desatualizado que já hão consegue abrir e por a funcionar esses programas, que os profs usam para inventar fichinhas, grelhas e grelhinhas, nas versões que trazem dos computadores juvenis de casa. Abrir um Excel ou Word com o teams aberto é ímpossivel. Por isso, o Lourenço não faz justiça ao nome e grelha pouco ou nada.
PowerPoint não consegui hoje precisar, mas a versão tem anos e ainda não corre aquelas funcionalidades giras mais novas. Fica tudo desarranjado. Partilhar o ecrã ou abrir correio em simultâneo, impossível.
É uma coisa de cada vez. Muito pausado.
O Isidoro confessou que tem muita simpatia pelos professores e suas causas: também ele, como tantos, gostava de se aposentar. No caso dele, não era reforma antecipada, é atrasada.
Não gosta do Teams e vi isso nas aulas de hoje. Quando o Teams lhe nasce das vísceras toma conta dele e mais nada funciona. Nem um vídeo fixe da escola virtual, nem coisa nenhuma. Aulas ricas e diversas como as doutas e esclarecidas recessas orientações da Ex.ma DGESTE, não há condições.
Diversidade pedagógica vai ser zero. Se me conseguirem ouvir, só isso, mesmo cheio de eco da sala, já vai ser bem bom. Ou isso, ou desliga.
A perturbação com o teams é de tal forma que o ecrã se lhe treme e até fica escuro e soluça.
Mas lá continuarei com ele. É o princípio de uma bela amizade.
E acham que perdia a oportunidade de uma experiência de informática vintage personalizada que o Ministério me está a obrigar a ter?
Obrigado a Sua Excelência o Secretário de Estado, Senhor Professor Doutor João Costa! Não cedi a minha propriedade de graça, mas estou a ter o prémio de me sentir 13 anos mais novo nesta viagem ao devónico da tecnologia.
Quem diria que, para os professores portugueses, a futura transição digital é um Regresso ao passado.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2021/02/mais-um-dia-com-isidoro-esta-tudo-grelhado-lsbraga/

2 comentários

    • Lucash on 9 de Fevereiro de 2021 at 16:29
    • Responder

    ?????
    sai dai pá … ninguém te liga
    fingem-se de mortos

    ainda apanhas uma pneumonia

    • Matilde on 10 de Fevereiro de 2021 at 11:55
    • Responder

    O seu Isidoro continua igual a si próprio, sem fazer promessas vácuas…

    Pelo menos, tem essa qualidade… 🙂

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: