Sobre a Renovação dos Contratos

Muitos relatos chegaram-me dando conta que as escolas pediram a renovação do contrato e o mesmo não foi concedido e nenhum docente do quadro foi colocado nessas escolas.

Quem por aqui tem passado durante o mês de Agosto deve saber a resposta a este problema,  que foi amplamente discutido por vários diretores de agrupamentos na dificuldade e na falta de informação que houve quando do pedido de horários para 2014/2015.

O que terá acontecido nestes casos é que a renovação foi pedida, mas os horários não foram.

Culpa de quem?

De quem pouca competência tem para gerir os concursos no MEC e de grande parte dos diretores das escolas que começaram a ser escolhidos há  alguns anos, não pelo seu mérito ou pela sua capacidade de gestão,  mas porque o novo processo de eleição o permite.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2014/09/sobre-a-renovacao-dos-contratos/

55 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Catarina on 10 de Setembro de 2014 at 11:37
    • Responder

    Olá Arlindo, não estou a perceber uma coisa e gostava de partilhar a minha dúvida. Aparecem colegas na lista dos retirados cujo motivo é renovação mas estes não aparecem na lista das renovações. Ou seja, na lista dos retirados aparecem mais colegas retirados por renovação do que na lista de renovações. Isto acontece porquê? Obrigada desde já.

      • Daniela on 10 de Setembro de 2014 at 15:05
      • Responder

      Olá, Também verifiquei colegas na lista dos retirados cujo motivo era renovação, mas que não aparecem na lista das renovações. Reparei que todos estes colegas obtiveram renovação noutro grupo de recrutamento, nomeadamente no 910.

    • Alberto Santos on 10 de Setembro de 2014 at 11:38
    • Responder

    Arlindo, e as escolas que dizem que colocaram horários na plataforma e saíram metade dos horários… Aconteceu, pelo menos numa escola em Sintra com o Grupo 620… se foi de propósito foi muito feio.
    e as reconduções de malta com número maior que 1.000 com horário completo e eu entre os 150 primeiros fico com horário incompleto… e depois andamos a brincar às esperanças… pois quando ia para aceitar (ou não) vejo 22h, aceitei logo, mas parece que é erro do sistema. tantos erros e nós nunca podemos errar, esquecer nada.

    Publicamente agradeço a todos os que se esforçaram por fazer do ensino um sítio melhor…
    Aos restantes, espero que estejam felizes.

    • paulo on 10 de Setembro de 2014 at 11:43
    • Responder

    Bom dia,
    Não poderá ter havido indicações para renovação de colegas que não reuniam as condições? Não havia o tal sinal + para introduzir nomes? As renovações foram mesmo para quem entrou até 12 set. independentemente de serem ou não TEIP/CA!?
    Estes casos de NÃO renovação são de colegas que entraram na CI ou renovações em TEIP do ano anterior?! Se não são… está explicado e correto.

      • Tecas on 10 de Setembro de 2014 at 11:50
      • Responder

      Os casos são de colegas que têm todas as condições para renovar! Não se percebe

      • Sim on 10 de Setembro de 2014 at 13:00
      • Responder

      Vi nas listas de renovações colegas que entraram depois de 12 e renovaram …Isto aconteceu nas escolas TEIP e Autonomia …Lembram-se que os horários apareceram depois (A grande maioria ) …. Será que os critérios são os mesmos?…

        • MIHM on 10 de Setembro de 2014 at 15:17
        • Responder

        Sim, pode dar um exemplo de uma grupo em que isso aconteceu, por favor.

    • Tecas on 10 de Setembro de 2014 at 11:49
    • Responder

    As renovações foram pedidas e os horários também! Os horários saíram na lista para a bolsa de contratação de escola!
    Não se consegue perceber o que pode ter acontecido!
    Ou melhor eu acho que sei… má fé do ministério.

      • paulo on 10 de Setembro de 2014 at 11:55
      • Responder

      O que é isso de horários saírem na lista para a BCE? Se, ainda não existe essa lista? Apenas existem listas de escolas que vão colocar docentes pelas BCE para determinados grupos!?

        • Tecas on 10 de Setembro de 2014 at 12:11
        • Responder

        Na candidatura para a BCE existia uma lista com as escolas TEIP/Autonomia com os grupos que estavam disponíveis! é essa a lista a que me refiro.
        Isto porque houve escolas que não estavam nessa lista e que deveriam estar!

    • Tecas on 10 de Setembro de 2014 at 11:52
    • Responder

    Umas renovam e outras não?! Porquê?

    • Maria on 10 de Setembro de 2014 at 11:56
    • Responder

    Será que foi o que se passou no agrupamento de escolas Dr Carlos Pinto Ferreira com a Educação Especial?

      • olga on 10 de Setembro de 2014 at 15:45
      • Responder

      Tambem aconteceu o mesmo comigo em ed especial, nem renovei nem houve colocaçoes nesse horário e os quadros nao regressaram….nao entendi e tambem nao sei como agir….

    • Maria do Mar on 10 de Setembro de 2014 at 12:03
    • Responder

    Acho muito bem que não renovem. Há tipos que o ano passado renovaram (quando na minha opinião não podiam) e que eram bem menos graduados do que eu. Fim às renovações sem critérios justos!
    É renovação na madeira, na casa pia, nas TEIP, nas de autonomia e os restantes? Por favor… É só ver gente com pouquíssimo tempo de serviço a passar-me à frente. Pelo menos, acho que isto este ano não aconteceu na lista que vi. A ver vamos…

      • Tecas on 10 de Setembro de 2014 at 12:14
      • Responder

      A questão é que não há equidade nas renovações!

      • Paula on 10 de Setembro de 2014 at 12:15
      • Responder

      Concordo plenamente com a mensagem postada pelo colega. As renovações permitem ultrapassagens. Deve apenas contar a graduação profissional. Acabem com esta injustiça!

      • . on 10 de Setembro de 2014 at 14:05
      • Responder

      E a atribuição por ordem de graduação garante equidade e justiça?
      A ordem de graduação traduz a competência de determinado professor?
      Onde existe a igualdade entre gerações?

      Há muitas injustiças, acaba-se por seguir as regras. Se as regras atribuem autonomia a determinadas escolas também tem algum racional por detrás. Se permite renovações de pessoal menos graduado, why not? Compete aos directores de escola avaliarem a competência das pessoas que estão a renovar o contrato…

        • Zé Manel on 10 de Setembro de 2014 at 16:06
        • Responder

        Igualdade entre gerações?! Que raio de conceito é este?

          • Pois on 10 de Setembro de 2014 at 16:22

          É um conceito de menina mimada que nunca trabalhou na vida! 🙂

      • Pois on 10 de Setembro de 2014 at 16:05
      • Responder

      E uma licenciatura à pressa numa privada com média de 19!!! Em informática, por exemplo, existem centenas de professores que nem um computador sabem ligar e têm essas licenciaturas… Acha justo passarem à frente de quem tem competências?!? As renovações premeiam quem faz um bom trabalho!

      • Maria do Mar on 10 de Setembro de 2014 at 17:19
      • Responder

      Continuo com a mesma opinião. Só deve renovar quem entra na contratação inicial com horário completo. E tenho dito! Os defensores de renovações, que não sejam pela graduação, devem querer a municipalização do ensino e não entendem nada de concursos. Melhor… Devem ter o cartão do partido.

    • Titi on 10 de Setembro de 2014 at 12:48
    • Responder

    E as renovações num grupo diferente do grupo em que esteve colocado em 2013/2014? Essa sim é uma grande injustiça!!!

      • Sol on 10 de Setembro de 2014 at 16:55
      • Responder

      Sim, essa sim… E é legal?

    • Ne$ita on 10 de Setembro de 2014 at 12:58
    • Responder

    Arlindo, no meu caso o diretor indicou o número de renovações e as horas de cada horário e ainda assim não houve renovação, portanto, não houve incompetência.

      • Paulaespecial on 10 de Setembro de 2014 at 14:28
      • Responder

      também estou na mesma situação…e andamos todos às aranhas, é impressionante!!

    • Pedro on 10 de Setembro de 2014 at 13:13
    • Responder

    Arlindo, já reparou que nas listas de ordenação aparecem colegas com a indicação que lhes foi atribuída componente lectiva. Está indicado com **. Esses colegas regressam à escola de provimento? Estou com dúvidas, pois há escolas que dizem não ter horário para esses professores por ter havido recondução do colega que esteve lá no ano anterior. Pode esclarecer esta situação, por favor.

      • Anacar on 10 de Setembro de 2014 at 13:39
      • Responder

      Arlindo, eu sou QZP e fui retirada do concurso de MI por atribuição de componente letiva; no entanto a escola não me repescou…foi o ministério que me retirou. Como não foi atribuida qualquer escola na lista de retirados eu não sei se, efetivamente, estou na escola de colocação! Sendo QZP é a única que é considerada. Eu tenho horário mas a diretora ainda não recebeu confirmação da minha situação. E como eu há muitos! Como é que consigo saber se realmente continuo na mesma escola? Não consigo ligar para a Dgae em para o Sindicato!

      • cgomes on 10 de Setembro de 2014 at 18:07
      • Responder

      Já descobriu?!
      Estou nessa situação mas ninguém me sabe dizer…

    • mar on 10 de Setembro de 2014 at 13:42
    • Responder

    Desculpem a minha curiosidade!?
    Mas se as escolas TEIP não podem renovar ao contratados colocados por contratação de escola, e as outras podem não estarão estes docentes a ser prejudicados?
    Eu coloco a minha situação, no ano passado fiquei colocada em CI a 12 de Setembro numa escola, concorri a uma oferta de escola na qual fui colocada e agora não fui reconduzida apesar de o horário ainda existir. E escola pediu a minha recondução!
    Se é pelo facto de o contrato só iniciar a 26 de setembro….o ministério em comunicado esclarece que todos os horários solicitados pelas escolas até ao último dia previsto para arranque das atividades letivas são considerados anuais.
    Então os colocados em TEIP, apesar do contrato só ter efeitos depois de 16 de setembro, se os horários foram pedidos até dia 16 deverão ser considerados anuais e deveriam ter sido renovados!!1
    Os será que o ministério interpreta a legislação como lhe dá jeito???

      • Pedro on 10 de Setembro de 2014 at 14:22
      • Responder

      Na minha escola fizeram 5 renovações e só aceitaram 4, eu fiquei de fora e entrou outro contratado, que fazer?…desemprego, claro, isto não dá para reclamar?

        • Supeprof on 10 de Setembro de 2014 at 14:30
        • Responder

        Pedro, as condições dos contratados eram as mesmas? O Pedro não terá entrado depois de 12 de Set.?

      • MIHM on 10 de Setembro de 2014 at 15:20
      • Responder

      Concordo plenamente com a sua opinião. Aliás já expus a situação ao sindicato e mandei mail de reclamação já que ainda não nos deixam recorrer hierarquicamente.

      • sandra on 10 de Setembro de 2014 at 16:30
      • Responder

      AS TEIP/CA não podem renovar ao abrigo das renovações de CI/RR porque os seus professores não foram nunca lá colocados por CI/ RR mas sim por OE. Este ano todas as renovações nas TEIP/ CA estão ilegais!

      • Maria do Mar on 10 de Setembro de 2014 at 17:23
      • Responder

      A legislação o ano passado dizia que só renovavam os contratados que tivessem ficado no primeiro contrato. Se a TEIP fosse o primeiro contrato tinha renovado. Pelo que diz houve uma rescisão e um segundo contrato. Lembro-me perfeitamente disso. Aliás identifiquei no meu grupo, todos os que fizeram isso, para depois reclamar.

    • Supeprof on 10 de Setembro de 2014 at 14:24
    • Responder

    Que grande ensalsada pra’qui vai. Isto foi “mandar as candidaturas ao ar e as que caíram em cima da mesa” tiveram recondução.
    No meu caso, na minha escola estavam colocados, com horário completo anual, imensos professores contratados, de diversas disciplinas. A maioria entrou no CEE. Os outros contratados não foram reconduzidos (eu, fui um desses contratados) porque entraram em Outubro, em horários denunciados por outros contratados colocados em 12 de Set. Penso que foi esse o critério do MEC pois houve 1 contratado que renovou porque tinha entrado em 12 de Set. (e para quem já aqui falou, esse colega que renovou tem ordem de graduação 1000 e tal pois foi colocado ao abrigo do dec.lei de pessoas com deficiência). Até aqui tudo bem. Mas se há por aí outros contratados que renovaram nas mesmas condições do que eu; aí já é uma grande injustiça! E gostava de saber quais foram as escolas!
    Mais, na minha escola ficaram muitos horários completos anuais, de diferentes disciplinas, deixados por estes colegas contratados que não foram reconduzidos, nos quais não foram colocados quaisquer colegas da MI!!! Só no meu grupo foram 3 horários completos! É muito estranho; que desorganização do MEC!!!

    • paulo on 10 de Setembro de 2014 at 15:30
    • Responder

    O MEC foi explícito: só podia renovar quem teve o TS remetido a 01 set. 2013. Fosse CI/RR, em TEIP ou CA…

      • Geo993 on 11 de Setembro de 2014 at 13:46
      • Responder

      Mas nas TEIP, ninguém foi colocado a 12 de setembro. Os concursos foram todos à posteriori, pelo que ninguém reunia essas condições. Deveria haver exceções para as TEIP, que nunca colocam a 1 de setembro!

    • SALMAAC on 10 de Setembro de 2014 at 16:07
    • Responder

    Estou muito indignada, não é
    que a professora ROSA MARIA DE OLIVEIRA FERREIRA PEDRO DIAS do grupo 500 na
    lista de ordenação na posição 483 obteve renovação e as colegas ANA SOFIA NUNES
    CARREIRA na posição 352 e a colega FERNANDA MARIA REVERENDO CARDOSO FERNANDES
    na posição 406 não obtiveram renovação, estando elas á frente nas listas.

    Que critérios terão sido
    utilizados?

    Para além dos critérios
    estipulados por lei, que outros critérios terão sido utilizados?

    Esta renovação para além de
    garantir horário completo este ano letivo, não estará mais perto de uma
    efetivação?

    Por curiosidade uma das
    colegas obteve um horário incompleto e a outra colega não obteve colocação.

      • paulo on 10 de Setembro de 2014 at 16:56
      • Responder

      A colega Rosa renovou com toda a justiça!!!
      As outras duas não podiam renovar… não entraram na CI em horário completo anual. Não têm o TS a remeter a 01 set em horário completo anual… tendo sido colocadas na CI com 14h que depois devem ter denunciado… queriam o quê?!!! Uma lei à medida delas???

        • carla on 10 de Setembro de 2014 at 17:33
        • Responder

        Acho de muito mau tom fazer acusações, assim graves, sem se certificar do que está a dizer! Ainda pior, colocar as 2 colegas referidas numa posição incómoda!
        A Rosa renovou com toda a justiça e mérito! Os critérios estipulados foram os que se encontram na Lei!
        Um pedido de desculpas às três envolvidas ficava-lhe muito bem!

          • SALMAAC on 11 de Setembro de 2014 at 17:07

          CARLA TENS TODA A RAZÃO, PEÇO DESCULPAS POR TUDO

      • SALMAAC on 11 de Setembro de 2014 at 17:05
      • Responder

      Peço desculpas pelo que foi postado, foi um infeliz impulso.

      Peço desculpas as colegas em causa e a escola em causa.

        • SALMAAC on 11 de Setembro de 2014 at 17:06
        • Responder

        tinha sido mal informa, por isso este infeliz impulso.
        PESSO DESCULPAS A TODOS OS INVOLVIDOS

    • André on 10 de Setembro de 2014 at 16:09
    • Responder

    Sobre os excluídos do concurso por não pactuarem com a PACC não existe um único “post”, até ao momento, neste sítio! Compreendo que a questão possa ser irrelevante e haja mais preocupação com outras politiquices … Também por isso o estatuto dos professores a nível social esteja na lama! Nunca vi, como agora, uma classe a descer tão de nível como a dos professores! Só fazem tristes figuras!

      • Pois on 10 de Setembro de 2014 at 16:24
      • Responder

      É simples, quem não fez ou chumbou não concorre… nada a dizer depois de isso. Se reparar, a esmagadora maioria é a favor da prova.

        • André on 10 de Setembro de 2014 at 16:57
        • Responder

        Quais são os critérios estatísticos credíveis que utilizou para concluir que a esmagadora maioria é a favor da prova? Não insulte a inteligência das pessoas com mentiras!

    • SALMAAC on 10 de Setembro de 2014 at 16:32
    • Responder

    A final as colegas acima referidas, não tinham direito a renovação
    uma vez que não foram colocadas até ao inicio do ano letivo.

    • Sol on 10 de Setembro de 2014 at 16:53
    • Responder

    Sim, isso aconteceu com várias pessoas. A minha dúvida agora é se podem renovar num grupo diferente.

      • Pedro on 10 de Setembro de 2014 at 17:25
      • Responder

      Amigos, eu entrei a 12 de Setembro na CI, o contrato começou a 1 de set. e acabou a 31 de Ago. eramos 5 contratados do mesmo grupo de recrutamento, segundo a escola, e eu vi o documento, manifestou interesse de renovação, ontem saíram as listas, quatro entraram e eu não, e era o 2º da graduação em relação aos cinco, e agora?…eles dizem temos pena…eu digo – também eu…

    • Helena on 10 de Setembro de 2014 at 17:57
    • Responder

    Boa tarde Arlindo no meu caso reunia todas as condições expressas na lei, o meu agrupamento pediu a minha recondução, e tb das restantes educadoras do ano letivo anterior (que eram 3) para os 7 horários completos que foram para concurso.-

    (Convém referir que eu sou a contratada do meu grupo melhor graduada, onde a colega contratada seguinte se encontra a mais do dobro da minha posição da lista definitiva de ordenação e a menos graduada está a 316 do meu nº de ordenação.)
    Desses 7 horários 4 foram atribuídos a colegas de qzp e os restantes 3 foram atribuidos à recondução de colocação…no entanto estes 3 horários foram atribuídos às 3 colegas menos graduadas que eu.

    Na dgae informaram-me que neste caso se deveria ter aplicado a “regra” da graduação/ ordenação às reconduções e que a menos graduada não deveria ter sido reconduzida. Resta dizer que não fiquei colocada em mais nenhum horário, e informaram-me para recorrer hierarquicamente e aguardar resposta.

    QUEM IRÁ ASSUMIRÁ O ERRO???? O MEU AGRUPAMENTO NÃO ERROU (MAIS DO QUE VERIFICADO) E EU NÃO ERREI…NO ENTANTO ESTOU DESEMPREGADA.

    Obrigada pela por toda a dedicação à causa
    Atentamente

    Helena Carrega

    • bb7oclock on 10 de Setembro de 2014 at 18:28
    • Responder

    Tenho duas colegas, que estavam em condições de renovar e as escolas pediram as suas renovações.

    Mas estiveram o azar de terem ido fazer a PACC, a uma escola que não reuniu condições e foi-lhes impossível realizar a prova. A digna directora da escola (de Alvalade) transmitiu ao ministério que todos tiveram condições para realizar e quem não o fez… foi porque não quis.
    Desta forma não foram convocadas para a 2ª prova.

    Haverá de certeza, mais colegas nessa situação… mas o que podem fazer?!
    A mim revolta-me ver colegas, que dão o máximo na sua profissão e depois sofrem estas injustiças.

    A culpa principal é do Crato… mas o que dizer daquela digna directora… são essas pessoas que (des)governam as nossas escolas e nossa classe.

    cmps.

    • if on 10 de Setembro de 2014 at 23:38
    • Responder

    quero desistir do concurso …como posso fazê-lo????

    • Susana on 11 de Setembro de 2014 at 0:40
    • Responder

    Boa noite,
    Eu deveria ter renovado, pois tanto eu como a escola onde estava colocada queríamos a renovação, havia horário completo e não ficou nenhum QZP na escola. Acontece que a escola não aparece em lista nenhuma e por isso neste momento não tem nenhum professor colocado.
    Gostaria de saber como se pode reclamar desta situação. Apesar de calcular que não vai haver qualquer alteração, julgo que todos os lesados devem reclamar.

    • SALMAAC on 11 de Setembro de 2014 at 17:02
    • Responder

    Venho por este meio pedir MUITAS DESCULPAS pelo que foi postado em cima.
    As desculpas vão para as pessoas mencionadas em cima e para a escola em causa.

    • vascomrviana75 on 11 de Setembro de 2014 at 17:05
    • Responder

    Estão muito preocupados com terem sido ultrapassados por colegas que renovaram em detrimento das suas próprias renovações. Preocupem-se também com o facto de terem eventualmente ultrapassado algum colega mais graduado no ano que renovaram.
    “Compete aos directores de escola avaliarem a competência das pessoas que estão a renovar o contrato” ahahahaha, mas que grande piada em tempos difíceis. Avaliar como?? Com beijinhos?? Pelas tabelas azuis às bolinhas?? Colocou alguma câmara na sala de aula para observar desde o seu gabinete a competência do professor?? Pelo seguidismo?? Tem menor média académica e menor experiência profissional de colegas mais graduados avaliados com menções iguais ou superiores a bom, e pretende agora compensar esse atraso com balelas. Eu tenho colegas à minha frente da lista e só me resta respeitá-los, compreender e concordar com o critério graduação.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading