Provas de Aferição: Posição do Colega Paulo Guinote

O problema deste país? Falta de gente com os ditos no sítio e vergonha na cara!

 

6ª Feira

 

A realização de provas de aferição em formato digital para todos os alunos é um disparate, que se avoluma quanto mais novos e menor formação digital têm. Eu sei que há oásis de maravilhosa capacitação digital precoce e que haverá sempre quem diga que se conseguiram, todos conseguem. Não é bem assim. Sendo dos que defende a existência de provas finais de ciclo no 6º ano, não compreendo que os seus críticos, por as considerarem desnecessárias, apoiem de forma explícita (ou se encolham a ver se disfarçam) a realização destas pseudo-aferições, que irão aferir tudo menos as competências ou conhecimentos dos alunos nas disciplinas envolvidas, muito menos qualquer tipo de coisa vagamente relacionada com o mítico PASEO.

Por isso, apresentei a minha declaração de escusa de responsabilidade (de que já tinha falado no encontro do Pinhal Novo), que vai em anexo a este post, sendo que o Alberto Veronesi tomou a mesma iniciativa. Considero que estas provas só prejudicam uma verdadeira recuperação das aprendizagens, provocando uma perturbação inútil e indesejada ao longo de quase todo o 3º período. Estou farto das hipocrisias de uns e dos receios de outros. Há que se claro acerca de uma das meninas dos olhos do ministro Costa e da sua corte de seguidores: estas provas em suporte digital não têm a devida preparação e deveriam manter-se mais um par de anos em papel, com uma progressão prudente e voluntária para o formato digital. Não adianta andarem director@s em off a queixar-se dos problemas logísticos que vão ter de enfrentar se em on se calam ou não têm coragem para agir. Mais do que palavras, em especial, em tom sumido, que se notem as acções.

Adianta de pouco se a maioria fica nas encolhas? Ao menos, sempre se pode dizer que não se encarneirou mansamente de cabeça baixa. E acreditem que esta posição tem mais em conta o interesse dos alunos do que outra coisa qualquer.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2023/04/provas-de-afericao-posicao-do-colega-paulo-guinote/

1 comentário

    • O velho da alameda on 25 de Abril de 2023 at 8:40
    • Responder

    Os pseudointeligentes ministros da educação nos últimos dez anos nada mais fizeram pela dita educação que atrapalhar o que de bom os professores tem feito pelos seus aprendentes. Aconselho-os vivamente a frequentarem as aulas de Análise Matemática no IST nos próximos dois anos para verem com quantos paus se faz uma “canoa do conhecimento lógico”. …….estudem e deixem-nos trabalhar….com ministros destes ainda andávamos em coches e o avião ainda não existia. Estudem…estudem….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: