Professores negam receber viagens e brindes de editoras

(…) Os professores recebem ou não brindes das editoras de manuais escolares? A denúncia foi feita esta semana em duas reportagens televisivas, da RTP e da TVI. As suspeitas estão gerar uma forte contestação entre os docentes. Ao i, o gabinete do ministro Tiago Brandão Rodrigues reiterou a confiança nos professores. Ainda assim, a tutela diz que, havendo casos que “possam configurar algum tipo de irregularidade”, serão remetidos à Inspeção-Geral da Educação.

Em causa está a alegada oferta de livros, computadores e brindes por parte das editoras aos professores de forma que sejam escolhidos os seus manuais escolares. Os vários professores contactados pelo i garantem que em largos anos de carreira “nunca” ouviram falar em situações semelhantes e “não têm conhecimento” de nenhum caso. Também as dezenas de docentes que deixaram comentários nas páginas do Facebook das duas estações televisivas alegam que a prática não existe. 

No caso da RTP, a investigação do programa “Sexta às Nove” refere que as editoras oferecem “brindes” e manuais escolares de que os professores “precisam para os filhos”. Já a TVI adianta que as editoras oferecem às escolas “quadros interativos, computadores e até equipamentos de suporte de vida”.

Já em agosto do ano passado, o “Correio da Manhã” tinha levantado a suspeita de que professores recebiam iPads e máquinas fotográficas durante o processo de seleção dos manuais escolares. “Em 30 anos de carreira, nunca ouvi coisa semelhante. Não conheço nenhum caso”, garantiu ao i o presidente do Conselho de Escolas, José Eduardo Lemos. Resposta idêntica foi dada pelo secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, pelo secretário-geral da Federação Nacional da Educação, João Dias da Silva, e pelo presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares, Manuel Pereira.  (…)”

 

Quanto a este assunto saliento os seguintes artigos do Paulo Guinote:

 

Saliento ainda a (excelente) prestação do  Paulo Guinote no Sexta às 11 da RTP3.

 

Obrigado Paulo, mas, acho que os professores estão todos a dormir…noutros tempos…

 

https://www.youtube.com/watch?v=FyWapOhx-K4&feature=youtu.be

 

 

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2017/01/professores-negam-receber-viagens-e-brindes-de-editoras/

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Armando Morais on 18 de Janeiro de 2017 at 18:13
    • Responder

    Tenho 35 anos de serviço, nunca recebi nem assisti a tal. Felizmente e graças a Deus tenho dois filhos com mestrado e sempre comprei os manuais que precisavam, nunca recebi nenhum de nenhuma editora. Alguns papagaios lançaram as farpas e não o vão provar nunca porque neste país tudo vale

    • mrs on 18 de Janeiro de 2017 at 19:30
    • Responder

    Detestei a prestação das duas colegas da Direção da escola do Montijo. Só souberam dizer mal dos colegas e expressaram-se num péssimo Português. Verdadeiramente horrorosas! Péssimas representantes da nossa classe.

      • ?? on 18 de Janeiro de 2017 at 21:03
      • Responder

      Talvez por isso escolhidas…

        • Elsa Martins on 18 de Janeiro de 2017 at 23:54
        • Responder

        Exatamente!

      • Armando Morais on 19 de Janeiro de 2017 at 11:18
      • Responder

      Tem toda a razão. Deviam ter vergonha …Já agora será que receberam alguma prenda para darem a entrevista??

    • Alexandra Soares on 20 de Janeiro de 2017 at 13:39
    • Responder

    Se dão essas prendas todas, eu ando a lidar com as editoras erradas, porque nunca recebi nada…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: