Exemplos de Horário no 2.º e 3.º ciclos

Por muito que quisesse manter o currículo apenas num turno nunca estaria disponível para começar as aulas quase de madrugada e terminar bem à noitinha.

2.º Ciclo

3.º Ciclo

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/09/exemplos-de-horario-no-2-o-e-3-o-ciclos/

7 comentários

7 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Prof Possível (aka Maria Indignada) on 16 de Setembro de 2020 at 1:08

    Ora bem, não tenho a certeza de quem é o autor deste texto, sou novata em blogs, tbh, só mesmo a incompetência criminosa nesta situação me fez saltar a tampa e sair do meu buraco, por isso vou ser o mais branda possível, apesar de uma irritação de base que mantenho, depois de já ter apresentado várias sugestões de como o ensino presencial poderia ser organizado, uma vez que considero inaceitável e chocante que os responsáveis tenham andado a hibernar na sua letargia a e a vender a retórica de que não havia alternativas às que se equacionavam na altura, ou que estas não seriam exequiveís.

    Tendo-me posto a pensar no princípio do mês de agosto, quando incrédula vi que ainda não havia dinâmica alguma consistente na sua preparação eficaz, em poucos minutos cheguei a várias opções, não muito onerosas, apesar de exigir, planeamento cuidadoso e antecipado da tutela e escolas.

    • Prof Possível (aka Maria Indignada) on 16 de Setembro de 2020 at 1:37

    Vou dividir os posts senão ficam com um tamanho de mercado a retalho.

    2º ciclo

    29 ou 30 tempos normais, descontando os apoios
    5 mat 5 port , não sei o que é o proj + nem o cea, vou admitir que um deles não é uma disciplina essencial nem obrigatória
    desconto 1 h de port, 1 h de mat, logo, 32 tempos – 3, ficamos com 29 tempos.

    Como encaixá-los só em manhãs ou tardes? Simples, blocos de 90 min, que permite 6 meios blocos em cada manhã ou tarde. Aulas a arrancar às 8h10 no turno da manhã, 2 intervalos de de 10 min, por exemplo e 1 de 5 min.
    Alunos saem da escola às 13h05 min. ÀS 13h30 min, chegariam os alunos da tarde, com uma distribuição do seu horário semelhante, dando tempo de higienzação e desinfeção razoávies das instalações.

    O que fazer com as horas ou minutos em défice? Atvidades teórico praticas de consolidação das aprendizagens a realizar em casa, foco nos conteúdos/metas mais estruturantes, com posterior disponibilização da correção da mesma aos alunos. Outra hipótese até seria tarefas lançadas online pelo professor, com interação digital pelo prof, que equivaleria a uma aula oficial, pois o prof ficaria com menos 1 presencial. Se a opção dogital não fosse possível disponibilização da correção tradicional nas aulas presencial.

    Ideal? Não.

    Ponderado e equilibrado face à situação que vivemos? Sim.

    Muito melhor do que o raio das turmas e profs pirilampos a aparecer e a desaparecer em quarentena e afins? SIM.

    Hipótese de a escola funcionar só com as salas maiores e com as melhore condições? SIM.

    Menos alunos ao mesmo tempo em recinto escolar? Sim.

    Bolha de profs a trabalhar só de manhã ou de tarde na escola? SIM.

    Mais fácil os AO gerirem a menos carga de alunos por manhã/tarde? SIIIIIIIIIIIIIIMMMMMMMM.

    Teria ainda mais sugestões para a gestão mais controlada e racional dos profs/alunos circulantes, instalações e materiais, mas estou exausta e desanimada por tanta incompetência. Já desisti, perdi a esperança, resta recolher-me de novo ao meu buraco num futuro próximo, e também ninguém me ouve nem me paga para gerir coisa alguma.

    • Prof Possível (aka Maria Indignada) on 16 de Setembro de 2020 at 1:38

    Tb não vou apresentar hipóteses para 3º ciclonem 1º ciclo, pois estou farta e desiludida.

    • Prof Possível (aka Maria Indignada) on 16 de Setembro de 2020 at 1:54

    E se me viessem falar no problema das refeições, tb tinha solução para elas, mas vou-me mas é calar que já perdi demasiadas horas de sono à conta disto tudo. E o que apresentei é apenas e SÓ uma opção de solução, mas haveria várias variantes à mesma, outras alternativas, dependendo do tipo de recinto/instalações escolares e do números de alunos/salas disponíveis.

    • Mónica on 16 de Setembro de 2020 at 10:09

    Olhando para estes horários pergunto-me como é que coisas que dantes iam contra a lei agora são possíveis?! Nos exemplos apresentados sair um dia ao último tempo e no dia seguinte entrar ao primeiro tempo da manhã é legal?
    Ter os alunos das 13 horas até 19:30 com sete tempos seguidos para poderem ter aulas só de tarde também é legal? Quantas escolas decidiram os horários com o conhecimento dos encarregados de educação?

    • anónima on 16 de Setembro de 2020 at 11:28

    Ouvimos tanta coisa sobre horários por turnos, desdobramento de turmas, ensino misto, etc, que a expetativa era muito grande.
    O horário do meu filho é tudo o que não deveria ser.
    Anteciparam a hora de entrada de manhã para a escola toda . A hora de saída é mais tarde do que antes.
    Ele entra às 8.15 e sai às 17.20 em três dias da semana. Tem horas de almoço grandes. Tem educação física a meio do dia sem possibilidade banho. Não pode usar cacifo.

  1. É tudo uma farsa. Na minha escola seriam os horários ideais. Quando se tem professores a lecionar em três escola e os transportes não addicam a vir de manhã e depois á tardinha quem fica prejudicado são os alunos que ficam na escola de manhãzinha até á noite. Como aguenta-los na escola com furos de três horas entre aulas? E com menos auxiliares que o ano transato! Nada do que se ouve nas TVs sobre regras e procedimentos que o ministro fala é verdade.
    agostinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: