Pode ser que desta forma o MEC verifique o descrito aqui, aqui e aqui antes de fazer a asneira de publicar as listas de colocações com esse possível erro.
Professores postos fora do quadro
Docentes em desespero desconhecem motivos das alterações.
A Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) alterou as listas provisórias do concurso externo que vai vincular em setembro 1543 professores, afastando da primeira prioridade dezenas de docentes e promovendo outros a esses lugares.
Professores que esperavam efetivar aperceberam-se da mudança nos últimos dias e ficaram em choque. “É um desespero. Fui notificado de que passei para a segunda prioridade, sem apresentarem o motivo, quando tenho 10 nos de contratos completos e sucessivos. Vou para tribunal por danos morais”, disse ao CM Fernando Couto, professor de Educação Física.
Arlindo Ferreira, autor do blogue Arlindovsky, detetou outros nove casos semelhantes: “São todos docentes de Educação Física e já verifiquei que cumprem os requisitos da norma-travão. Só pode ser um engano.” O Ministério da Educação e Ciência (MEC) disse ao CM que foram analisadas “reclamações de docentes e escolas” e “todas as candidaturas alvo de denúncias ou de suspeita de irregularidades”, tendo havido “passagem de docentes da 1ª para a 2ª prioridade, mas também o inverso”, em vários grupos de recrutamento.
O MEC diz estar a “fazer verificações finais, para que as listas definitivas possam sair corretas”, e lembra que, após a publicação, os docentes têm cinco dias para “interpor recurso hierárquico” e apresentar “provas de como reúnem os requisitos da 1ª prioridade. O MEC garante que, caso o docente tenha “condições para estar na 1ª prioridade”, a situação é “regularizada de imediato”.



10 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Parabéns Arlindo!! Obrigada.
O Ministério da Educação e Ciência (MEC) disse ao CM que foram analisadas “reclamações de docentes e escolas” e “todas as candidaturas alvo de denúncias ou de suspeita de irregularidades”, o que eu acho é que nem analisaram as denúncias, e relegaram todos os professores “denunciados” para a 2a prioridade, para posteriormente eles se defenderem com o RH…. no mínimo ridículo…
Pois é……mas na secretaria garantiram me que o MEC solicitou averiguações a 4 colegas e eu não era um deles…..como fui notificado então?… A chefe de secretaria, garante que tudo está em condições e os documentos o comprovam, assim como as escolas por onde passei durante 2009/ a 2015 (foram apenas 3). Aliás ao expor me desta forma,metendo a consciência tranquila….agora COLEGAS LESADOS…..exponham- se para juntos repor a verdade
Couto, pois na minha secretaria a mesma coisa, garantiu a chefe e o diretor, ninguém pediu nada, volto a deixar o meu numero de candidato e analisem onde está a irregularidade 1288348819
Obrigado Arlindo! Vamos ver se conseguimos resolver esta trapalhada, é mais uma obra prima do Ministério da Educação.INACREDITÁVEL!!!
Dizem para colocar mos recurso hierárquico…..mas porquê? Quando o erro é deles, devemos é colocá-los em tribunal por incompetência e por incapacidade de correção caso saiam as listas e não tenham reposto a verdade. Para que não haja dúvidas o meu número é o 6206714446 (07 a 09 horário Cp. Na escola José Cardoso pires na amadora; 09 a 13 horário Cp. Na escola António gedeao em Odivelas; 13/14 horário Cp. Na escola EBI Vale rosal em Almada e 14/15 horário Cp. Na escola Vasco Santana em Odivelas. Todos na 1ª colocação do MEC COM DATA DE 01/09 a 31/08 de cada ano e sempre no grupo 620….. Mais fácil do que isto para o MEC verificar será difícil. E mais grave é que a notificação vem assinada…..para já não exponho o nome dessa pessoa.
Partilhem a notícia no face…espalhem…pressionem……obriguem a que se faça justiça
Bom Dia Arlindo,
A minha Candidatura também passou para a 2ª prioridade, não sei o porquê. Sempre tive contrato desde o dia 1 de Setembro em escola sem autonomia e sem ser TEIP, ou seja sempre fui colocado pelas listas nacionais da DGAE.
O meu numero de candidatura é o seguinte; 3837306097
Justificação do técnico: Face à reanálise da candidatura em apreço, verificou-se que o/a candidato/a não reuniu os requisitos previstos no n.º 2 do artigo 42.º do DL n.º
132/2012, de 27/06, na redação conferida pelo DL n.º 83-A/2014, de 23/05, retificado pela Declaração de Retificação n.º 36/2014, de 22/07. Assim, foi invalidado o campo 4.3.1, passando da 1ª para a 2ª prioridade, mantendo-se admitido/a a concurso
.
O mais engraçado é que eu não fiz nenhuma reclamação, pois estava tudo certo no verbete
arlindo, comigo passa-se exatamente a mesma coisa. tenho na secretaria tudo a commprovar os requisitos para a 1ª prioridade e foi notificada como tendo passado para 2ªprioridade. Que devo fazer agora?
Ainda por cima não indicam a razão dessa passagem…pedem que se comprove e não faço ideia que documentos devo reunir!
Por acaso tem no seu processo isto ” Declaração comprovativa de prestação de serviço efetivo em funções docentes em estabelecimentos de educação ou ensino da rede do Ministério da Educação e Ciência, no mesmo grupo de recrutamento, com habilitação profissional e componente letiva, passada pelo agrupamento de escolas ou escola não agrupada onde se encontra em exercício de funções, para efeitos da 1.ª prioridade do concurso externo e n.os 2, 11 e 12 do artigo 42.º do Decreto -Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na redação que lhe foi conferida pelo Decreto -Lei n.º 83 -A/2014, de 23 de maio.