Monodocência ou Pluridocência?

Eis uma questão que tem sido debatido há vários anos e que nada tem de pacífico dado a diversidade de opiniões. Há quem considere a monodocência esgotada e quem a defenda acerrimamente, além de haver quem fique no meio termo.
Há alguns anos, ponderou-se estender o modelo da monodocência ao 6.º ano para que não houvesse solavancos na passagem do 1.º para o 2.º ciclo. A ideia foi lançada, mas o modelo manteve-se até hoje sem alterações.
Entretanto um sindicato numa conferência afirmou que “o modelo do professor único está esgotado”. Há experiências que mostram que o 1.º ciclo pode ser enriquecido com outros professores, seja para alunos com necessidades educativas especiais, seja noutras situações. Nesta linha de pensamento, outros afirmam que não é nada fácil o trabalho de um docente do 1.º ciclo que tem de dominar, em simultâneo, áreas tão distintas e, por isso, o professor de 1.º ciclo deve especializar-se numa área, à semelhança do que acontece nos outros ciclos e em nome de uma mudança mais tranquila entre 1.º e 2.º ciclos.
No meio termo aparece quem defenda os alunos do 1.º ciclo devido a estarem habituados à presença de mais do que um docente durante um dia de aulas, há sempre uma figura de referência predominante, neste caso, o professor titular. As crianças estão a crescer, a desenvolverem-se afetivamente, e precisam de um acompanhamento próximo. Para evitar o corte drástico entre o jardim de infância e a entrada no 1.º ciclo, sugerem que poderia haver um professor a ensinar Português, Matemática e Estudo do Meio e outro docente a lecionar as áreas das Expressões Artísticas, havendo assim a presença de dois professores na mesma turma. O que permitiria, por outro lado, uma entrada mais suave no 2.º ciclo.
Os argumentos da defesa da preservação da monodocência são múltiplos e variados. Entendem que as crianças nesta faixa etária necessitam de um professor referência, de um modelo e de afetos próprios desta idade. Não é por acaso que a monodocência graça nos países mais evoluídos no campo educacional. A monodocência permite uma melhor gestão do tempo letivo e uma melhor articulação das diferentes áreas disciplinares. Até a nível disciplinar a monodocência é uma grande vantagem. No 1.º ciclo raramente há casos de indisciplina, como é que um aluno concluiu o 1º ciclo sem incidências disciplinares e transitando para o 2.º ciclo, passado 3 ou 4 meses já é apontado como um caso de indisciplina. Há quem acrescente que a escola deve assentar nas virtudes da previsibilidade e da rotina – a manutenção deste paradigma de Professor do 1.º Ciclo em defesa da qualidade das aprendizagens. Também não é despropositado considerar que as crianças do 1° CEB estão num momento chave do seu desenvolvimento social e afectivo e, nesse sentido, necessitam de um acompanhamento constante, proximal e um modelo de “disciplinarização” contraria a visão que se baseia numa perspectiva integrada do desenvolvimento e do sucesso das crianças. Há quem não duvide, que a monodocência, no tempo e sociedade atuais, é cada vez mais importante pois garante-se às crianças um adulto qualificado e altamente preparado para ser uma referência. As crianças estão a crescer, a desenvolverem-se afetiva e socialmente, e precisam de um acompanhamento próximo e transversal. Gestão mais eficaz e consequente do tempo letivo. Maior e melhor articulação dos saberes entre as diferentes áreas.
E muitas mais citações poderiam aqui ser colocadas em prol e contra a monodocência. Como conclusão e por aquilo que tenho falado com colegas, a maioria dos que defendem a pluridocência fazem a pensar na diferenciação que há na carga horária lectiva de 25h e 22h, para uns uma hora ser 60 min e para outros ser 50, ter redução da componente lectiva por ser director de turma, em suma usufruir dos benefícios que a monodocência não tem. Aproveito para terminar, afirmando que a Escola deve ser encarada como um espaço nobre, onde as crianças devem ter tempo e espaço para brincar em detrimento daquela visão em que a Escola é somente um espaço de trabalho contínuo e mecanizado. E, já agora, deve tratar os professores do 1.º Ciclo, bem como os Educadores de Infância, com a justiça, a equidade e com o carinho que justificadamente são credores e que em tempos idos eram compensados com um regime especial de aposentação.

José C. Campos

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/12/monodocencia-ou-pluridocencia/

24 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Alecrom on 6 de Dezembro de 2020 at 13:09
    • Responder

    Já é tempo de se acabar com a monodocência no 1.º ciclo.
    Ainda há quem a defenda?

    • Fernando, el peligroso de kas verdades. A falar sobre a vergonha nacional. on 6 de Dezembro de 2020 at 13:22
    • Responder

    Mas não chega já terem em Portugal o maior privilégio, entre todos os países do mundo, que é a carreira única?
    Que mais será preciso para termos esta malta do pré e do 1.⁰ ciclo contentes?
    Digam-me um país no mundo em que uma Babá ou um docente do primário tenha uma carreira igual aos do secundário?
    Vergonha portuguesa, que não dá valor ao mérito. As atuais babas e primários de 50 ou 60 anos foram para isso porque não tinham capacidades para, no seu tempo, irem para a universidade e nem entraram nela por falta de aprovação para tal nos exames de ingresso.

    • Fernando, el peligroso de kas verdades. on 6 de Dezembro de 2020 at 14:17
    • Responder

    ???????

      • Seriedade on 6 de Dezembro de 2020 at 14:40
      • Responder

      Eu ,como prof do ES, começo a pensar que o colega tem um trauma com babás ou é um ex de uma babá.

        • Fernando, el peligroso de las verdades. on 6 de Dezembro de 2020 at 16:52
        • Responder

        Você é aldrabão! Não é prof. secundário.
        Você foi atingido e enfiou a carapuça.

          • Rui Filipe on 6 de Dezembro de 2020 at 22:24

          Eis um professor (?) do tempo da pedra lascada. Há docentes , desde a pré até ao secundário, com muita boa formação académica, com muita formação acrescida, com um grande bakground. Só um saloio armado em Jaquim , pode dizer tamanhos disparates.

          • Carlos on 7 de Dezembro de 2020 at 9:52

          Babá é o quê? Não conheco o termo.
          Para sua informação a carreira do antigo Magistério Primário (dos professsores que têm agora as idades que refere) formava professores para leccionarem a instrução primária que se chama hoje o primeiro ciclo; a formação era excelente e bastante completa.
          Refiro que sou professor de carreira com uma licenciatura universitária e duas pós-graduações.

          • Fernando, el peligroso de kas verdades. As Babás e os primários. Na mouche! on 7 de Dezembro de 2020 at 14:59

          Mais dois, Luís Filipe e Carlos, a quem a mocada acentou bem. Foram feridos na asa, naquili que sabem ser o euromilhões que ganharam, mas só por estarem em Portugal.
          Essa é boa, ia-se para a Escola do Magistério Primário porque não queria ir para a universidade! Não ia porque não tinga capacidade, mais nada!
          E para já nem falar das Babás e primários que tento o 5.⁰ ano e Magistério primário descontarem 35.000 euros para a CGA e dela estão a receber cerca de 1 milhão de euros, tal foi a orgia de se reformarem tão cedo,!
          VERGONHA.

    • Tozé on 6 de Dezembro de 2020 at 15:01
    • Responder

    Obviamente a monodocência tem de ter um fim!
    Não há ninguém que possa saber de Português, Matemática, Ciências, Música, Ed. Física… tudo ao mesmo tempo.
    Sabem tudo mal e pela rama e isso depois reflete-se.
    É vergonhoso o ensino no 1.º ciclo. São muito poucos os bons professores neste nível de ensino.
    Se se especializassem num só assunto o nível iria subir, certamente.

      • Gil Augusto Jorge on 6 de Dezembro de 2020 at 19:56
      • Responder

      Monodocência semopre…
      Sejam quais forem os argumentos, o que se acaba por comprovar é que a monodocência é que melhor serve os interesses dos alunois destas idades e a continuidade para o segundo ciclo, prevista aquando da criação as escolas superiores de educação, com o oibjetivo de passar de um professor para três. Um a dar a área de línguas, outro na área de Ciências e outro nas expressões, acabou por nunca ser implementada. Façam-no e verificarão os resultados.
      Educação de qualidade.
      Preocupe-se a cumprir na sua área e ciclo de ensino e deixe os outros fazer o mesmo no seu.

      • maria on 6 de Dezembro de 2020 at 21:11
      • Responder

      ” Não há ninguém que possa saber de Português , Matemática, Ciências, Música , Educação Física … tudo ao mesmo tempo”.

      A que nível de ensino é dirigida a tirada?
      Se fosse no ensino secundário, ou mesmo 3º ciclo , evidentemente , dada a maior ou menor complexidade das matérias; já no primário ou 1º ciclo , os docentes terão mais que obrigação de dominar todos aqueles saberes atendendo ao nível elementar do que ensinam. E isto nada tem de desprestigiante para estes professores . Sempre foi assim .
      É bom lembrar que tanto no antigo Magistério como nas eses, bem ou mal ,tiveram formação para leccionar aquelas áreas .

        • Tozé on 7 de Dezembro de 2020 at 1:15
        • Responder

        O nível elementar tem mais profundidade e subtilezas dos assuntos do que pensa.
        Percebe-se a léguas que não sabe do que fala e ainda é daqueles que julga que para se dar 1.º ciclo é saber ensinar a ler e contar e pouco mais.

    • cecil2402 on 6 de Dezembro de 2020 at 17:12
    • Responder

    o Sr Fernando, el peligroso de las verdades acha que uma babá é a mesma coisa que uma educadora de infância???? se sim quais os seus fundamentos???

      • Fernando, el peligroso de las verdades. on 6 de Dezembro de 2020 at 20:32
      • Responder

      Sim, é quase a mesma coisa. Praticamente, guardam crianças. O que é trabalho.
      Contudo esse trabalho tem um valor. Não o valor que é dado em Portugal, equiparando ao prof. do ensino secundário.
      Não está em causa o trabalho.
      Mas em nenhum país do mundo a carreira é única. Porque será?
      Bem sabemos que os sindicatos comeram de cebolada o Cavaco PM e o Guterres ao tempo. Estes queriam era os votos. Não olharam para o futuro. Agora estamos todos a pagar a orgia

        • Cecil2402 on 7 de Dezembro de 2020 at 15:20
        • Responder

        Pois fique a saber que a sua ignorância relativamente ao trabalho desenvolvido em jardim de infância é medonha!! Talvez esteja na hora de se informar melhor!! E já agora acha que quem leciona no pré escolar ou no primeiro ciclo é pelo dinheiro que ganha no final do mês??? 😂😂😂

          • Fernando, el peligroso de kas verdades. on 7 de Dezembro de 2020 at 21:21

          Vou fugir daqui. As Babás estão feridas porque foram atingidas na verdade encondida.
          Já estão assanhadas. Enfiaram a carapuça.

    • Gil Augusto Jorge on 6 de Dezembro de 2020 at 19:52
    • Responder

    Monodocência semopre…
    Sejam quais forem os argumentos, o que se acaba por comprovar é que a monodocência é que melhor serve os interesses dos alunois destas idades e a continuidade para o segundo ciclo, prevista aquando da criação as escolas superiores de educação, com o oibjetivo de passar de um professor para três. Um a dar a área de línguas, outro na área de Ciências e outro nas expressões, acabou por nunca ser implementada. Façam-no e verificarão os resultados.
    Educação de qualidade.

      • Tozé on 7 de Dezembro de 2020 at 1:19
      • Responder

      Monodocência é para acabar o quanto antes.
      As coisas evoluem. Isto não é o tempo do saber ler, escrever e contar.
      O ensino evoluiu e muito. Os assuntos e as didáticas também. A maioria dos professores monodocentes estão completamente desatualizados e só fazem mal ao ensino.

    • Gil Augusto Jorge on 6 de Dezembro de 2020 at 19:56
    • Responder

    Educação de qualidade.
    Preocupe-se a cumprir na sua área e ciclo de ensino e deixe os outros fazer o mesmo no seu.

    • C'est Moi on 6 de Dezembro de 2020 at 20:26
    • Responder

    Não sou? põe-me à prova.
    grupo 430 ( Economia-Contabilidade ) e coordenador de curso profissional.
    Como disse, testa-me.

    • Fernando, el peligroso de kas verdades. on 6 de Dezembro de 2020 at 20:30
    • Responder

    Sim, é quase a mesma coisa. Praticamente, guardam crianças. O que é trabalho.
    Contudo esse trabalho tem um valor. Não o valor que é dado em Portugal, equiparando ao prof. do ensino secundário.
    Não está em causa o trabalho.
    Mas em nenhum país do mundo a carreira é única. Porpue será?
    Bem sabemos que os sindicatos comeram de cebolada o Cavaco PM e o Guterres ao tempo. Estes queriam eram os votos. Não olharam para o futuro. Agora estamos todos a pagar a orgia.

    • Alecrom on 6 de Dezembro de 2020 at 22:13
    • Responder

    Sujeitar uma criança ao/à mesmo/a (mono)docente durante 4 anos, é quase crime.

    • Tozé on 7 de Dezembro de 2020 at 1:15
    • Responder

    O nível elementar tem mais profundidade e subtilezas dos assuntos do que pensa.
    Percebe-se a léguas que não sabe do que fala e ainda é daqueles que julga que para se dar 1.º ciclo é saber ensinar a ler e contar e pouco mais.

    • Adelino on 7 de Dezembro de 2020 at 8:58
    • Responder

    Bom dia

    Tenta ensinar o que é o “amarelo” a um cego e verás para que te serve a tua grande especialização em “cores e pigmentos”, obtida na melhor universidade do mundo que é a tua, claro !!!!!
    É tão básico reconhecer o amarelo…..ehehehe

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading