Novidades Sobre a BCE

… no site da Fenprof.

 

Estas respostas só demonstram aquilo que já tinha dito algures, a DGAE não sabe ainda na embrulhada que se mete com a operacionalização da BCE. Também a Fenprof não deverá saber que os critérios foram todos previamente autorizados pela DGAE e se as escolhas os escolheram foi já com a sua autorização e por isso espanta-me que a DGAE venha dizer que retirará critérios que sejam ilegais.

 

 

 

 

 

Sobre o concurso à bolsa de contratação de escola, a FENPROF apresentou um largo conjunto de questões para esclarecimento e propostas, aí se destacando as seguintes:

  • A exigência de ser novamente prolongado o prazo para a formalização de candidaturas, caso se confirme a existência de docentes que, por razões alheias à sua vontade, em razão da inevitável morosidade do preenchimento das candidaturas e dos constantes constrangimentos a que a aplicação esteve sujeita, se viram impossibilitados de o fazer no prazo já estipulado. Sobre isto, o Diretor-Geral a nada se comprometeu.
  • Qual o tempo de serviço relevante para efeito do cálculo da graduação, o prestado até 31-08-2013 ou o até 31-08-2014? Os responsáveis da DGAE esclareceram que, inequivocamente, é o prestado até 31-08-2013.
  • No âmbito do preenchimento das candidaturas, como poderão os candidatos responder às questões relacionadas com subcritérios especificamente associados a determinados agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas (exemplo: conhecimento do projeto educativo do agrupamento) quando desconhecem quais destes/as os exigem, sem correrem o risco de serem acusados de terem prestado falsas declarações? Problema semelhante coloca-se no caso dos docentes que se candidatam a mais do que um grupo de recrutamento quando são confrontados com a questão “tempo de serviço prestado no grupo”. Os responsáveis da DGAE, embora tenham afirmado que os docentes não poderão ser acusados de prestar falsas declarações ou serem prejudicados, não garantiram que as colocações não venham a ser anuladas caso a resposta a esses subcritérios tenha sido involuntariamente incorreta. A FENPROF discorda desta “solução”, pois tal situação decorre da aplicação eletrónica não ter sido adequadamente concebida.
  • A remoção de subcritérios ilegais (exemplo: tempo de serviço prestado no agrupamento), e que já assim foram considerados pela DGAE em informação que tem feito chegar às escolas desde há dois anos, para efeito de ordenação dos candidatos à bolsa de contratação das escolas que os submeteram. A DGAE comprometeu-se a retirar tais critérios no caso de confirmarem a sua existência.
  • A obtenção de uma colocação numa dada escola determina a retirada automática do docente nela implicado de todas as bolsas de contratação a que, neste âmbito, se tenha eventualmente candidatado? A DGAE esclareceu que retiraria apenas os docentes colocados em horário completo e somente durante o período de contratação estabelecido.
  • A colocação no âmbito da contratação inicial ou da reserva de recrutamento determina a retirada do docente nela implicado da Bolsa de Contratação de Escola a que, eventualmente, tenha sido opositor? Também aqui a DGAE esclareceu que essa retirada só se efetiva nas situações de colocação em horário completo.
  • Regresso dos docentes à reserva de recrutamento no final de contratos temporários que tenham eventualmente celebrado no âmbito de colocação obtida em sede de contratação de escola ou Bolsa de Contratação de Escola. A DGAE aceitou o retorno do docente no caso de a colocação temporária decorrer da Bolsa de Contratação de Escola mas não no caso de a contratação temporária resultar da contratação de escola.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2014/09/novidades-sobre-a-bce/

34 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Ana cardoso on 6 de Setembro de 2014 at 12:03
    • Responder

    Se a legislação prevê a possibilidade de denunciar o primeiro contrato resultante da primeira colocação deste ano letivo, sem haver penalização, poderá então o candidato, nesta situação, voltar a bolsa de contratação? E que se denuncio o contrato e porque desejo entrar em outra vaga devoluto agrupamento, mas para isso tenho de estar na bolsa! Sabem esclarecer? Obrigada!

    • Peter on 6 de Setembro de 2014 at 12:22
    • Responder

    Vai ser bonito!!! Isto vai ser a confusão total com tantas regras diferentes para formas de colocação diferentes: contrataçao inicial, reserva, bolsa de contratação, mais as antigas ofertas de escola… A BCE só veio criar uma embrulhada ainda mais monumental!

    • AnaC on 6 de Setembro de 2014 at 12:30
    • Responder

    Bom dia! Porque é que o chat me aparece com as linhas todas desalinhadas? Esqueci-me da minha palavra passe e não consigo entrar no chat….Arlindo, pode ajudar? Obg

    • bela on 6 de Setembro de 2014 at 12:59
    • Responder

    O meu chat também aparece desalinhado. Já alguém sabe concretamente o que vai acontecer às escolas teip e autónomas que não enviaram os horários a tempo? Obrigada.

    • Balint on 6 de Setembro de 2014 at 13:52
    • Responder

    A solução para isto ……. passa como antigamente……um concurso nacional para TODAS as escolas …… e deixemo-nos de inventar chatices e problemas

    • Eribeiro on 6 de Setembro de 2014 at 13:53
    • Responder

    Não consigo perceber este último ponto: … mas não no caso de a contratação temporária resultar da contratação de escola.
    Quer dizer oferta de escola, é isso? As minhas faculdades devem estar diminuídas com tanta trapalhada pq não consigo entender o que está aqui… 😉

      • Domingos on 6 de Setembro de 2014 at 14:29
      • Responder

      Eribeiro, tanto quanto sei, as ofertas de escola (CE) são para as escolas que não são TEIP nem com autonomia e para horários inferiores a 8h.

      • isabel on 6 de Setembro de 2014 at 17:22
      • Responder

      1º: Qual é exatamente a contratação de escola?

      Desculpem, mas depois destes dias e de tt nomenclatura já nem sei a qts ando!

      Eribeiro, quer dizer que se fôr colocada temporáiamente, digamos um mês, na contratação de escola, lerpo o resto do ano?

    • Maria do Mar on 6 de Setembro de 2014 at 15:24
    • Responder

    Tanto palavreado e nada se resolveu. Palhaçada estes sindicatos. Sempre fui sindicalizada, mas segunda termino com isto tudo. É que não defendem em nada os contratados…

      • vvv on 6 de Setembro de 2014 at 15:36
      • Responder

      Realmente isto está mesmo a bater no fundo…..
      Neste país é só incompetentes e ladrões.

    • Marmelo on 6 de Setembro de 2014 at 16:47
    • Responder

    A BCE foi uma trapalhada de todo o tamanho: agrupamentos que não colocaram horários, critérios que deveriam ser diferentes para quem concorre para mais do que um grupo, aplicação que não aguentou a carga a que foi submetida pelos utilizadores e recibos com critérios em branco.

    O MEC deveria anular a BCE… Mas como não o vai fazer, acho que as únicas medidas que pode tomar par remediar a situação são a da anulação de todos os critérios e deixar apenas a graduação profissional com 100% (em vez de 50%) e mandar as escolas que não colocaram horários para oferta de escola (pois se forem para RR a confusão vai ser ainda maior). Isto se o MEC quiser evitar problemas com inúmeras reclamações fundamentadas (de desigualdade nas listas da BCE).

    • A. N. on 6 de Setembro de 2014 at 16:59
    • Responder

    Espero que realmente se retire quem ficar com horário completo… já ninguém aguenta a moda do troca troca que deixa alunos sem aulas e professores à espera de que alguns se decidam onde querem ficar.

      • cm on 6 de Setembro de 2014 at 17:21
      • Responder

      No ano letivo transato fiquei num horário completo a 100 km de casa, na RR2. Na semana seguinte saíram várias ofertas escola com horários completos na minha
      área de residência, em escolas TEIP, escolas que não eram abrangidas pelo Concurso de Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento. Se todos os horários estivessem no mesmo concurso essa questão não se colocava. Mas se quase todas as escolas da minha área de residência são TEIP, assim como quase metade das escolas de todo o país, acho legítima a “moda do troca troca”.

        • Fica-Assim on 6 de Setembro de 2014 at 19:51
        • Responder

        Tem toda a razão …. Quem fica melhor são os menos graduados ….

          • A. N. on 6 de Setembro de 2014 at 22:56

          Fica melhor??? No ano passado só fui colocada em novembro com essa trapalhada. Pensam que por estarem acima na lista podem jogar com a vida de todos os outros… colegas e alunos.

          • É assim... on 7 de Setembro de 2014 at 0:45

          Quem nunca fez isso que atire a primeira pedra…..somos todos puristas….

          • I on 7 de Setembro de 2014 at 1:30

          E quando um contratado se candidata a um horário de 10 horas e depois lhe completam com outro de 11h ou 12h?! Lá vêm os ‘outros’ dizer que foram prejudicados, porque até os contratados conseguem melhores horários… Mas esses ‘outros’, os que pertencem ao quadro de uma escola, nunca se sujeitavam a concorrer a horários menores…Isso é para os contratados…que devem ficar com os ‘restos’. É a vida…

        • A. N. on 6 de Setembro de 2014 at 22:53
        • Responder

        Então para que concorre no CI. Deixa os lugares serem devidamente ocupados pelos que os querem e concorre só às escolas Teip depois… que falta de respeito.

        • Maria on 6 de Setembro de 2014 at 22:56
        • Responder

        Concordo plenamente! Eu, por exemplo, não tenho no meu concelho uma unica escola que não pertença à BCE! Faz algum sentido eu estar a 30 km de casa (e reparem que até me considero uma sortuda) e uma pessoa uns 200 lugares atrás de mim vir trabalhar aqui?

          • A. N. on 6 de Setembro de 2014 at 23:04

          Mas alguém a obriga a concorrer para as outras escolas???

          • acess2 on 7 de Setembro de 2014 at 16:16

          A.N. Deve andar por cá ha pouco tempo… então não somos obrigados a concorrer às outras escolas?? O que deixou de ser obrigatório foi inserir QZP’s nas preferências, quanto ao resto continua a existir minimos e máximos (concelhos e agrupamentos)

        • A. N. on 6 de Setembro de 2014 at 23:02
        • Responder

        E já agora vou estar com atenção pois não tem condições nem de renovar nem de na lei da vinculação pois quebraram os contratos sucessivos. A ver se este ano não o fazem. Espero que tenham tido a decência de concorrer aos horários que efetivamente têm condição de ocupar. Se acha longe … não concorre.

          • Tiago on 29 de Setembro de 2014 at 19:30

          Peço desculpa mas essa conversa do “se acha longe… não concorre” só pode vir mesmo de mentes iluminadas que acham que sabem tudo. Como eu conheço vários e passo a explicar: Como é sabido temos que concorrer obrigatoriamente a um mínimo de 25 escolas. Nem todas as zonas do país têm 25 escolas num raio geográfico que permita a um pai de 2 filhas de 7 e 4 anos poder acompanhar o seu crescimento e educação. fiquei colocado na minha 25ª e ultima opção que por acaso fica a mais de 80 km de minha casa numa estrada de serra e que representa 1,5 h para cada lado, ou seja, 3 horas de diárias de viagem. Se não fosse essa regra estúpida do mínimo 25 escolas eu nunca teria concorrido porque já sabia à partida que não estava disposto a ir para tão longe.
          Lembrem-se que nem todos os professores que concorrem têm situações iguais mas que todos temos o direito a um concurso justo e claro. Não gritem uns com os outros. Gritem todos juntos por melhores condições!

      • Dinis on 6 de Setembro de 2014 at 20:09
      • Responder

      A.N.- tenho a certeza que que a sua preocupação não são nada os alunos. Tenha a decência de ser inteletualmente honesto e reconhecer que as pessoas que trocaram têm toda a legitimidade para o fazer. E ao largarem um horário por outro, deixam vago o primeiro, logo não prejudicam qualquer colega.

        • A. N. on 6 de Setembro de 2014 at 22:54
        • Responder

        Não prejudicam???? Olhe este ano se o fizerem os colegas só conseguem ficar já em temporário… se querem ficar nas teips perto de casa concorrem só às teips perto de casa. Não concorram para o que não querem.

    • MTF on 6 de Setembro de 2014 at 22:22
    • Responder

    Depois de todas as trapalhadas provocadas pelo ministério relativamente à BCE, que como já se viu não funciona nem tem pernas para andar, ainda virá aí algum iluminado daqueles que têm a mania que sabem tudo, tipo MST, dizer nas televisões que a culpa é dos professores, já que nada está bem para eles.
    O pior ainda está para vir, será a selecção que as escolas terão de fazer em função dos sub-critérios, caso estas tenham tempo e meios humanos para o fazer. Provavelmente dentro de um mês ainda andaremos por aqui enrolados com a BCE.

    • sandra on 6 de Setembro de 2014 at 23:05
    • Responder

    Então e o GRAVE problema dos subcritérios desaparecidos? Ninguém abordou o assunto?

    • Ricardo on 7 de Setembro de 2014 at 0:03
    • Responder

    Boa noite. Depois de ler estes comentários apetece-me dizer o seguinte: somos muito fracos. Fracos, porque, individualmente, não conseguimos mudar nada e criticamos tudo. E, fracos, porque, coletivamente, não temos a capacidade de perceber que quem nos governa organiza isto de forma a nos dividir cada vez mais.
    Sou professor do quadro e desde 2009 vejo colegas qzps ultrapassarem-me porque (e sem culpa dos mesmos) não têm horário e na mobilidade interna concorrem em 1ª prioridade ( deixo aqui o meu caso que sou quadro e tive que me deslocar para 70 kms de casa para cada lado e um colega qzp, 600 lugares atrás de mim, ficou a 1 km de casa. Eu fazia 140km por dia e ele 2km). A minha mulher é contratada e está o mesmo a acontecer com os contratados. Os mais graduados vão ficar longe sem possibilidade de denuncia e os menos graduados, aqueles que ficarem com horários incompletos, vão poder denunciar para ficar em horários completos, perto de casa. Enquanto nos governarem desta maneira e deixarmos que o façam sem agirmos de forma firme…. vamos ter arlindos mais ricos e nós cada vez mais pobres! Somos pessoas de ação nos blogs mas depois pouco fazemos para mudar o que quer que seja. Diga-se de passagem que quem nos faz isto tb sabe o que está a fazer…. No fundo tenho saudades daquela manif dos 120000 contra a ML. Mas agora apetece-me QUASE dizer: volta ML…

    • maria on 7 de Setembro de 2014 at 1:22
    • Responder

    Gostei de ver o reconhecimento de algumas falhas por parte do Ministério. Existiram mt erros na aplicação, na concepção da mesma. O importante é melhor e torna-la eficaz. Em relação aos critérios (subcritérios) sou da opinião que devem ser já retirados. Uniformizava o procedimento e evitávamos mais ruído. Espero bom senso …

    • Joana on 7 de Setembro de 2014 at 11:05
    • Responder

    Bom dia!
    Sou de opinião de que a DGAE devia desconsiderar todos os subcritérios, ou sejam, todos deviam ser anulados e a graduação na BCE deveria ser por classificação profissional e tempo de serviço. É extremamente grave o que está a acontecer com o desaparecimento dos subcritérios dos recibos. Como vão as escolas elaborar as listas de graduação com a confusão perniciosa dos subcritérios? No caso dos colegas que concorreram a dois ou mais grupos de recrutamento, o caos elevou-se ao expoente máximo.
    Quando liguei para a DGAE a denunciar a situação anómala em que os docentes opositores a dois ou mais grupos de recrutamento se encontram, eles responderam-me que não tinham nada a ver com isso e que foram as escolas que elaboraram os subcritérios. Eu respondi que a DGAE tinha tanta ou mais responsabilidade porque é esta entidade que valida os subcritérios definidos pelas escolas e que os informáticos deveriam ter mais conhecimento acerca da forma como se processa os concursos porque não se admite que não haja discriminação nos subcritérios entre os grupos de recrutamento. É lamentável que estas situações não tenham grande expressão na comunicação social. Apenas passou na televisão que os problemas que se prendiam com a utilização da plataforma eram de acesso a esta e nunca deram ênfase aos outros problemas bem pertinentes como a questão daqueles imbecis subcritérios.
    Já viram o tempo que as escolas vão perder ao elaborarem as listas de graduação com aqueles subcritérios?Elas próprias vão ficar confusas… Imaginem um candidato que concorra a 4 grupos de recrutamento para uma determinada escola (como é o meu caso) e a aparecer um único tempo de serviço no subcritério alusivo ao tempo de serviço no grupo de recrutamento que se candidata… Enfim…

      • A. N. on 7 de Setembro de 2014 at 15:50
      • Responder

      Nesse caso talvez fique apenas naquela onde tem o tempo de serviço certo… pois foi nesse grupo em que pensou quando preencheu a aplicação.

        • E assim... on 7 de Setembro de 2014 at 16:31
        • Responder

        Para tão aberrante comentário só alguém totalmente desesperado….

    • Filipe on 7 de Setembro de 2014 at 20:46
    • Responder

    Ou é de mim, ou isto tudo deixa-me completamente confuso. Por exemplo, se entrar num horário de 15 horas temp na CI ou na reserva de recrutamento, continuo na BCE? E se entretanto sou também colocado na BCE? Sou penalizado?

      • Sónia on 8 de Setembro de 2014 at 10:04
      • Responder

      Também gostava de saber a resposta a essa pergunta.

  1. […] reunião da Fenprof com a DGAE foi dito que os docentes colocados em horários completos seriam retirados para novas colocações, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: