É melhor ter Rankings? Ó Mendes!!!

 

Marques Mendes acabou de afirmar que: “Mais vale ter estes rankings, que rankings nenhuns.

“Balha-m’ adeus”, mais vale estar calado que dizer disparates…

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/06/e-melhor-ter-rankings-o-mendes/

26 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • F.S. on 28 de Junho de 2020 at 22:06
    • Responder

    Deve ter sido para ‘marcar’ terreno. Estar vivo é o contrario de estar morto…😫🤬

    • GostoDeComparacoes on 28 de Junho de 2020 at 22:19
    • Responder

    Eu concordo com ele e não concordo contigo. Pegando nas tuas palavras, mais valia estares calado. Também concordo que se tu trabalhas bem, ou como dizem alguns diretores “como tens perfil”, vais trabalhar mais e/ou melhor do que outros colegas, mas, claro, tu não pensas assim, nem ninguém na tua escola porque todos trabalham de igual forma, todos gostam dessa situação e todos terminam com Muito Bom.
    Por favor, as comparações provocam, em geral, melhorias e há escolas que devem melhorar, mas, e para terminar, concordo que há muitos dados que devem ser incorporados nos rankings: Não se percebe como se compara a melhor escola pública de Coimbra cuja média da escolaridade dos pais é superior a 14(!!!!!) anos com escolas cuja média é de apenas metade, não se percebe como se comparam escolas onde 91% não tem apoios sociais com outras onde esse número é 40%.

      • Roberto Paulo on 28 de Junho de 2020 at 22:32
      • Responder

      Concordo consigo, se me permite.
      Os «rankings» não interessam a muita gente, desde escolas a professores (muitas e muitos), porque, sem visibilidade, ninguém sabe nada sobre coisa nenhuma. Passa tudo por Xalente e não é isso que se quer.

      Outra coisa é considerar que a Infanta D. Maria é uma escola excelente e a de Alguidares do Coa, má. Peguem nos alunos de Alguidares e coloquem-nos no Val(a)ssassina e depois conversamos,

      Dito isto, há muito escola pública com diretores que não valem um caracol furado e professores que são péssimos profissionais, que chegam a uma sala de aula, mandam os alunos abrir o manual na página X e aqueles respondem: «- Ó stora, já lemos esse na semana passada.». O problema é que é impossível – e ninguém tem interesse – mexer nesta gente acomodada e zero profissional.

      • Vasco Pinto on 28 de Junho de 2020 at 23:59
      • Responder

      Mas diz-me a minha prima Rosa que o Arlindo é mais um radical de esquerda escondido no armário que vive e convive mal com a opinião. Procura chamar a atenção, mas falta inteligência. Ou se tem a opinião dele (antiga, pouco acertada e validada do ponto de vista científico) ou está o caldo entornado. Enfim, quem ainda alimenta esta “coisinha”?

    • Madonna on 28 de Junho de 2020 at 22:48
    • Responder

    Os rankings fazem-me lembrar o campeonato de futebol… Há aqueles clubes que ganham sempre e os outros que não. Na educação, como na vida, se vives a competir, precisas de um ranking. Se vives a cooperar, não precisas.
    E tu, fazes as coisas porque gostas ou porque estás a competir com o vizinho e “não queres ficar para trás?”.

      • Rui Filipe on 29 de Junho de 2020 at 19:24
      • Responder

      É verdade Madonna. Se me permite, eu até vou contar uma história, do valor da cooperação e das pequenas grandes coisas.
      Houve uma vez, um campeonato de pilas, entre espanhóis, franceses e portugueses. Cada equipa era composta por 3 concorrentes.Medidos os comprimentos das 3 pilas dos espanhóis, a soma foi de 45cm.Seguiu-se depois a prova dos franceses, cuja soma foi de 45,5 cm.
      Finalmente, entraram os portugueses em ação e a soma dos seus coisos foi de 46 cm. Claro que os portugueses ganharam o desafio.Mas o que é interessante, é que uma pila de um português media 20cm, outra media19cm e a última pila media 7cm.Este último concorrente português disse e com muita propriedade: se não fosse eu , não teríamos ganho.
      Moral da história, cada um nasce com uma medida e o que realmente conta, é o valor da cooperação e não o da competição e o que muitas vezes mais tarde, se traduz em ganância, quer haja COVID 19 ou não.

    • Helder on 28 de Junho de 2020 at 23:31
    • Responder

    Em duas escolas da mesma cidade as posições no ranking mudam de ano para ano.
    Num ano uma está zona dos 100 e a outra nos 300, noutro ano as coisas mudam.
    Os professores são sempre os mesmos que dao as disciplinas de exame.
    O que muda?
    O ALUNO.

    Se a escola tem a sorte de ter bons alunos naquele ano, pronto…sobe no ranking.

    Os rankings nada tem a ver com as escolas ou professores (só influenciam 10%), mas sim com a qualidade dos alunos naquele ano específico.

    As com melhores classificações atraem , não sei pq, os melhores alunos, que no fundo seriam bons em QQ escola.

    É assim…

    • Helder on 28 de Junho de 2020 at 23:32
    • Responder

    Não percebo os professores que acham que fazem a diferença. Realmente o EGO nesta classe está muito inchado.

    • Helder on 28 de Junho de 2020 at 23:33
    • Responder

    Concluindo o Marque Mendes das duas uma ou não pesca nada de Educação ou então interessa-lhe os financiamentos privados escolares… Qual será?

      • Rui Filipe on 29 de Junho de 2020 at 18:35
      • Responder

      Claro. Ele não esteve ligado e ainda não estará, a’Escola Superior de Educação da sua terra, Fafe?

    • FIlipe on 29 de Junho de 2020 at 0:55
    • Responder

    Mas não falam deste Ranking , o quase pior país da Europa em casos diários e número de infetados . Parece que este ano o Natal irá ser dentro de casa sem luz na rua … a ver vamos .

    https://i.postimg.cc/3rnD2znb/1.jpg

    Mas não esqueçam que depois enviam os inspetores aos colégios privados para averiguarem as notas inflacionadas … mas não as baixam , pudera … filhos de médicos , advogados , juízes … e capangas dos crimes organizados , dos Vistos Gold … até a inspeção se enfia pelo primeiro buraco que encontra para se esconder desses abutres .

    • Fernando on 29 de Junho de 2020 at 1:02
    • Responder

    Este meia-leca e é pequeno em tudo.

    • Fernando on 29 de Junho de 2020 at 1:08
    • Responder

    Este meia-leca e é pequeno em tudo.
    Para quem não sabe, o Marques Mendes tem de altura 1,53 metros. Bem sei que não tem culpa, mas é pequeno.

    • Fernando on 29 de Junho de 2020 at 1:08
    • Responder

    Meia-leca
    Para quem não sabe, o Marques Mendes tem de altura 1,53 metros. Bem sei que não tem culpa, mas é pequeno.

      • Lurdes on 29 de Junho de 2020 at 10:21
      • Responder

      Qual o problema de ser anão?
      O Hitler e o Napoleão tb eram.

        • Fernando on 29 de Junho de 2020 at 13:36
        • Responder

        Não sei se é anao. Só sei que é baixo. Logo é pequeno.

          • Lurdes on 29 de Junho de 2020 at 13:56

          e…?
          vc é feio e ninguém diz nada!

          • fernando on 29 de Junho de 2020 at 20:31

          Sim, sou feio e não me importo. Não tenho culpa.
          O MM é pequeno e também não tem culpa.

    • Alexandra S. on 29 de Junho de 2020 at 3:18
    • Responder

    Há uma nuance que não se debate, mas que prejudica ligeiramente algumas escolas públicas:
    – a distribuição do serviço feita nos próprios grupos de recrutamento leva a que os professores mais antigos se sintam com o “direito natural” de ficar com os 11.o e 12.o anos, quando nem sempre são os mais aptos para a função (seja porque lêem pouco, não se dão ao trabalho de seleccionar recursos adequados, etc)

    • Duilio on 29 de Junho de 2020 at 9:18
    • Responder

    https://duilios.wordpress.com/2020/06/28/pedro-texto-de-luis-costa/

    • maria on 29 de Junho de 2020 at 10:08
    • Responder

    Alexandra S.
    … ou – em algumas disciplinas do secundário – as habilitações académicas que em tempos lhes reconheceram como “próprias” estão muito aquém do que seria exigível para leccionar matérias pré- universitárias.

    • Maria Luís on 29 de Junho de 2020 at 10:17
    • Responder

    Se ficam com os anos terminais do secundário, a culpa não é deles, mas sim de quem lhes distribui o serviço – o/a diretor/a da escola.

      • Alexandra S on 29 de Junho de 2020 at 19:07
      • Responder

      Não os culpei.
      Claro que a responsabilidade é do(s ) diretor(es) que se limita(m) a aceitar as propostas que vêm dos grupos de recrutamento.

    • Lurdes on 29 de Junho de 2020 at 10:23
    • Responder

    Quem distribui o serviço é o diretor.

    • Matilde on 29 de Junho de 2020 at 11:40
    • Responder

    Objectivamente, estes Rankings comparam de forma perniciosa o que não é comparável…
    Comparar os resultados obtidos em exames nas Escolas Públicas com os obtidos nas Escolas Privadas não faz qualquer sentido porque as condições de partida numas e noutras são completamente distintas e nem vale a pena ficar aqui a escalpelizar esse tema porque todos conhecemos as disparidades existentes…

    No actual ME, um plano, definido, em termos gerais, como uma estratégia ou como um objectivo/propósito, é coisa que parece nunca ter existido.
    Recuperaram-se e importaram-se algumas ideias e alguns conceitos dos anos 80 e 90, o que não seria necessariamente mau, e tentou-se aplicá-los de forma desgarrada, sem uma linha condutora, esquecendo todas as alterações operadas em termos sociais, económicos e políticos, ao longo dos últimos 30, 40 anos…

    Apesar disso, o principal desígnio da Escola Pública não pode deixar de continuar a ser este: disponibilizar e proporcionar educação e cultura a TODOS, e nos termos da Constituição Portuguesa, por muito que isto possa custar a alguns…
    E, sim, a Escola Pública tem também o dever ético e moral de continuar o seu esforço no sentido de não deixar ninguém para trás e de não esquecer, particularmente, os alunos mais desfavorecidos económica e socioculturalmente, bem como aqueles que apresentam handicaps físicos, sensoriais e/ou cognitivos…

    Nesse sentido, a Escola Pública tem que deixar de ser vista como uma fatalidade ou como a “escola dos pobrezinhos” e tem que adaptar e flexibilizar as suas exigências às características heterogéneas do seu público-alvo, por muito que isto também custe a outros…

    Quando a Escola Pública deixar de ter isso em consideração, deixará, entre outros, de desempenhar o seu papel decisivo no sentido de contrariar o aparecimento e o estabelecimento de Radicalismos (de Esquerda ou de Direita) e de Populismos.

    Quando o fomento da democracia participativa, do humanismo e da valorização de todos deixar de persistir na Escola Pública, restar-lhe-ão apenas os aspectos estritamente relacionados com a transmissão de Currículos Formais e isso é manifestamente redutor. Esperar apenas isso da Escola Pública é esvaziá-la de conteúdo e de significado, é reduzi-la e apoucá-la. Em última análise, é conduzi-la à sua própria destruição…

    Voltando ao Ministério, está na altura, de se adaptarem os discursos muito eloquentes à realidade do sistema educativo. Ou então, de se mudar o sistema educativo… Porque, neste momento, não há coerência possível entre o discurso oficial do ME e a realidade nas escolas… Apregoa-se uma coisa, mas na prática exige-se o seu contrário…

    Veja-se este exemplo paradigmático: Resumidamente, o SEAE afirmou há poucos dias que os Rankings eram uma falácia. Sabendo que os exames são a principal variável avaliada por esses Rankings, o que faz o ME? Mantém os exames e permite os Rankings… Se se profere este tipo de apreciações tem que existir coerência entre aquilo que se afirma e a própria acção. Ou então, talvez seja preferível remeter-se ao silêncio relativamente a este assunto, mantendo os exames e os rankings…

    Atulharam-se as escolas de papéis e de tarefas de natureza burocrática, apresentando como principal justificação a necessidade da existência de múltiplas “evidências”, relativas a múltiplas tarefas, muitas sem qualquer relação directa com a prática pedagógica e sem qualquer reflexo efectivo nas mesmas…

    Isto não é verdadeiro humanismo, nem valorização de todos, nem flexibilização, nem inclusão. O humanismo, a valorização de todos, a flexibilização ou a inclusão não se alcançam por estarem escritas em papéis ou por existirem normativos legais que as referem, mas antes pela sua prática…
    Isto é “fazer de conta” que os papéis substituem as práticas e que as práticas reflectem o que os papéis dizem… Nada disto é verdade…

    • henrique on 29 de Junho de 2020 at 15:04
    • Responder

    para o ex. ministro tremoço ele está a marimbar-se para isto….dá-lhe jeito dizer porque deve te, também umas avenças com grupos privados que fazem uma perninha no campo da educação.O problema dele nos comentários é que depois refere alguém que, em termos de educação é um pouco o cata-vento o tal que escreve uma crónicas no observador… o tal CRISTO. Ora se o Cristo fala, segundo o MM é porque está certo! Esquece-se é que outros, antes do Cristo andar por aqui…já escreviam e falavam sobre os rankings.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading