Idade e Graduação dos candidatos da Norma-Travão 2021

Provavelmente lá para Junho, quando sair a lista dos professores que entraram nos quadros, os jornais (e sindicatos) darão destaque às idades desses professores. E os números que aparecerem nessa altura não serão muito diferentes daqueles que são apresentados neste artigo.

Sendo assim a média das idades (em setembro de 2021) desses professores rondará os 45 anos, havendo no entanto grupos onde os valores ultrapassam os 50 anos. Também a norte (como é sabido) as idades são superiores. Parece-me óbvio, com base nestes dados, que o rejuvenescimento da classe será uma empreitada muito complicada!!!

Mais do que a idade (importante para os jornais) sabemos que é a graduação que determina a nossa posição na lista e por isso apresento a média das graduações dos candidatos nos diferentes grupos e QZP’s.

Desta forma, nos QZP’s 1, 3 e 4 a graduação está acima de 31 enquanto que nos QZP’s 7, 8, 9 e 10 a graduação é inferior a 27. Isto significa que para vincular a norte os candidatos têm, em média, mais 4/5 anos de serviço.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/09/idade-e-graduacao-dos-candidatos-da-norma-travao-2021/

5 comentários

5 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Prof Possível (aka Maria Indignada) on 20 de Setembro de 2020 at 11:44

    Só será complicada se continuarmos com a nossa estrutura cognitiva aprisionada no passado e presente e não equacionarmos uma estratégia de futuro.

    Uma medida que ajudaria a rejuvenescer a classe docente e permitiria uma passagem gradual de docentes mais antigos para docentes mais jovens, era a seguinte:

    – Permissão de docentes com idade superior a 50 anos para trabalharam em meia jornada.
    – Já sei que vão perguntar, “e a mono docência?” – meia jornada intercalada com outro colega, semanalmente, por exemplo. Entre outras opções.Não tenho bem a certeza mas acho que a mono docência acede a anos sem componente letiva, de x em x tempo, essa era outra alternativa.

    Vantagens financeiras para o Ministério das Finanças:

    – Docentes em escalões mais elevados a ganhar só a 50%.

    – Docentes em escalões mais baixos a fazerem os trabalho destes, (e até mais no caso de 2º, 3º ciclos e secundário, devido à redução da componente letiva) ———————-> poupança global com os ordenados docentes

    Possibilidade dos docentes com trabalho a meia jornada descontarem para a SS ou CGA por inteiro(facultativo), assegurando a sua aposentação por inteiro.

    Vantagens para o sistema de ensino:
    – Menos professores em burn out
    – Menos profs a necessitarem recorrentemente de baixa
    – Mais professores jovens e as vantagens associadas a taç rejuvenescimento.

    • Ruca on 20 de Setembro de 2020 at 15:07

    Ao ver estas idades, sinto-me jovem!

    • Maria Silva on 20 de Setembro de 2020 at 16:22

    Quando é o concurso interno?

    • torradeira on 21 de Setembro de 2020 at 12:52

    Consegui bater a média de entrada nos quadros no meu QZP e grupo por alguns anos. Not bad!

    Obrigado a quem fez o estudo, já agora.

    • Maria on 29 de Setembro de 2020 at 12:11

    A situação nalguns QZP s não seria tão complicada se os iluminados de há uns anos a esta parte não tivessem tido a “brilhante” ideia de reduzir os nºs de QZP s e fazer deles uma barbaridade. Senão vejamos alguém que concorra 1 QZP para estar em concurso e se apanhar uma vaga não sabe onde vai parar. Exemplo o QZP3 engloba o distrito de Viseu, Aveiro e Coimbra. Alguém achará isto normal?! É como os Mega Agrupamentos !! Tive o cuidado na data da manifestação das preferências ver a ferramenta que o Arlindo, a quem agradeço desde já, disponibilizou a todos para termos uma ideia das distâncias e/ou tempo gasto no percurso de modo a concorrermos com mais informação. Mas há Mega Agrupamentos que apanham tal extensão que o candidato pode ficar nesse agrupamento a 30 Kms como poderá no mesmo Agrupamento ficar a 60 Kms!! Isto é de loucos, ou não é?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog no Facebook