Aquilo que o Costa não sabe… escolas precisam dos professores

 

Escolas precisam dos professores, diz diretor de Cinfães

As escolas precisam dos professores, defende Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares e diretor do Agrupamento de Escolas Serpa Pinto, em Cinfães.

O responsável reage assim à possibilidade de docentes sem aulas poderem ser chamados a ajudar as equipas de rastreio à Covid-19, conforme determinado recentemente pelo Governo, tal como prometido pelo primeiro-ministro.

“As escolas precisam de todos os recursos, e muito mais num tempo como este em que temos muitas vezes professores a ficarem em casa por ordem da autoridade de saúde e precisamos que eles sejam substituídos para que os alunos não fiquem sem aulas”, defende Manuel Pereira.

No entanto, o diretor escolar admite que pode haver escolas com excesso de professores, o que, nestes casos, compreende “que se possam libertar alguns”. “Mas, neste tempo, todos os recursos não são demais”, frisa.

Manuel Pereira acrescenta que, a seu ver, é preciso apoiar alunos “que, no último ano letivo, perderam muitas das competências que era suposto que tivessem adquirido”, sugerindo um “processo de mentoria e acompanhamento” dos estudantes.

O presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares defende que os professores que sejam requisitados para as equipas de rastreio Covid devem ter formação para que possam desempenhar as suas funções.

“Para que se possa fazer um trabalho sério e responsável, é preciso que as pessoas tenham os instrumentos necessários para que o possam fazer. Se um professor da área de educação tem de ir trabalhar noutra área temporariamente, faria todo o sentido que fosse apoiado na formação para que possa trabalhar nessa outra área com rigor e que possa rentabilizar o seu esforço”, argumenta.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/12/aquilo-que-o-costa-nao-sabe-escolas-precisam-dos-professores/

3 comentários

    • Alecrom on 8 de Dezembro de 2020 at 12:04
    • Responder

    As teorias pedagógicas do Secretário Costa & OCDE, Lda. começam a revelar resultados?

    https://observador.pt/especiais/matematica-ha-mais-alunos-do-4-o-ano-que-nao-sabem-o-basico-e-menos-a-chegarem-ao-nivel-avancado/

      • Alecrom on 8 de Dezembro de 2020 at 12:10
      • Responder

      Parece que não:

      “O conhecimento (ou a falta dele) entre estes jovens, defende João Costa, está ligado às políticas educativas do Governo PSD. “Não temos [neste TIMSS] alunos globalmente afetados pela política educativa que temos vindo a desenvolver”, argumentou o secretário de Estado Adjunto da Educação.”

      A culpa continua a ser do Passos Coelho.

      Vamos ver até quando.

        • curioso on 8 de Dezembro de 2020 at 22:32
        • Responder

        Exato.Continuo a ver pessoas que nem com provas. Mas mesmo assim, fica este exercício:
        Quanto mais se “relaxar” pior será o nível de aprendizagem, basta ver aquilo que os colegas professores fazem com os respetivos alunos: “Este período vamos relaxar e não vamos fazer teste(s)” e depois os alunos irão melhorar porque não têm a pressão dos testes!!!! Tenham piedade de mim por favor.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading