Alunos podem recuar um ano na segunda-feira. Pais ponderam apelar a Brandão Rodrigues que repense a decisão (mas de boas vontades está o inferno cheio)
Chumbo dos irmãos de Famalicão dependente da ‘boa vontade’ do Ministério
mais velho tem 15 anos e frequenta o 10º ano, o mais novo tem 13 e iniciou o 8º no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão. Mas as matrículas destes dois irmãos são provisórias. Estiveram até agora seguras por arames legais, providências cautelares que suspenderam o chumbo de ambos desde o ano letivo de 2018/2019 por faltas não justificadas à disciplina obrigatória de Cidadania e Desenvolvimento, que não frequentaram por decisão dos pais, que alegaram objeção de consciência. Falhado o último pedido apresentado no Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Braga, ontem a retenção dos adolescentes ditada pelo Conselho de Turma voltou a estar ativa, implicando o regresso do mais velho ao 9º ano e do mais novo ao 7º.
Na segunda-feira, em teoria, serão esses os anos que os dois irmãos irão frequentar. “Eu diria que sim, que vão recuar mesmo”, confirma ao Expresso João Pacheco Amorim, o advogado da família, atestando que a posição do seu constituinte não mudou. Ainda vai apresentar um recurso à recusa da última providência cautelar, mas este não tem efeito suspensivo (a não ser que a juíza o determine, por razões imperiosas), não travando a decisão. “Abre-se assim a possibilidade de a escola executar o seu próprio ato. A partir de segunda-feira a direção da escola pode fazer o que quiser.”
11 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Democracia portuguesa séc. XXI : Qualquer aluno pode transitar de ano reprovado a várias disciplinas, mesmo que sejam português, matemática, etc. Mas se reprovarem à disciplina do regime, mesmo com 5 a tudo, mesmo com um comportamento exemplar reconhecido pelo Conselho de turma, mesmo com os professores a reconhecer que são bons cidadãos e solidários, não podem passar de ano. O regime não deixa! Há diferença para o regime de Salazar? Sim na altura havia Ministro da Educação :Veiga Simão
Para sua informação: nenhum aluno pode transitar de ano com excesso de faltas a qualquer disciplina.
Muito bem.
Por outro lado, abria-se a “panela de pandora” e qualquer papá poderia entender que o seu rebento não necessitaria da disciplina de Mat ou outra qualquer do currículo ,pois estaria condicionada à liberdade de escolha do EE … passe o exagero.
Salazar concordaria consigo.
Obrigado pela correcção quanto às Faltas. Tanto quanto sei os alunos que faltam têm de ser submetidos a um trabalho para mostrar que recuperaram. Sabe se foi o caso?
Sabe de alguém que tenha reprovado por faltas excessivas a EMRC? Não acha ridículo reprovar alunos que têm nível 5 a tudo? Não acha ridículo reprovarem a uma disciplina que pretende ensinar a viver e ser solidário em sociedade quando os professores são os primeiros a testemunhar que eles são cidadãos exemplares?
Não acho ridículo, ridículo seria o contrário. Pode recuperar faltas quando ultrapassa o limite máximo, mas … não pode voltar a faltar.
Este País precisa de perceber que a lei é para cumprir.
Já percebi Maria a sua ideia. A lei é para cumprir. Chumbando alunos com 5 os políticos corruptos que nos desgovernam vão aprender que a lei é para cumprir e vão corrigir-se é devolver tudo o que roubaram
Na minha escola tudo passa com 5 negativas.
Na minha escola qualquer cigano com 200% de faltas passa de ano.
Quem falta á disciplina promovida pelo Tiago e pelo João Costa ,Chumba.
Foi pouco inteligente ou pura casmurrice por parte do EE.
Se assim fosse , eu como professor do E.Sup.de Finanças, podereria achar que o meu filho não teria que ter aulas de Economia no E. Sec. pois, ninguém melhor que eu explicar-lhe a Economia segundo a minha ideologia política.
Ou será casmurrice idiológica do ministro(?) da educação, que devia ser idiologicamente neutro? Ou casmurrice da constituição com os deveres e direitos que dá aos pais? Ou da carta universal dos direitos humanos?
Se se pensa que vivemos em democracia é melhor tirar o cavalinho da chuva!
Ditadura Maçónica, amoral e imoral, pura e dura!
TANTA CIDADANIA E nunca HOUVE TANTO ÓDIO NEM TANTA INTOLERÂNCIA como agora e não vejo que isso tenda a diminuir, antes pelo contrário. MALDITA CIDADANIA e malditos sejam todos quantos a apregoam. DEIXEM LÁ essas crianças e esses pais em paz. Tenham moral e valores , pois e isso o que nos faz falta.