Pel(O) Jornal Económico – Professores pedem “escusa de responsabilidade” nas provas de aferição

Professores pedem “escusa de responsabilidade” nas provas de aferição

Os professores evidenciam a inexistência de condições, nomeadamente a “qualidade dos equipamentos e acesso à banda larga”, bem como a iliteracia digital, uma vez que os alunos do segundo ano ainda estão a aprender a escrever.

Existem professores a entregar declarações a pedir “escusa de responsabilidade” devido às dificuldades que anteveem na realização das provas de aferição em formato digital, revela o “Jornal de Notícias”. Esta é uma possibilidade prevista na lei, depois de solicitarem aos diretores para não acompanharem os exames.

A iniciativa partiu de Paulo Guinote, docente do segundo ciclo e autor do blog ‘O Meu Quintal’. No entendimento do professor, não existem “as condições indispensáveis para que essas provas decorram com normalidade”, acrescentando não acreditar que o desempenho dos alunos nestas provas correspondam às aprendizagens desenvolvidas.

Ainda que não contem para a nota final, as provas de aferição são obrigatórias para os alunos do 2º, 5º e 8º ano de escolaridade. Estas provas estão agendadas para os próximos meses de maio e junho.

Paulo Guinote adianta à publicação que as críticas também se prendem “em relação à qualidade dos equipamentos e do acesso à banda larga” e ainda por causa da provável iliteracia digital dos estudantes.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2023/04/pelo-jornal-economico-professores-pedem-escusa-de-responsabilidade-nas-provas-de-afericao/

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading