S.TO.P. desafia DGS a visitar Escolas do país real

 

“Exma. Sra. Diretora-Geral da DGS,

perante as suas recentes declarações de que os “Alunos devem ser separados ao máximo nas Escolas” vimos por este meio informar que:
1. foram as orientações da própria DGS para as Escolas no presente ano letivo da “distância de 1 metro se possível”. Isto, infelizmente, tem permitido que muitas turmas continuem com 28 ou mais alunos e por consequência alunos sem qualquer distância, lado a lado, dentro de salas de aula (espaços fechados);
2. a DGS e o Ministério da Educação (ME) continuam a não responder à interpelação do S.TO.P. em inícios deste agosto sobre qual o fundamento científico para que as escolas tenham orientações completamente diferentes dos outros sectores profissionais na atual pandemia. Relembramos que para as escolas a distância a cumprir é de 1 metro “se possível” (o que tem permitido tudo) em contraste com o mínimo de 2 metros nos restantes sectores;
3. neste momento e com conhecimento da DGS e do ME, impera uma espécie de “lei da rolha” sobre muitas das Escolas onde surgiram casos comprovados da COVID-19. Temos conhecimentos de vários casos comprovados que não chegam à comunicação social. Relembramos que isso representa um perigo para a saúde pública na medida que a maioria dos alunos infetada não irá manifestar qualquer sintoma mas será um agente de propagação (representando um grande perigo para os grupos de risco da sua família e também dos Profissionais da Educação envelhecidos).
Nesse sentido consideramos incompreensíveis as referidas afirmações porque precisamente pelas próprias orientações da DGS é que nas Escolas os alunos não têm conseguido “estar separados ao máximo”.
O S.TO.P. desafia-a a visitar as Escolas do país real onde infelizmente continua a ser normal encontrarmos turmas com 28 ou mais alunos.”

 

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2020/10/s-to-p-desafia-dgs-a-visitar-escolas-do-pais-real/

8 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Leandro on 10 de Outubro de 2020 at 11:14
    • Responder

    Não existindo medidas REAIS e efetivas por parte de sindicatos, associações e comunicação social, a DGS e o Governo finge-se de morto.
    E não é que resulta!

    De protestos de boca e de petições estamos nós fartos… TRETA

    • João Pedro on 10 de Outubro de 2020 at 11:29
    • Responder

    Boa sorte. Quando se percebe o quanto a DGS/PS escondem o que se passa nas escolas, é caso para pensar o que mais andarão a esconder…

    • Mariana on 10 de Outubro de 2020 at 12:55
    • Responder

    Lembrar os jardins de infância e escolas do 1° ciclo onde não há afastamento e andam todos juntos. Não há bolhas possíveis, os recreios são a confusão e o tempo de almoço interminável. A ver vamos.

    • Ana on 10 de Outubro de 2020 at 13:11
    • Responder

    Ó Mariana deverias ir a uma escola secundária.
    É igual ou pior devido a turmas juntas na mesma sala , salas de 30 alunos e cantinas lotadas.

    • Manuel on 10 de Outubro de 2020 at 13:40
    • Responder

    Nas escolas privadas com contratos de associação o coronavírus nem pia…e se pia… pia baixinho.

    • Carlos on 10 de Outubro de 2020 at 16:14
    • Responder

    Olha que nas escolas públicas tb é só jogo das escondidas.
    E pior … Fingem que as medidas que tomam são eficazes e coerentes.

    Os sindicatos é mais greves durante as interrupções letivas.

    • PROFET on 10 de Outubro de 2020 at 18:01
    • Responder

    Dados retirados do Boletim da DGS:

    Novos casos de Covid-19 no dia de hoje: 1646… record absoluto desde o início da pandemia e, nos últimos 3 dias figuram entre os 4 piores dias de sempre.

    Novos casos de crianças e adolescentes que frequentam a escola desde o pré escolar ao secundário (só no dia de hoje):

    Estimativa: 186 novos casos.

    Novos casos de Covid-19 em crianças e adolescentes que frequentam a escola desde o pré escolar ao secundário (desde dia 20 de setembro, ~= início do ano letivo):

    Estimativa: 1811 novos casos.

    Novos casos de Covid-19 em professores e funcionários: Sem dados precisos para fazer uma estimativa, mas devem ser mais de uma centena (numa estimativa bastante otimista).

    Novos casos de Covid-19 na comunidade educativa (desde dia 20 de setembro, ~= início do ano letivo):

    Estimativa: 1911 novos casos.

    Agora comparem com os reportados pela DGS ontem: 175 novos casos…

    A minha estimativa, relembro, baseada em dados retirados do boletim da DGS, é mais de 10 vezes superior aos casos reportados pela DGS.

    Façam o favor de confirmar os dados no boletim da DGS, no quadro “EV G Etário”, encontrarão valores superiores em 25% aos 1911 que aqui referi, porque retirei 25% (indivíduos com idades de 0, 1, 2 e 19 anos que não frequentam estes níveis de ensino, e também alguns que possam estar em abandono escolar, 5% para cada um destes escalões) (para os menos dotados a matemática, de 0 a 19, são 20 escalões de idades, 5% para cada escalão x 20 = 100%.

    A comunicação social não sabe fazer contas nem estimativas? para desmascarar estes intrujas negligentes que reportam apenas 10% dos casos de Covid-19 na comunidade educativa e que põem em risco a saúde e a vida de todos os portugueses? E que só fazem testes nos indivíduos que estiveram mesmo encostadinhos? E que, por essa razão, é bem provável que a minha estimativa esteja bastante abaixo da realidade?

    Caros colegas do S.TO.P, verifiquem no boletim da DGS a veracidade das minhas palavras e confrontem as entidades responsáveis com esses mesmos dados, e divulguem pela comunicação social.

    E isto é só a ponta do icebergue… quando chegarmos à época de frio e chuva e das doenças respiratórias, vai ser o descalabro, tanto nas escolas, como nos hospitais, e para todo o país. Estão muitas vidas em jogo.

    • Atento on 10 de Outubro de 2020 at 18:16
    • Responder

    ————–
    —————————

    É importante que os Sindicatos coloquem os pés na parede e digam CHEGA!…..

    Vamos terminar com as aulas Presenciais porque são um CRIME…..estamos a colocar risco milhares de pessoas (alunos, funcionários, professores e respetivas familias)

    As ESCOLAS são ANTROS de disseminação do COVID 19…….

    CHEGA!…….

    CHEGA!…………………………..

    Terminem com este estado do FAZ DE CONTA……..

    Terminem com as Aulas Presenciais…………

    Tenham VERGONHA ……………….

    Este Governo é CRIMINOSO!……..

    —————————
    ——————————————————-

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: