Pelo Menos 10 Docentes do Grupo 620 Foram Relegados da 1ª Prioridade pela DGAE

… sem qualquer razão aparente.

 

Pelo que se verifica neste artigo, existem pelo menos 10 docentes do grupo 620 que foram relegados da 1ª prioridade, pela DGAE, de forma unilateral, sem qualquer motivo aparente.

São docentes que encontravam-se nas listas provisórias de admissão na 1ª prioridade e que reúnem todos os requisitos exigidos para a norma travão.

A estes docentes não terá sido pedida qualquer reavaliação através dos registos biográficos e são docentes que foram colocados sucessivamente em listas publicadas pela DGAE e que são publicas.

à primeira vista vejo isto como mais um erro dos serviços jurídicos da DGAE, mas não posso ainda dar essa certeza.

 

Seria bom que o MEC se pronunciasse sobre estes casos, pois, pelos relatos que me chegam destes docentes, em nenhum dos casos existe qualquer justificação para essa alteração de prioridade por parte da DGAE e está a provocar um mau estar e desânimo em quem está a aguardar pela publicação das listas de colocações e aguarda com todo o direito ser integrado em lugar de quadro.

Também percebi que grande parte dos docentes ainda não foi verificar a notificação da reclamação e este número até pode aumentar.

Também existe um ou outro caso relatado de outros grupos de recrutamento, mas a incidência maior recai sobre o grupo 620.

 

A notificação que estes docentes receberam é a que consta na imagem seguinte:
 
reavaliação

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/06/pelo-menos-10-docentes-do-grupo-620-foram-relegados-da-1a-prioridade-pela-dgae/

60 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Helder Costa on 13 de Junho de 2015 at 11:49
    • Responder

    Antes de mais muito obrigado pela atenção e pelo tempo dispendido com o apoio prestado.
    Sou um dos professores do 620 que se encontra nesta situação e acredito que muitos mais serão, mas ainda não foram confirmar ( eu só o fiz ontem por ter visto aqui no blog que o podiamos fazer).
    Escusado será dizer que isto não tem lógica nenhuma. Resta aguardar pelas listas e ver o que acontece mas entretanto vou aproveitar a 2° feira para pedir copia do meu registo biográfico ( sei que está tudo correto, pois antes do concurso confirmei).
    Um grande abraço para todos e vamos ter calma.

      • catarina on 13 de Junho de 2015 at 12:08
      • Responder

      verificamos na parte do verbete – notificação da reclamação? A mim não aparece nada! Obrigada

        • Helder Costa on 13 de Junho de 2015 at 13:14
        • Responder

        Se não aparece nada deve estar tudo bem.

          • catarina on 13 de Junho de 2015 at 23:32

          obrigada

      • bessa on 13 de Junho de 2015 at 12:27
      • Responder

      Também quero agradecer ao Arlindo pela atenção e apoio prestado, tem sido incansável, OBRIGADA!
      Sou mais uma do grupo 620 e também me aconteceu como ao colega Helder, só verifiquei porque vi um post no blog e longe do meu pensamento estaria a notificação na minha área. Confesso, fiquei mal… quem irá “pagar” este desgaste?
      Segunda feira irei à secretaria da minha escola e começar a tratar dos papéis para o RH. Pensava eu, que este ano teria umas férias mais relaxadas… mas, enganei-me!
      Aguardo as listas e espero mesmo que a notificação tenha vindo por erro!
      Cumprimentos.

        • Sandra Neto on 13 de Junho de 2015 at 20:49
        • Responder

        Muito boa noite a todos.

        Antes de mais, queria agradecer ao Arlindo pelo seu excelente trabalho, pois sem ele, não saberia que estava nesta triste situação.
        MUITO OBRIGADO ARLINDO.

        Sou do Grupo 620 e verifiquei ontem à tarde que tinha passado para 2ª prioridade sem motivo aparente.
        Reúno todas as condições da norma travão e não percebo como isto foi acontecer.
        2ªf irei à secretaria da minha escola pedir o verbete e posteriormente irei ao ME pedir justificações.

        Seria proveitoso e positivo se, pudéssemos nos juntar e irmos todos perceber o que se passa.
        Os meus dados são:

        Grupo:620

        N° candidato: 8676064911

        Lugar na lista provisória: 123

        N° contratos sucessivos/ anuais/ completos: 9

        Contratos em TEIP: Sim

        Avaliação igual e superior a bom: Sempre

        • Sandra Neto on 13 de Junho de 2015 at 20:54
        • Responder

        Antes de mais, queria agradecer ao Arlindo pelo seu
        excelente trabalho, pois sem ele, não saberia que estava nesta triste situação.
        MUITO OBRIGADO ARLINDO.

        Sou do Grupo 620 e verifiquei ontem à tarde que tinha passado para 2ª prioridade sem motivo aparente.
        Reúno todas as condições da norma travão e não percebo como isto foi-me acontecer.
        2ªf irei à secretaria da minha escola pedir o verbete e posteriormente irei ao ME pedir justificações.
        Seria proveitoso e positivo se, pudéssemos nos juntar e irmos todos perceber o que se passa.

        Os meus dados são:

        Grupo:620
        N° candidato: 8676064911
        Lugar na lista provisória: 123
        N° contratos sucessivos/ anuais/ completos: 9
        Contratos em TEIP: Sim
        Avaliação igual e superior a bom: Sempre

          • jj on 13 de Junho de 2015 at 21:37

          Eu vou la na terça feira Sandra se quiser e puder podemos ir

          • bessa on 13 de Junho de 2015 at 21:58

          Eu tenho reuniões de avaliação e vigilância de exames toda a semana…resta-me ir ao sindicato. Coloque aqui depois as novidades dessa ida ao ME. Obrigada.

          • Sandra Neto on 14 de Junho de 2015 at 12:04

          Não gostaria de deixar avançar muito a situação. Assim que tiver novidades direi algo.


  1. Depois de muito procurar, pensar, arranjar uma explicação lógica para ser relegado para a 2ª prioridade, a única que me surge advém do facto de em 2013 as listas de colocação terem saído a 12 de setembro por atrasos do MEC, será que é isto?


    1. Quando digo lógica faltaram as aspas, que não tem lógica nenhuma pois o contrato inicia ma mesma a 1de setembro


    2. Dos números de candidato que constam no outro post, nenhum renovou em 2013, entrando por isso em CI, e os outros colegas renovaram nesse ano?

        • Helder Costa on 13 de Junho de 2015 at 13:12
        • Responder

        Nesse ano só renovaram as teip.
        Sei de um caso de colocação exatamente igual à minha nesse ano e que não tem problemas na candidatura.

          • j on 13 de Junho de 2015 at 13:42

          Ok Hélder, obrigado, voltei à estaca 0

      • sorim on 13 de Junho de 2015 at 13:01
      • Responder

      Não. Nesse caso não havia 1a prioridade

    • Couto on 13 de Junho de 2015 at 12:34
    • Responder

    Obrigado Arlindo por todo o apoio incansável em repor a justiça. Entretanto, aviso restantes colegas que levarei às últimas consequências esta atrocidade que nos estão a fazer pela via judicial, caso não se reponha a verdade dos factos.

    • Manuel Hansen on 13 de Junho de 2015 at 12:53
    • Responder

    Eu acho imensa piada. Primeiro Arlindo dizias que existiam muito menos docentes na primeira prioridade. Agora já existem mais….???? ahhh, mas isso não interessa nada…. Só se fala aqui dos que supostamente passaram para a 2ª prioridade e os que passaram da 2ª para a primeira? Alguém já falou disso? É que pelo que tenho falado na minha escola são muito mais que 10… mas isso não interessa falar? É tão fácil criticar e dizer que tudo esta mal… Alguém fala em algo positivo que o MEC fez? Não. O MEC faz tudo mal? Não não faz. Temos de ser coerentes e não cair na critica fácil e no facilitismo e umbilicalismo. Tenho criticas e aponto-as ao MEC quando são justas. Neste caso não me parece. É tão fácil dizer mal e não reconhecer neste caso que também o MEC fez algo muito positivo, criou cerca de 1500 vagas para o concurso externo, algo que ninguém esperava. Ahhhh mas espera isso não interessa também, o que interessa é deitar abaixo quem nos cria as condições para irmos trabalhando. TODOS os colegas que acharem que estão ou foram injustiçados têm o RH após as listas, e se tiverem razão a situação será reposta. Ou aqui os colegas aqui apenas se interessam com os seus casos e o dos outros colegas não interessam? Alguém já comentou aqui que ficou satisfeito com a sua situação? não? mas deviam.

        • Manuel Hansen on 13 de Junho de 2015 at 13:12
        • Responder

        Não vejo no artigo um numero obrigatório para criação de vagas. Só para os que supostamente tivessem 5 contratos sucessivos seria obrigatório. Certo? mas foram criadas muitas mais… não foi????? Até porque existem colegas com muitos mais anos de serviço do que 5 que não estão na primeira prioridade……. Continuamos a ser umbilicais, só o nosso caso é o importante….

          • j on 13 de Junho de 2015 at 13:20

          Acho que a minha resposta foi elucidativa, falou que o governo criou vagas, aí está a razão da criação das vagas, senão continuava tudo como estava… mas o objetivo deste post é a partilha da informação com colegas que ainda não tenham verificado a sua área reservada e tentar chegar a uma explicação para os tantos erros apresentados…

      • Couto on 13 de Junho de 2015 at 13:15
      • Responder

      Caro Manuel,
      Tem toda a razão mas também já pensou na angústia em que os colegas que injustamente recebem esta notificação sem sentido e é contexto legal quando estavam na iminência de entrar para o quadro? Se formos falar de justiça daria para uma fábula com esta DGAE. Tenho 3 filhos e estou quase há 20 anos para entrar para o quadro. Quando aos olhos da lei, tenho esse direito e me é negado de forma ilegal, repito ILEGAL (documentos o comprovam), imagine como me sinto, eu e outros. Dada a delicadeza da situação e consequências devastadoras para um seio familiar, pelo menos devia ter mais sensibilidade perante os colegas que estão nesta situação. Eu tenho por todos aqueles que pela infelicidade do concurso não podem concorrer na 1ª prioridade……concordo na injustiça da mesma….mas quem dita as leis não sou eu…..mas quem as dita tem que as cumprir de forma clara e justa, coisa que a DGAE, NÃO O ESTÁ A FAZER.

      OS MEUS CUMPRIMENTOS

        • Manuel Hansen on 13 de Junho de 2015 at 13:28
        • Responder

        Caro Couto,

        Se tem as condições para estar na primeira prioridade e se verificar que não está nas listas, coloque RH, a situação será resolvida certamente desde que comprove toda a situação. Assim aconteceu com a minha esposa, passou da segunda para a primeira porque colocou RH o ano passado e só o viu deferido tardiamente, mas conseguiu, logo também vai conseguir. Tenho a sensibilidade necessária porque também tenho família e filhos e tenho 23 anos de serviço como professor contratado e continuo na 2ª prioridade. O meu alerta é no sentido de nos unirmos e não fazermos apenas criticas, quando nem sempre são justas. O MEC não é só a DGAE e a DGAE este ano está a fazer um trabalho exemplar e esta é a minha opinião.

          • A on 13 de Junho de 2015 at 15:48

          A “situação” não devia ter acontecido sequer!!!!!!!! Já há anos que há sucessivas “situações” aberrantes, ilegais, absurdas e que NUNCA há ninguém para assumir erros e responsabilidades. Isto não é brincadeira nenhuma mas parece que andam a gozar connosco! Ah, mande RH depois, que tudo se resolve?! A DGAE tem sido exemplarmente incompetente, a tal ponto, que já muitos se questionam se será propositado, dado o grau de incompetência! Vai ser um case-study, este organismo…

      • carlos on 13 de Junho de 2015 at 13:21
      • Responder

      Quanto recebeu para escrever isto. Já está em campanha? Aspira a especialista ou assessor?

        • Manuel Hansen on 13 de Junho de 2015 at 13:31
        • Responder

        Recebi exatamente o mesmo que o colega recebeu para criticar tudo sem avaliar nada….


        1. Mas diz-me onde está a crítica infundada da minha parte.

          • Rui Teixeira on 13 de Junho de 2015 at 17:04

          Arlindo dá 1 exemplo de alguém que tenha viciado o tempo de serviço. Ou esteja erradamente na 1.ª prioridade. Assim ficamos a saber se é só conversa tua ou afinal existem mesmo esses casos

          • carlos on 13 de Junho de 2015 at 14:09

          Fosse sujeito a esta arbitrariedade e avaliaríamos melhor, como gosta, da exemplaridade da DGAE.

          • A on 13 de Junho de 2015 at 15:51

          Não perca tempo com manuéis hansens, sabemos quem são…


    1. Sim, disse.
      Disse que havia menos de 1453 docentes em 1ª prioridade. A lista de ordenação provisória confirmou isso.
      E o MEC sempre afirmou que iria abrir vagas para os docentes que cumpriam os requisitos da norma travão, não fui eu que disse que as vagas seriam abertas quase em dobro desse número.

      • Pilar on 13 de Junho de 2015 at 20:48
      • Responder

      Ai manel manel, até arreganhas a beiça.

    • Vítor on 13 de Junho de 2015 at 14:32
    • Responder

    Sou do grupo 290, tenho 7 anos de serviço completos consecutivos, a minha candidatura à 1ª prioridade foi validada pela Escola,está tudo conforme e recebi a referida notificação…

      • Maria on 14 de Junho de 2015 at 0:05
      • Responder

      Tens 1461 dias após a profissionalização ate 31/08/2015. O que dá 4 anos e ainda nem completos estão. O que esperavas? O que tens antes é como não profissionalizado. É só fazer as contas…

        • joão on 14 de Junho de 2015 at 14:01
        • Responder

        Até podia ter 0 porque isso depende do documento que apresenta (pode ter feito um novo mestrado) e não invalida que já fosse profissionalizado antes.

      • Maria on 14 de Junho de 2015 at 0:14
      • Responder

      Isto é se for o número: 9866593584. Estranho ver um colega em 1 prioridade com 4 anos de profissionalizado.

      • Maria on 14 de Junho de 2015 at 0:30
      • Responder

      Pelos vistos há vários colegas nesse grupo com menos de 5 anos de profissionalização na 1 prioridade. Aparece um caso mesmo com zero dias após a profissionalização. Não deixa de ser confuso, mas talvez possível!?

    • Hugo on 13 de Junho de 2015 at 14:35
    • Responder

    Também tive hoje a infeliz supresa, de ser relegado para a 2 prioridade, não entendo tenho tudo validado e de repente aparece isto. Mas estás notificações foram res|ltado de denúncias? Gostava de perceber. Sou do 620.


    1. E é mais um infeliz contemplado que tem de descobrir que recebeu uma notificação no dia 9, que segundo alguns colegas, tínhamos a obrigação de saber que no sitio referente a Reclamações, tínhamos uma notificação, sem objeto definido, e que não é referente a uma reclamação realizada por nós acho que tínhamos de consultar a bola de cristal…

    • Patricia Lopes on 13 de Junho de 2015 at 15:36
    • Responder

    Boa tarde a todos o meu nome è Patricia Lopes, sou a 7ª na lista provisória dos contratados do grupo 620, tenho 10 anos consecutivos de horários completos e renovações de contrato, e fui retirada da primeira prioridade. Não sei o que se passa, na escola quando realizei a candidatura disseram-me que estava tudo bem. Estou bastante preocupada. Se alguém souber de mais alguma coisa agradecia que me informassem. obrigada a todos.


    1. Patrícia é o 12º ou 13º caso do grupo 620

    • AntonioCardoso on 13 de Junho de 2015 at 16:40
    • Responder

    Mas como é que a DGAE explica isto?

    • Helder Costa on 13 de Junho de 2015 at 16:42
    • Responder

    Sugiro que se faça uma recolha de dados dos colegas que se encontrão nesta situação. Assim pelo menos poderemos tentar encontrar alga pista sobre o que se está a passar e ficar com mais dados para um recurso.
    Os meus dados:
    Grupo:620
    N° candidato: 6833752818
    Lugar na lista provisória: 29
    N° contratos sucessivos/ anuais/ completos:8
    N° de renovações nesse periodo: 3( 08/09, 10/11 e 11/12)
    Contratos em teip: Não
    Avaliação igual e superior a bom: Sempre

    Se se lembrarem de mais alguma coisa avisem.


    1. encontram… também rima com “situação” 🙂


    2. Grupo:620
      N° candidato: 1288348819
      Lugar na lista provisória: 79
      N° contratos sucessivos/ anuais/ completos:5
      Contratos em teip: Não
      Avaliação igual e superior a bom: Sempre

      • bessa on 13 de Junho de 2015 at 19:22
      • Responder

      Grupo:620

      N° candidato: 8093024328

      Lugar na lista provisória: 34

      N° contratos sucessivos/ anuais/ completos:10

      2004/2005 Sec.Felgueiras; 05/06 a 08/09 VNtazem; 09/10 a 13/14 AEGouveia;

      14/15 AEVNPaiva.

      Contratos em teip: Não

      Avaliação igual e superior a bom: Sempre

      Atestado médico: Nunca

      Técnico especializado: Nunca

      • Rui Paiva on 13 de Junho de 2015 at 23:32
      • Responder

      Grupo:620
      N° candidato: 4370470064
      Lugar na lista provisória: 4
      N° contratos sucessivos/ anuais/ completos:10
      Contratos em teip: Não
      Avaliação igual e superior a bom: Sempre

    • Mário Nogueira on 13 de Junho de 2015 at 17:51
    • Responder

    Os meus Dados
    Grupo:620
    N° candidato: 3642672280
    Lugar na lista provisória: 25
    N° contratos sucessivos/ anuais/ completos- 11
    N° de renovações nesse periodo: 1(07/08) 2(11/12 e 12/13)
    Contratos em teip: Não
    Avaliação igual e superior a bom: Sempre

    • Coitratado on 13 de Junho de 2015 at 17:56
    • Responder

    Obrigado Arlindo, algo se está realmente a passar de estranho, ñ consigo perceber, tenho a certeza absoluta que reuno todas as condições abrangidas pela norma travão, sou o candidato 4241052665, eu ñ fiz qualquer tipo de reclamação.Há colegas na minha situação que ñ receberam qualquer notificação!Será erro informático?Agora como é que vamos descalçar esta bota?Lindo serviço, primeiro enganaram-se com a minha colocação, o meu contrato devia ter sido renovado e ñ foi, mas fiquei colocado logo no início do ano letivo, fiz um recurso e deram-me razão e agora é mais esta, mas que falta de competência meu Deus.

      • Coitratado on 13 de Junho de 2015 at 17:58
      • Responder

      Grupo 620

        • Azores on 13 de Junho de 2015 at 18:17
        • Responder

        Eu sou do 620 e não recebi nada, mas isto não pode ser, algum dos colegas nos últimos 5 anos mudou de escola num desses anos para horário completo e anual?

    • Hugo on 13 de Junho de 2015 at 18:33
    • Responder

    Colegas que perderam a prioridade algum de vocês sofreu um acidente de serviço neste últimos 5 anos, eu sofri o ano passado, será que os senhores da drgrhe não sabem o que é um acidente em serviço. E consideram que estive três meses em casa porque me apeteceu.


    1. Não, Hugo, no meu caso não tive nenhum acidente de serviço…

        • Hugo on 13 de Junho de 2015 at 18:48
        • Responder

        E atestado?

          • jj on 13 de Junho de 2015 at 18:54

          Tb não

    • Maria on 13 de Junho de 2015 at 23:41
    • Responder

    Talvez se esteja a repor alguma justiça!!!!! Há alguns colegas que foram reconduzidos indevidamente após reclamações e reclamações nunca nada lhes aconteceu, talvez o MEC finalmente tenha colocado esses colegas no seu devido lugar, mesmo assim já andaram anos a ser beneficiados em detrimento de outros com melhor média.


    1. Qual recondução e qual justiça Maria, eu “saltei” de escola em escola, durante 5 anos

      • Helder Costa on 14 de Junho de 2015 at 0:13
      • Responder

      Que há coisas injustas nos concursos, todos sabemos que sim ( é um jogo de sorte e a sorte é madrasta).
      Mas justiça é fazer cumprir a lei e, pelo que parece, todos os casos referidos aqui cumprem os requisitos para a 1° prioridade.

      • Couto on 14 de Junho de 2015 at 10:30
      • Responder

      Cara Maria, compreendo a sua frustração….também eu não concordo com estas prioridades, mas eles existem e não fuimeumque as determinei…..nunca estive numa escola teip (se é a isso que se refere) e tenho mais de 10 anos completos e sucessivos no 620. JUSTIÇA É O,QUE EXIJO MESTE MOMENTO….quanto a si, mais respeito e sensibilidade pelos colegas que estão a ser injustiçados. Pode e deve queixar se ao MEC PELA IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA TRAVAO MAS não deve desejar o mal aos colegas que estão a sofrer neste momento. Fica lhe muito mal…..

    • scpalways on 14 de Junho de 2015 at 14:03
    • Responder

    Bom Dia Arlindo,

    Só fui verificar porque fazes um excelente trabalho, assim sendo eu fui um dos que fui apanhado nesta teia de incompetência.
    A minha Candidatura também passou para a 2ª prioridade, não sei o porquê. Sempre tive contrato desde o dia 1 de Setembro em escola sem autonomia e sem ser TEIP, ou seja sempre fui colocado pelas listas nacionais da DGAE.

    O meu numero de candidatura é o seguinte; 3837306097

    Justificação do técnico: Face à reanálise da candidatura em apreço, verificou-se que o/a candidato/a não reuniu os requisitos previstos no n.º 2 do artigo 42.º do DL n.º
    132/2012, de 27/06, na redação conferida pelo DL n.º 83-A/2014, de 23/05, retificado pela Declaração de Retificação n.º 36/2014, de 22/07. Assim, foi invalidado o campo 4.3.1, passando da 1ª para a 2ª prioridade, mantendo-se admitido/a a concurso

    O mais engraçado é que eu não fiz nenhuma reclamação, pois estava tudo certo no verbete


  1. […] ser que desta forma o MEC verifique o descrito aqui, aqui e aqui antes de fazer a asneira de publicar as listas de colocações com esse possível […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: