É necessária a colaboração de todos no regresso à escola

 

Esta é a mensagem que deve ser passada.

As escolas não estão preparadas. Por mais que os professores, AO’s e AT’,s se esforcem para garantir todas as medidas de segurança, isso, não chega para que o ano corra minimamente bem.

As lacunas existentes são imensas. Desde o tamanho das salas de aula, à falta de outros materiais (mesas, cadeiras…), a falta de AO.s… Tudo isto faz com que o perigo de contágio esteja em todo lado.

A comunidade educativa tem que colaborar em todos os sentidos. O respeito pelas regras que as escolas estão a implementar tem que ser levado a sério por todos. Num ano excecional, o ME tem que afrouxar as velhas práticas restritivas e permitir que os recursos humanos aumentem para que todas as medidas, possíveis, sejam cumpridas e os recursos materiais possam existir.

Os Encarregados de Educação têm que fazer o seu trabalho de casa e colaborar com as escolas, incentivando os seus educandos no cumprimento das regras e dando, eles próprios, o exemplo. O aglomeramento de pais à porta das escolas não pode existir, a obtenção de informações quanto ao funcionamento das escolas tem que ser uma prática, o contato com os docentes tem que ser recorrente.

A escola está a fazer os possíveis e os impossíveis para que tudo corra bem, mas sozinha nada consegue…

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/09/e-necessaria-a-colaboracao-de-todos-no-regresso-a-escola/

25 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Ana on 12 de Setembro de 2020 at 11:17
    • Responder

    Mensagem hipócrita.

    Sabendo que o governo não investiu na segurança e higiene do trabalho nas escolas , a mensagem até deveria ser contrária.
    A mensagem deveria ser … Associações e Sindicatos revoltem-se e forcem o governo a dar condições às escolas.

    Turmas pequenas, salas ventiladas, máscaras FFP2/3 , mais professores e auxiliares, ensino misto, currículo de todas as disciplinas reduzido ao essencial e deixarem a meerda do gel desinfetante que não aquece nem arrefece.
    O vírus está e infeta quanDo está no AR.

    • Matilde on 12 de Setembro de 2020 at 11:19
    • Responder

    “As escolas não estão preparadas.”

    Não??? Mas o discurso oficial não afirma exactamente o contrário disso??? A mensagem que tem vindo a ser passada nos órgãos de comunicação social não corrobora essa afirmação, muito pelo contrário…

    “A comunidade educativa tem que colaborar em todos os sentidos”.

    Tem??? E qual tem sido a colaboração do ME, que é quem “tutela a comunidade educativa”???

    Este discurso apaziguador e tão politicamente correcto é exactamente o discurso que convém ao ME porque serve para desresponsabilizar a tutela relativamente às decisões (perversas e imprudentes) tomadas…

    Desculpem, a metáfora, talvez um pouco excessiva, mas isto é o mesmo que dizer aos condenados à morte, em espera pela sua vez no corredor: “Fiquem tranquilos, vai correr tudo bem e, já agora, colaborem!”…

    E é exactamente por, recorrentemente, se “comer e calar” tudo continua como dantes… Nada muda, nada se conquista…

    Colaboramos sempre, mesmo que contra nós… Fantástico! E somos tão abnegados e bonzinhos que até dói…

    • Matilde on 12 de Setembro de 2020 at 11:24
    • Responder

    Ana, subscrevo integralmente o seu comentário.

    • pretor on 12 de Setembro de 2020 at 12:04
    • Responder

    O que disse no Expresso o meio irmão do primeiro ministro:

    “Há um outro fator determinante, os professores. O Governo devia ter promovido a reforma antecipada de quem integra grupos de risco e contratado mais docentes para assegurar redundâncias e desdobramentos. Não o fez. Os professores terão um papel que, no limite, se compara ao que tiveram os médicos e enfermeiros: manter um sistema universal a funcionar para não dar cabo de uma geração.”

    Expresso

    • Professora Zeca on 12 de Setembro de 2020 at 12:32
    • Responder

    Discurso de comissário político, preocupado apenas com o tacho e NUNCA com garantir condições mínimas de segurança para todos, nas escolas.
    Eles, de facto, estão numa bolha, gabinetes isolados e com ar condicionado.
    Estas criaturas, paridas pela famigerada mlr,
    tratam com absoluto desprezo todos os professores. O mesmo desprezo com que o escabroso SE Costa, ainda ontem, falou dos professores de risco.
    Se fosse um filme, e infelizmente não é, o título seria “O algoz e os cães de fila”.

    • Ruca on 12 de Setembro de 2020 at 12:37
    • Responder

    Como não há likes, Ana tem toda a razão. Idiotas, mas nem tanto: tratados com desprezo total e ainda subservientes? Confuso.

    • Atento on 12 de Setembro de 2020 at 12:38
    • Responder

    …………………….
    …………………………………………

    Este Ministerio da Educação não quer saber dos professores e funcionários para nada, isto é, se morrerem eles apenas dizem Temos Pena, paciência. Significa isto que se estão a CXGAR para os setôres e setôras…..

    Estes Xuxialistas da treta comandados por António Bosta são uns valentes HIPOCRITAS.

    Estes Xuxialistas da treta comandados por António Bosta apenas querem os “armazens” (leia-se, escolas públicas) abertos e a funcionar……Chama-se a isto a escola-armazem

    Estes Xuxialistas da treta comandados por António Bosta apenas querem as enormes “Cantinas Sociais” (leia-se, escolas públicas) abertas e a funcionar para darem as refeições aos filhos dos Desgraçados da vida (filhos de desempregados; filhos de pais com o RSI; filhos de pais com o salario minimo nacional; filhos de presidiários; filhos de prostitutas……Chama-se a isto uma escola-cantina social

    Estes Xuxialistas da treta comandados por António Bosta apenas querem estes “Espaços de Entretenimento” (leia-se, escolas públicas) abertos e a funcionar ocupando a catraiada com umas tretas das sexualidade, cidadanias, desporto escolar (leia-se dar uns pontapés numa bola)…….Chama-se a isto uma escola-intretem

    (….)

    Não meus amigos a Escola Pública é hoje uma Não-Escola. O termo “escola” deve servir apenas para designar o local onde exclusivamente exista ensino e aprendizagem. A “abrilada” e a “javardice” transportou consigo outros significados para a palavra “escola”. Vivam os grandes pedagogos XUXAS da treta!…..

    Claro que face a estes novos significados para a palavra “escola” o Ministerio está-se a borrifar para que professores e funcionários fiquem infetados e morram.

    ……………………………………
    ……………………………………………………………………..

    • O vírus circula pelo ar on 12 de Setembro de 2020 at 13:00
    • Responder

    Na Itália porque se fizeram testes, foram detectados 13 000 professores positivos … e em Portugal? Estão longe , mas muito longe, de estarem asseguradas as condições mínimas para abrir as escolas… mas elas vão abrir…
    Depois, bem à portuguesa, não se tomam as medidas necessárias e pede-se calma! Mas qual calma? Com os casos a aumentarem diariamente as escolas ficarão fora da equação??? Ontem, ao contrário do que diz a tutela, havia escolas que nem sequer tinham circuitos estabelecidos nos edifícios nem sabiam como iriam ser servidas as refeições… Qual é a circulação do vírus em certas comunidades? Ninguém sabe!!! Ou melhor sabem mas irão abrir as escolas na mesma, quando deveriam adiar a abertura até controlar os surtos! A doença está controlada em determinado local? Pode , então, abrir a escola… Mas não! Abre tudo e logo se vê!
    Há escolas com turmas gigantescas… o arejamento das salas é fundamental… Isso foi feito? Há máquinas para o fazer no inverno? Não, mas abre-se a escola e logo se vê… Esta questão é absolutamente essencial para a não disseminação do vírus , mas parece que mereceu dos responsáveis uma importância quase no zero…
    Essa conversa morna do”melhor possível” é o habitual neste país! Não é o melhor possível mas, mais, o ” não fizemos quase nada, esfregamos as mãos com álcool, ”, rezamos…logo se vê… É verdade que ninguém pode dizer, em absoluto, de que haverá problemas sérios… Há variáveis como o comportamento no exterior da escola e as próprias mutações do vírus que ninguém pode afiançar… Mas está cientificamente provado como se faz a disseminação dos vírus desta natureza e a taxa de circulação do mesmo… Não estamos aqui no campo das opiniões… A partir destas variáveis devem-se tomar medidas!
    Considero que é fundamental abrir as escolas mas , não é verdade, está mesmo muito longe da verdade, que se tenham tomadas as medidas necessárias para que tudo corra pelo melhor possível… O que ganharemos c se os internamentos aumentarem e o SNS não ser capaz, principalmente no inverno ? … Eu respondo: um confinamento inevitável e uma catástrofe económica maior do que a que já se prevê. Um preço demasiado alto a pagar para poupar em medidas que se poderiam tomar agora e para um dispêndio financeiro infinitamente menor se houver uma disseminação descontrolada da pandemia… a partir da abertura das escolas!

    • !!! on 12 de Setembro de 2020 at 13:17
    • Responder

    Quantos mais professores morrerem, mais barato para o ME e SS (segurança social, mas podia ser o acrónimo de outra coisa…).
    As “baixas” serão danos colaterais.

    • Amelia on 12 de Setembro de 2020 at 13:59
    • Responder

    Têm que ter paciência e fazer o melhor possível. Colaborar e se possível dar a vida pelo país e por este grande governo.

    Não coloquem areia na engrenagem. Seja proativos , positivos e tenham uma atitude missionária.

    Vão ver que terão PALMAS nas varandas.

    Força guerreiros …ide ide.

    • Vão, vão... on 12 de Setembro de 2020 at 14:03
    • Responder

    Vão ter palmas… no funeral.

    • O Velha § Negra on 12 de Setembro de 2020 at 15:45
    • Responder

    Recuso-me a fazer parte de um grupo profissional medricas como este!
    Eu só preciso de lexívia (em spray, de preferência), um pano absorvente de cozinha para limpar a secretária e um cachecol para proteger a minha face do covona rívus 19.
    Tão simples como isto!

    • Eu on 12 de Setembro de 2020 at 16:42
    • Responder

    Se continuar assim… daqui a um mês falaremos… Não falo por mim, ,nem sequer pelos professores, mas pelo País e pelos mais frágeis… Claro que no tempo novo que vivemos o GRANDE EU ; A GRANDE E ONANISTA CORAGEM, esquece o OUTRO… Se os professores tiverem medo, se as famílias recearem, também estão no seu direito e na sua Humanidade… Mas o que foi discutido nem foi isso: medidas globais e actuação perante uma pandemia… Morrer, morreremos todos, não devemos é ser ignorantes…

    • Zaratrusta on 12 de Setembro de 2020 at 17:15
    • Responder

    Na escola deram-me um envelope de plástico com 3 máscaras;
    Achei-as pálidas;
    Levei-as ao médico;
    Diagnóstico: estão mortas;
    Mande-as para o lixo;
    Qualquer guardanapo de papel confere maior proteção.

    • Maria on 12 de Setembro de 2020 at 17:34
    • Responder

    Serão do género das golas para os incêndios????

    • Acordem!!!!! on 12 de Setembro de 2020 at 17:36
    • Responder

    Uma vergonha as condições de regresso dos docentes, 30 alunos numa sala e a distribuição( esmola) 3 máscaras de nível 3, aconselhadas para “Profissionais que não estejam em teletrabalho ou população em geral para as saídas autorizadas em contexto de confinamento, para contactos POUCO frequentes”.
    Três máscaras para QUATRO meses e SEM O FATOR DE PROTEÇÃO EXIGIDO!!!!!!!!
    Ninguém reclama?????? Estes professores são acéfalos.

    • PROFET on 12 de Setembro de 2020 at 17:43
    • Responder

    Mais um sério aviso…
    Neste momento, estamos com uma média diária de 600 novos casos de Covid-19, uma média diária dez vezes superior à que se registava nas primeiras 2 semanas de março quando o governo decretou o fecho das escolas. O governo vangloriou-se por ter agido por antecipação e Portugal foi até bastante elogiado pelas medidas que tomou. Não vale a pena virem dizer que naquela altura ainda se estavam a fazer poucos testes, e agora muitos, para justificarem o elevado número de casos que se verifica agora. Está mais do que sabido que atualmente a maioria dos casos de transmissão se verificam a partir das camadas mais jovens e esses mais jovens, na sua grande maioria, são assintomáticos, os que são detetados só o são por verificação das cadeias de transmissão e não por apresentarem sintomas. Por estas razões, é bem provável que o número de casos diários esteja neste momento a rondar os 1000… e daqui a 1 ou 2 semanas já serão 1500 ou 2000, contando com os detetados e não detetados assintomáticos. Não tentem fazer crer que as escolas estão preparadas, porque basta imaginar 28 alunos dentro de salas pequenas e sem condições… para além disso muitos contágios serão feitos também fora das escolas, entre alunos… em suma, muitos contágios dentro das escolas, de fora para dentro e de dentro para fora… vais ser um festim para o vírus. E quando chegar o clima de outono e inverno, em que as doenças respiratórias estarão ao rubro, muitos de nós vão começar a cair que nem tordos, principalmente os mais velhos. Atiram-nos areia para os olhos, dizendo que neste momento há poucos internados, deixem chegar o outono e inverno e vão ver o que vai acontecer. Quanto aos professores e funcionários das escolas, estão quase a ditar-lhes uma sentença de morte ou de doença, bem como para os pais e avós das crianças que irão ser o maior veículo de transmissão. É uma vergonha o que este governo está a fazer… neste momento, tenho vergonha de ser português.

    • greve on 12 de Setembro de 2020 at 17:50
    • Responder

    Há uma greve marcada pelo que esperam?! Por D.Sebastião?! Esse já morreu! Os próximos seremos nós, na nossa escola, caso não haja união. Greve de 14 a 17 de setembro. Pré-avisos diários, para que cada um, faça 1 dia, 2 dias, 3 dias ou 4 dias, conforme as suas possibilidades.

    • Pintassilgo on 12 de Setembro de 2020 at 18:08
    • Responder

    O Sindicato STOP deu entrada de Pré-aviso de GREVE para de 14 a 17 de Setembro.

    Eu vou fazer GREVE os 3 dias e espero sinceramente que a greve seja prolongada por tempo indeterminado enquanto não se verificarem condições de salubridade nas escolas e/ou voltar ao Ensino Não Presencial.

    O Ensino Não Presencial justifica-se pela ausencia de condições nas Escolas:

    – turmas demasiado grandes;
    – salas com dimensões exiguas;
    – professores e funcionários idosos;
    – alunos indisciplinados;
    – impossibilidade de cumprimento da distância de segurança de 2 metros;
    – (…)

    Os docentes devem colocar os pés á parede e não alinharem no Ensino Presencial fazendo GREVE (convoocada pelo sindicato STOP).

    • Alecrom on 12 de Setembro de 2020 at 20:36
    • Responder

    Os dias (14 a 17) foram criteriosamente escolhidos, lol. Uma escolha feliz. Vai fazer moça. E da grossa.

    • Pintassilgo on 12 de Setembro de 2020 at 20:49
    • Responder

    Caro Alecrim

    Vai fazer moça se a GREVE passar a ser por tempo indeterminado. Se mesmo assim não fizer moça é porque as stôras e os setôres são uns grandes TÓTÓS.

    Se desejar eu faço um desenho.

    • basta on 12 de Setembro de 2020 at 22:49
    • Responder

    Apoiado, Pintassilgo. Bando de Totós. Quem muito se baixa, o c* se lhe vê.

    • Carne para COVID-19 on 12 de Setembro de 2020 at 22:52
    • Responder

    São piores que o COVID-19, pelo menos esse não sabe, nem tem consciência, do mal que faz…
    Vai ser um belo genocídio…

    • Luis on 12 de Setembro de 2020 at 23:09
    • Responder

    De dia 14 a 17 quem sente os efeitos da greve?
    Mas estes sindicatos são acéfalos?

    • greve on 12 de Setembro de 2020 at 23:31
    • Responder

    Luís nas escolas que começa a 14 podem fazer-se vários dias, nos que começa mais tarde, fazem-se os dias possíveis. O que importa é mostrar o descontentamento e falar, do motivo pelo qual se está em greve, o que falta nas escolas, no momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: