90% DOS PROFESSORES QUER REFORMAR-SE MAIS CEDO

QUASE 90% DOS PROFESSORES QUER REFORMAR-SE MAIS CEDO

Quase 90% dos professores gostaria de se aposentar mais cedo e diz que está a trabalhar mais horas do que as legalmente estabelecidas, segundo um inquérito divulgado na semana em que os docentes realizam uma greve nacional.

Estas são algumas das conclusões do inquérito online realizado pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof) ao qual responderam 5.218 educadores e professores do ensino obrigatório de todo o país.

Estes docentes também se pronunciaram sobre o protesto agendado para sexta-feira e a sua posição é clara: 88,3% defendem que é preciso continuar a lutar, segundo os resultados da “Consulta aos professores e educadores em tempo de Covid-19” hoje divulgados.

À pergunta sobre o que fariam se houvesse um regime de pré-reforma, apenas 10,9% diz que não pensa nisso e que só deixará de exercer quando reunir os requisitos legais em vigor.

Todos os outros acreditam que aproveitavam o regime de pré-reforma para abandonar mais cedo a profissão: 54% diz que sai “se as condições permitirem uma aposentação sem qualquer corte” e 35,1% admite que aproveitava “se as condições não forem muito penalizadoras”.

Os professores constituem uma classe envelhecida, já que a maioria dos docentes das escolas portuguesas tem mais de 50 anos, sendo pouco mais de 1% os que têm menos de 35 anos.

Por isso, quase todos (98,2%) consideram que é urgente criar um regime específico que permita a aposentação mais cedo. Apenas 1,4% entende que o tempo de serviço e a idade são os adequados e 0,4% garante que não se importa “se tiver de ficar ainda mais alguns anos ao serviço do que os atualmente fixados”.

Outro dos problemas identificados no inquérito está relacionado com os horários de trabalho, que os professores dizem estar “desajustados”.

A grande maioria garantiu estar a trabalhar mais do que as 35 horas semanais definidas por lei, com apenas um em cada 10 professores a considerar que os horários são “adequados à atividade docente”.

Também no que toca à carreira docente, há quase unanimidade (96,9%) em considerar que existem problemas por resolver, tais como o tempo de serviço que esteve congelado e não conseguiram recuperar ou as vagas.

carreira docente é composta por 10 escalões, sendo que existem vagas para aceder ao 5.º e 7.º escalões. Para a grande maioria dos professores (87,1%), o regime de vagas deveria ser eliminado.

Os concursos de professores foram outro dos temas abordados, com os inquiridos a defender que se deve manter o modelo atual: concursos de caráter nacional em que a seleção é feita pela graduação profissional dos candidatos.

Os docentes são contra a ideia de serem os diretores a selecionar os professores (apenas 2,6% concorda com este modelo).

Outra das medidas contestadas é a transferência de competências para os municípios, por temerem que abra “a porta à ingerência na vida das escolas, à privatização e provocará ainda maiores assimetrias”.

A Fenprof lembra, em comunicado, que estas são apenas algumas das reivindicações que levam os docentes a fazer uma greve nacional em 11 de dezembro.

“Face ao bloqueio negocial imposto pelo Ministério da Educação, torna-se necessário que a luta prossiga sem adiamentos. Essa é a opinião de 88,3% dos milhares de docentes que participaram na consulta”, revela a Fenprof.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/12/90-dos-professores-quer-reformar-se-mais-cedo/

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Atento on 9 de Dezembro de 2020 at 13:42
    • Responder

    Cada vez será mais elevada a Idade de Reforma….Cada vez serão maiores as Penalizações (Fator de Sustentabilidade e Antecipação de Idade)…….

    Portugal está FALIDO….possui uma das Maiores Dividas Publicas do Mundo…..possui um elevadissimo DEFICIT anual que se transforma em DIVIDA ACUMULADA……….

    É neste Triste País que Vivemos……um dos países mais pobres da Europa Ocidental…….

    As pré-reformas na Região Autonoma dos Açores estão implementadas e a funcionar.

    As pré-reformas na Região Autonoma da Madeira estão implementadas e a funcionar.

    Pergunta-se: – … e em Portugal Continental???????????…….NADA!…….ZERO!…….

    Pergunta-se: – … porque será que em Portugal Continental ainda não está implementado o Regime de Pré-reformas??????…..

    A verdade é que aquilo que se designa por pré-reforma leva a algum tipo de corte no Vencimento, mass é bom que se diga que a pessoa vai para casa e deixa de trabalhar. Ora isto, vale Milhões porque contribui para a pessoa Gozar a Vida, a qual não se resume apenas a mais uns euros ao fim de cada mês.

    Dito isto, dado em Portugal Continental as pré-reformas ainda não estarem em vigor, as pessoas podem, a partir dos 55 Anos de Idade, colocar o papelito para a “APOSENTAÇÃO”.
    Para utilizarem o mecanismo da “APOSENTAÇÃO” é importante consultar o documento construido pelo Economista Eugenio Rosa:

    https://www.eugeniorosa.com/shared/docs/2020/08/36-2020-Os-diferentes-regimes-reforma-aposentacao.pdf?ts=1600022924

    Leiam com atenção e fiquem com ele.

    Por outro lado, relativamente ás questões das pré-reformas, importa referir que nos Açores já está em vigor, existindo um simulador que permite observar qual o valor; ver aqui:

    https://vpgr.azores.gov.pt/Sites/SimulaPreReforma/

    Meus amigos agora vamos ao que importa!…..E o que importa é desmascarar este (des)Governo pseudo-xuxalista….

    O Orçamento de Estado para 2021 prevê uma diminuição das despesas com pessoal no Ensino Básico, Secundário e Administração Escolar de -0,1% pois passarão, entre 2020 e 2021, de 5141 milhões para 5.137,7 milhões € (Quadro 4.10 , pág. 88 do Relatório do Orçamento do Estado para 2021), quando é tão necessário investir na educação.

    António Bosta e toda a esquerdalha MENTEM quando dizem que não existe AUSTERIDADE.

    Os Serviços Públicos vão continuar a degradar-se fruto de um xuxalismo venezuelano balofo e bafiento.

    ———————
    ———————————————————-

    • Atento on 9 de Dezembro de 2020 at 14:00
    • Responder

    ————-
    —————————–

    Outra questão!…

    A FEMPROF (e Mario Nogueira) é um apendice do Partido Comunista Portugues e, por isso, são eles mesmo que sustentam este (des)Governo no Poder. Os professores não podem ser uns OTÁRIOS nesta HIPOCRISIA politica. Mario Nogueira é um Hipocrita que tem iludido os professores, isto é, apoia o (des)Governo e depois vem dizer que está a Lutar contra o Governo. Pura HIPOCRISIA.

    Outra questão!…

    Pese embora o Regime de Pre-Reformas ainda não estar implementado em Território Continental, os Docentes, bem como todos os Funcionários Públicos desde que possuam 30 ANOS DE DESCONTOS aos 55 de Idade podem pedir a APOSENTAÇÃO. Se o fizerem tem duas penalizações por antecipação da Idade de Reforma (0,5% por cada mês de antecipação) e outra penalização que é o Fator de Sustentabilidade (cerca de 15%)…..Em contrapartida uma pessoa REFORMADA deixa de Descontar os 11% para a Caixa Geral de Aposentações/Segurança Social.
    Para que cada um possa fazer contas com exatidão convem ler o documento do Economista Eugenio Rosa dado estar muito bem construido.

    Portanto, bem vistas as coisas as pré-reformas (encontram-se plasmadas na Lei para pessoas acima dos 55 anos) existem e constituem um mecanismo que qualquer Funcionário Publico pode usar.

    ——————
    ————————————

    • Carla on 9 de Dezembro de 2020 at 16:45
    • Responder

    Querer é uma coisa, poder é outra.

    • Alecrom on 9 de Dezembro de 2020 at 20:58
    • Responder

    Pré-reforma?
    Só na CGD e na TAP.

    • Rui Filipe on 9 de Dezembro de 2020 at 22:25
    • Responder

    A Pre’-reforma só poderá valer para quem estiver na casa dos 60 anos e estiver no 10o escalão.Mesmo assim, será para perder centenas de euros por mês até à idade legal da aposentação.Só quem estiver bem na vida e não precise muito do vencimento de docente, é que pensará pedir pre- reforma.Se calhar, o governo estará à espera de encontrar alguns que não precisem muito do seu vencimento como docentes.Resumindo, uma hipocrisia.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: