Só 16 estabelecimentos com casos positivos?

Não é esse número que nos chega via email e msn… por exemplo, ontem chegou-nos uma mensagem a alertar para casos em 3 agrupamentos em V. N. de Gaia… verdade ou não? Não temos confirmação.

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo menos, 16 estabelecimentos com casos positivos.

Esta contagem foi feita pela Rádio Renascença junto das instituições de ensino público e privado que reportaram infecções do novo coronavírus. No total, são 16 as escolas assinaladas com casos de covid-19 entre alunos, professores e funcionários, considerando dados contabilizados até sexta-feira às 16 horas.

Começando a norte, o Agrupamento de Escolas António Feijó, em Ponte de Lima, reportou um aluno infectado que deixou a sua turma de quarentena em casa, mas a escola continua aberta.

No Centro Escolar da Lixa e na Escola Secundária da Lixa, em Felgueiras, há uma pessoa infectada que deixou 21 alunos e dois profissionais do Agrupamento em isolamento.

No Colégio Eurythmia no Porto, há quatro profissionais infectados. Mas depois de ter encerrado inicialmente para reforço de higienização, a escola já está a funcionar.

Liceu Francês Internacional no Porto reportou dois casos que colocaram 161 alunos a ter aulas à distância, mas que já voltaram às aulas.

No Colégio de Nossa Senhora do Rosário, também no Porto, três alunos da mesma família testaram positivo na primeira semana de aulas, levando três turmas ao isolamento.

No Jardim de Infância da Escola Básica Nº 3 de Espinho, há 20 pessoas em quarentena depois de uma funcionária e de uma criança terem sido diagnosticadas com covid-19, mas o estabelecimento não fechou.

Em Viseu, a Escola Básica 2,3 de Penedono encerrou por falta de funcionários depois de uma ter testado positivo à covid-19 e continua sem abrir.

Na Guarda, a Escola Secundária Afonso Albuquerque tem um aluno infectado, mas as aulas seguem normalmente e nenhuma turma ficou de quarentena.

Em Leiria, na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, um aluno infectado foi à aula de apresentação do ano lectivo, mas usava máscara e nenhuma turma ficou isolada, continuando a funcionar normalmente.

Na Escola Profissional de Leiria, foi reportado um caso positivo de covid-19, mas nenhuma turma ficou em isolamento.

Politécnico de Leiria também continua a funcionar depois de dois casos positivos, um na Escola Superior de Tecnologia e Gestão e outro na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar que funciona em Peniche.

Colégio do Planalto em Lisboa colocou 59 estudantes em quarentena depois de dois alunos terem testado positivo, mas não encerrou.

Escola Secundária Básica 1 / Jardim de Infância das Laranjeiras, em Lisboa, encontra-se encerrada por tempo indeterminado depois de funcionários terem testado positivo. É a falta de funcionários que mantém o espaço fechado.

No Colégio Saint Julian’s em Lisboa, três alunos da mesma família testaram positivo, deixando três turmas em isolamento, mas continua a funcionar.

Escola Secundária de Palmela colocou 21 turmas no regime de aulas à distância, depois de ter sido confirmado um caso positivo num assistente operacional. A escola encerrou inicialmente por falta de funcionários, mas já está a funcionar.

Finalmente, a Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, tem uma turma em isolamento após uma aluna ter testado positivo.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/09/so-16-estabelecimentos-com-casos-positivos/

26 comentários

26 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Carlos Bico on 27 de Setembro de 2020 at 16:00

    Vão a Ourém sff. Alunos contaminados e a Direção nada….

    • Miguel Guimarães on 27 de Setembro de 2020 at 16:16

    Aguiar da Beira… sem mandar a turma para casa…

    • Prof Possível (aka Maria Indignada) on 27 de Setembro de 2020 at 16:21

    E a mentira e ocultação da realidade continua!!!!!!!!!!!!

    Parece que não se preocupam com o extermínio dos mais fracos, menos informados, classes sociais mais baixas e menos poder económico.

    Os outros estão bem informados, e podem tomar as suas opções conhecendo a realidade.

    Todos os restante são manipulados duma forma grotesca e abjeta com o conluio de várias instituições e organizações.

    • h2o on 27 de Setembro de 2020 at 17:19

    Pois, mas as escolas é que não fecham. Acabou o teletrabalho. Custa a entrar na cabeça…

    • Manuela Esteves on 27 de Setembro de 2020 at 17:20

    Escola Leal da Câmara, Rio de Mouro, 3 turmas logo no início (6ª feira). Esta semana (6ª feira) todos os professore de uma turma e a turma em casa a aguardar instruções superiores. Mas os primeiros casos apareceram na tv.

    • Isabel on 27 de Setembro de 2020 at 17:25

    Infelizmente isso não é verdade. Escolas que não estão referenciadas, como é o caso da escola da minha filha em Seia, Escola Guilherme Correia de Carvalho tem e não está na lista.

    • Prof Possível (aka Maria Indignada) on 27 de Setembro de 2020 at 17:29

    Sim, é verdade H2O, há quem se indigne e custe-lhes a entrar na cabeça que a mentira, falácia e manipulação da dados não deveria ser mansamente aceite por alguns portugueses que por serem detentores de melhores condições de vida e sociais, conseguem aceder à verdadeira informação e decidir em função de factos, enquanto desdenham de todos os outros que não estão em condições tão favoráveis.

    • PROFET on 27 de Setembro de 2020 at 18:10

    “O infeciologista Jaime Nina defendeu este domingo, 27 de setembro, que é necessário quadruplicar a oferta dos transportes públicos para permitir a distância necessária entre os passageiros, considerando que são um “ponto nevrálgico” da transmissão da covid-19.”

    Que outro tipo de especialista poderá ter maior credibilidade do que um infeciologista? Neste caso, refere-se à situação específica dos transportes públicos.

    As pessoas não usam máscara nos transportes públicos? Claro que sim… Então porque é que este especialista deixa este alerta? dizendo implicitamente que será necessário um maior distanciamento mesmo usando máscara?

    Então e os 40/50 cm de distanciamento entre alunos que se sentam lado a lado dentro de salas de aula com má ventilação, que é uma situação que se verifica em grande parte das turmas das escolas deste país (com 25/28/30 alunos) não é bastante preocupante? E quando chegar o tempo frio e húmido, época das doenças respiratórias, em que as janelas das salas de aula não poderão ficar abertas da mesma forma que durante o tempo quente e seco? Porque, se ficarem abertas, irão promover correntes de ar, salas geladas e húmidas, que irão promover gripes e constipações e que, por sua vez, irão promover espirros e tosse (tal como nos transportes públicos, ou pior)…

    Conclusão: seja com janelas abertas, seja com janelas fechadas, irá ser um festim para o vírus. Não é preciso ser um especialista, nem um profeta (como já me denominaram aqui no blog… talvez por ter uma assertividade fora do comum) para prever o que irá acontecer. Sinceramente, tenho muita pena dos que irão sofrer, dos que irão sucumbir, e também dos profissionais de saúde, estes últimos, que já se encontram esgotados mesmo antes do pior que está para vir. As estatísticas crescentes e a falta de condições de higiene e segurança nas escolas só podem antever o pior…

    Não é alarmismo, não é negativismo… infelizmente, é a realidade, é a verdade, nua e crua. Vamos ver se estes “Srs” que nos governam irão depois sentar-se no banco dos réus… provas não faltarão para reforçar as acusações sobre estes (ir)responsáveis.

    • Prof Possível (aka Maria Indignada) on 27 de Setembro de 2020 at 18:26

    Lamento profet, mas não é preciso ser um verdadeiro profeta nem especialista para prever a situação catastrófica em que Portugal vai ficar sanitariamente e socialmente nos próximos meses, só quem anda muito distraído, mal informado ou é defensor de uma “limpeza” social é que não antevê tal cenário.

    Não havia uma poção mágica para evitá-la por completo, mas havia várias opções para minimizá-la, conforme já referi e enunciei por diversas vezes.

    • fernanda on 27 de Setembro de 2020 at 18:48

    as escolas fecham se a direção ou os funcionarios apanharem covid
    profs e alunos nao fecha escolas

    • fernanda on 27 de Setembro de 2020 at 19:02

    Em Ourém, três alunos de uma escola secundária acusaram positivo ao Sars-CoV-2 e as três turmas vão ficar em isolamento. Os respetivos alunos vão fazer testes na próxima semana, não regressando às aulas na segunda-feira. Um dos casos foi detetado na sexta-feira e dois foram confirmados este sábado.

    No Entroncamento, uma criança do Jardim de infância da Zona Verde no Entroncamento testou positivo para a Covid-19, obrigando ao isolamento profilático de toda a turma. Ainda no Entroncamento foi detetado outro caso positivo num estudante da Escola Secundária, no entanto, a situação não implicou o isolamento dos colegas uma vez que o aluno em causa só participou no primeiro dia de aulas.

    Em Torres Novas, duas irmãs testaram positivo, o que obrigou à suspensão das aulas em duas turmas da Escola Básica 1 de Santa Maria, que pertence ao Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves. A situação obrigou a que cerca de 50 alunos, duas professoras e uma auxiliar estejam em suas casas a cumprir quarentena.

    • Isabel on 27 de Setembro de 2020 at 19:11

    Desculpe Fernanda na escola da minha filha não informam se são alunos , auxiliares, professores…apenas informaram da existência por email e para todos estarmos atentos a qualquer sintoma e ligar para a saúde 24 nesse caso.

    • Helena Baptista on 27 de Setembro de 2020 at 19:17

    Escola Basica de Santa Marinha Vila Nova de Gaia. Casos confirmados.

    • Conceição on 27 de Setembro de 2020 at 19:50

    Escola básicaVallis Longus tem dois casos confirmados.

    • Aníbal on 27 de Setembro de 2020 at 20:29

    Até parece que a divulgação é obrigatória, ou que trás alguma mais valia.
    Só se for para pseudo professores terem o que escrever num site que já foi de referência, e que agora se começa a assemelhar ao Correio da Manhã.

    • Leandro on 27 de Setembro de 2020 at 20:47

    A verdade é um direito.
    Dizer que só há 16 escolas é MENTIRA.

    • Ai, cobide ai, cobide!! on 27 de Setembro de 2020 at 20:54

    “Escola VásicaBallis Longus tem dois casos confirmados”. Depois queixem-se que o Aníval e outros como ele comparem este site ao Correio da Manhã!

    Aníval, é “traz” e não “trás”. Deves ser editor do Correio da Manhã!

    E viva o Covona Rívus 19!

    • Maria on 27 de Setembro de 2020 at 21:16

    Escola Alemã, em Lisboa. Noticiado.

    • Carlos on 27 de Setembro de 2020 at 22:51

    Valença – caso confirmado, turma em isolamento.

    • Prof Possível (aka Maria Indignada) on 27 de Setembro de 2020 at 23:39

    Mas quem é o Sr Aníbal, e que valores de sociedade e políticos defende que considera que professores, funcionários, AO, pais e alunos e demais sociedade não tem direito a saber qual verdadeira situação do seu local de trabalho e estudo?

    Não acarreta mais valia??????

    Oh cavalheiro, se sozinho sem ajuda não consegue perceber qual é a mais valia desta informação, com ajuda tb não vai lá.

    Já agora, faça uma exposição à Exma Sr Dr Graça, Ministra da Saúde e outros, e exponha-lhes a sua lógica de ausência de mais valia na divulgação pública do nº e local de ocorrências de infeções no pais.

    Os seus esforços serão mais eficazes do que num mero blog, e tenho a certeza que tais individualidades estarão muito recetivas a ouvir os seus argumentos.

    O cavalheiro parece algo inquieto e nervoso com a exposição pública dos casos.

    • Paulo Barbosa on 28 de Setembro de 2020 at 14:50

    Agrupamento Egas Moniz – Guimarães
    https://tvi24.iol.pt/sociedade/28-09-2020/escola-em-guimaraes-com-55-alunos-e-20-professores-em-quarentena

    • cris on 28 de Setembro de 2020 at 15:19

    Caça aos gambozinos!
    zzzzzzzzz zzzzzzzzzz

    • Amílcar Oliveira on 28 de Setembro de 2020 at 16:26

    “Ai, cobide ai, cobide!! on 27 de Setembro de 2020 at 20:54 #
    “Escola VásicaBallis Longus tem dois casos confirmados”. Depois queixem-se que o Aníval e outros como ele comparem este site ao Correio da Manhã!

    Aníval, é “traz” e não “trás”. Deves ser editor do Correio da Manhã!

    E viva o Covona Rívus 19!”

    E que tal ires plantar batata? acho que te ficava melhor…. grande palhaço!!!!

    • Arturito on 28 de Setembro de 2020 at 16:32

    Ai, cobide ai, cobide!! on 27 de Setembro de 2020 at 20:54 #
    “Escola VásicaBallis Longus tem dois casos confirmados”. Depois queixem-se que o Aníval e outros como ele comparem este site ao Correio da Manhã!

    Quem é este cromo?

    • Maria on 28 de Setembro de 2020 at 22:15

    EB Dr. Costa Matos, V. N. Gaia

    • devercívico on 29 de Setembro de 2020 at 15:31

    EB 2-3 Teixeira Lopes, concelho de Vila Nova de Gaia
    Agrupamento de Escolas Vallis Longus, em Valongo
    Escola Secundária de Viriato
    EB 2,3 Egas Moniz, em Guimarães
    EB D. Dinis, Leiria;
    scola Secundária Afonso Lopes Vieira
    ESALV, Leiria
    Escola Profissional de Leiria
    Pré-escolar em Moure
    Escola Secundária Afonso de Albuquerque, na Guarda
    Escola Secundária Martins Sarmento, Guimarães
    Agrupamento de Escolas António Feijó, em Ponte de Lima
    Centro Escolar da Lixa e na Escola Secundária da Lixa
    No Porto, no Colégio Eurythmia
    Liceu Francês Internacional do Porto
    Colégio de Nossa Senhora do Rosário
    Jardim de Infância da Escola Básica N. 3 de Espinho
    Escola Básica 2,3 de Penedono, Viseu
    Colégio do Planalto
    Escola Secundária Básica 1/ Jardim de Infância das Laranjeiras, em Lisboa
    Saint Julian’s School, também em Lisboa
    Escola Secundária de Palmela
    Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro,
    Agrupamento de Escolas das Taipas
    Escola Básica 1 de Santa Maria, do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, em Torres Novas
    Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, em Guimarães
    Jardim de Infância da Zona Verde
    Jardim de Infância de Sapugal, em Fradelos, concelho de Famalicão
    Colégio João Paulo II
    Colégio Luso-Internacional de Braga
    EB1 de Gavião (Famalicão)
    Escola Básica e Secundária de Infias (Vizela)
    ATL de Barbudo (Vila Verde)
    ATL Vila Gerações (Arcos de Valdevez)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog no Facebook