Número de Aposentados Até Novembro Já Ultrapassa as Previsões de 2020

Até ao momento já se aposentaram da Caixa Geral de Aposentações 1.439 docentes da rede pública do Ministério da Educação. As previsões para 2020 apontavam para 1.358 aposentações.

Com apenas mais um mês da habitual lista mensal de aposentações da CGA, volta a verificar-se que aposentaram-se mais docentes do que aqueles que o estado inicialmente tinha previsto. E em novembro 2020 já se ultrapassou o número total de aposentados de 2019. A partir de 2021  o número de pedidos de aposentação irá crescer conforme se vê na previsão deste quadro.

Associando este quadro à falta de professores que já existe é demasiado urgente que se proceda rapidamente à formação de novos professores e ao incentivo para a profissão docente.

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2020/10/numero-de-aposentados-ate-novembro-ja-ultrapassa-as-previsoes-de-2020/

8 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Rui Filipe on 13 de Outubro de 2020 at 12:03
    • Responder

    A escola de hoje é muito bonita, mas vista de longe!

    • Atento on 13 de Outubro de 2020 at 12:37
    • Responder

    ——————-
    ————————————–

    Meus amigos “Aproveitem enquanto é Tempo”

    Como é do conhecimento geral, existem dois regimes de pensões: o “Regime Redistributivo” e o “Regime de Capitalização”

    Portugal em termos de “pensões” optou por um “Regime Redistributivo”, isto é, os ativos fazem descontos para pagar as pensões dos que se aposentam.
    Pelo contrário, o “Regime de Capitalização” atribui a cada trabalhador tipo uma “Conta Corrente” com os descontos que cada trabalhador vai fazendo ao longo da sua carreira e, por consequência, a sua futura “Pensão de Aposentação” fica dependente dos descontos realizados.

    Neste momento, em Portugal os descontos dos Trabalhadores no Ativo já não chegam para pagar as Pensões de Reforma dos inativos o que significa que é necessário ir buscar dinheiro ao Orçamento de Estado. Significa isto que o Sistema de Segurança Social está FALIDO.

    Portanto, o Regime que agora se fala das PRÉ-REFORMAS só pode ocorrer com grandes penalizações, porque se assim não ocorrer será mais um prego no Caixão da Segurança Social.

    O SIMULADOR dos AÇORES de Pré-Reformas para PROFESSORES e outras categorias está aqui:

    https://vpgr.azores.gov.pt/Sites/SimulaPreReforma/

    Não sei se no Continente será o mesmo Simulador ou, se eventualmente terá outras condições.

    ———————————————————————————

    É importante que os docentes conheçam as condições de APOSENTAÇÃO na Função Pública. Assim sendo aqui fica um documento muito bem estruturado do Economista Dr. Eugenio Rosa que faz uma escorreita sintese dessas condições:

    https://www.eugeniorosa.com/shared/docs/2020/08/36-2020-Os-diferentes-regimes-reforma-aposentacao.pdf?ts=1602245373

    De todo o modo importa referir, para os mais distraidos, que grosso modo o Valor da Pensão de Aposentação resulta de uma Média Aritmética de Toda a Carreira Contributiva. Aliás o Regime de Aposentação na Função Publica tem vindo a CONVERGIR (e daí, se chmar Convergente) com o Regime da Segurança Social.

    —————————
    ————————————————

    • Atento on 13 de Outubro de 2020 at 14:39
    • Responder

    —————
    ————————————

    Caro colega Filipe

    Aquilo a que hoje chamam de “ESCOLA” é apenas um ENORME ARMAZEM onde se colocam os rebentos para que estes não chateiem e/ou não impeçam os progenitores de continuarem as suas atividades ludicas e/ou outras;

    Aquilo a que hoje chamam de “ESCOLA” é apenas uma enorme CANTINA SOCIAL onde se dá de comer aos FAMINTOS desta vida (Filhos de pais com salário minimo; Filhos de Desempregados; Filhos de traficantes de droga; Filhos de prostitutas; Filhos de gente que vive em Bairros Sociais (20% da população); Filhos de presidiários…..);

    Aquilo a que hoje chamam de “ESCOLA PÚBLICA” é apenas um INTRETÊM de meninos com disciplinas como “Cidadania”, “Sexualidade”, “Ambiente”, “Desporto Escolar -dar-lhes uma bola para eles jogarem”……..

    Aquilo a que hoje chamam de “ESCOLA PÚBLICA” é apenas um EMBUSTE………

    Não me venham com os testes PISA………….o Sistema de Ensino mede-se pelo PIB per Capita de um Povo e o Português está a milimetros de ser o LANTERNA VERMELHA DA EUROPA, ou seja, o mais baixo…..o País mais Pobre da Europa……. e valha-nos o esticar da mão á CARIDADE dos países ricos da europa….

    VERGONHA!………………

    NOJO!……………………………………..

    VÓMITO!………………………..

    CHEGA!………CHEGA!………………….CHEGA!……………………..

    ———————
    ——————————————————

    • Atento on 13 de Outubro de 2020 at 15:03
    • Responder

    ————————-
    ——————————————-

    É por ser esta a verdadeira “ESCOLA PÚBLICA” que esta não pode fechar mesmo que MORRAM Professores, Funcionários e Alunos por COVID 19………

    A “ESCOLA PÚBLICA” tem que cumprir a sua função de ARMAZENAMENTO dos Rebentos e de ALIMENTAR os Famintos desta vida….não esquecer que temos 20% da população abaixo do Limiar de Pobreza e se não fossem as Transferencias Sociais (pensões e Subsidios e RSI estariamos proximos dos 50%).

    António Bosta Primeiro ministro do (des)Governo XUXALISTA não pode ENCERRAR AS ESCOLAS porque estas cumprem a função do pseudo-xuxalismo que é a de “ALBERGUE” dos pobrezinhos….

    Pensem nisto……meditem sobre o que este pobre País tem para oferecer ao seu povo além de SOL, VINHO e PXTAS………

    NOJO!………………..

    VERGONHA!………………..

    CHEGA!………CHEGA!……………………..CHEGA!…………………………………

    ————————
    ————————————————–

    • gin on 13 de Outubro de 2020 at 15:28
    • Responder

    Daqui a 3 anos quase o triplo de aposentações?! Uiiiiii…vai ser bonito!

    • fernando. El peligroso de las verdades. Mais uma vez a dizer ao Atento que é duro de moca. on 13 de Outubro de 2020 at 18:56
    • Responder

    Ó Atento, é a última vez que te corrijo. Na CGA o “Valor da Pensão de Aposentação resulta de uma Média Aritmética de Toda a Carreira Contributiva” de que falas só tem efeito a partir de janeiro de 2006. Até aí vai contar o valor do salário auferido pelo trabalhador em dezembro de 2005 (lá com umas reduções e acrescentos manhosos de menor monta).
    Assim, para um trabalhador público que entrou nos anos 80 do século passado, se o teu salário for, por exemplo, de 2512.00 euros em dezembro de 2005 recebes de reforma hoje 2500.00 euros. Já se for de 2900.00 euros em dezembro de 2005 (portanto mais 400 mocas) recebes 2850.00 euros. Ou seja, tens por mês mais 350 mocas na aposentação. E podes pôr o que quiseres por ano depois de 2005 que o valor da aposentação pouco altera. Percebeste?
    Será que não aprendes?

    • Atento on 13 de Outubro de 2020 at 20:02
    • Responder

    ——————
    —————————–

    Nandinho!

    Faz as contas á Média Aritmética de Toda a Carreira Contributiva e diz-me quantos cêntimos dá a diferença para esse teu calculo.

    Acrescento: As contas que tu fazes relativas ao Vencimento da pessoa em 2005 eu sei. E dedpois??????? Diz-me lá quanto dá de diferença (em centimos de preferencia)…….

    —————-
    ————————————————————-

    • XCG on 13 de Outubro de 2020 at 22:25
    • Responder

    Conheço pessoas que no ano passado foram colocados na Rr25/26/27 e este ano com as mesmas preferências já foram colocadas….
    E a cada pior ….ainda querem implementar a pré-reforma??? Tantos anos para o fazerem para cativar novos professores e vão agora fazê-lo??? Cheira-me que daqui a uns meses alguém do ME diga “ah e tal nós até queríamos implantação de pré reformas….mas dadas as circunstâncias de falta de professores vamos adiar….”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: