Por que faltam professores

 

Há pelo menos dez anos existe evidência de que, se nada fosse feito, os professores haviam de faltar. A inércia venceu a evidência de uma década.

Por que faltam professores

“Ao longo da última década, o CNE tem vindo a alertar, em relatórios e recomendações, para o envelhecimento do corpo docente […]. Estudos recentes apresentam projeções das necessidades de recrutamento de novos docentes para os próximos anos […].” Começava assim o programa do seminário “Faltam professores! E agora?…”, organizado pelo Conselho Nacional da Educação (CNE). Os qualificados estudos ali apresentados pelo professor Luís Catela Nunes (NovaSBE) e professora Luísa Loura (Pordata) poderiam ter sido encomendados/desenvolvidos antes? Sim, poderiam. Não foram desenvolvidos, porquê? Não havia forte evidência sobre a possível falta de professores? Sim, havia.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2022/05/por-que-faltam-professores/

3 comentários

    • Professor on 27 de Maio de 2022 at 11:11
    • Responder

    Ouçam os professores com problemas. Como já disse noutro post relativamente à MPD, estas novas medidas deveriam ser estudadas com muita calma e com mais conhecimento de fato, por parte do ME, sobre os mais diversos motivos que fazem com que os professores infelizmente precisem dela.

    Neste sentido, o adiamento para o próximo concurso e consequentemente a discussão meticulosa das medidas, seria uma atitude sensata do Governo.

    O desgaste da profissão é indiscutível. Metade dos professores apresentam sinais de sofrimento psicológico.
    As novas medidas que o ME quer implementar na MPD são para quê? Para que passem a ser dois terços?

    • Manuel on 28 de Maio de 2022 at 12:13
    • Responder

    Porque estão velhos, doentes, cansados, fartos de serem ignorados e maltratados. Mais, fartos de aturar gente mal educada, começando pelos alunos e os respetivos progenitores. Gente mal educada e mal formada, sempre pronta a apontar o dedo à escola e aos professores para justificar os seus próprios inconseguimentos e incompetência. Gente que não respeita nada e ninguém e que quer ir mandar na escola, moldando-a aos seus próprios caprichos.

    • sandra on 28 de Maio de 2022 at 18:47
    • Responder

    Vocês não entenderam o teor da notícia. Não é questão das ausências por doença ou por outros motivos mas sim do facto (sim, facto e não fato, ainda não estamos no Brasil) de, não tarda, não haver docentes suficientes para suprir as necessidades. As vagas disponíveis. Já perceberam ????

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: