Prioridades… para o dia 25 de fevereiro!!!

Dia de mais uma Marcha em Lisboa em Defesa da Escola Pública, organizada pelo S.TO.P.

As inscrições para a marcha estão aqui.

 

Manifestação por uma Vida Justa – FENPROF solidária, apela à participação de docentes e investigadores

 

 

Como se afirma no Manifesto Vida Justa “As pessoas são vítimas de uma sociedade que acha normal pagar mal a quem trabalha”.

Como lembram os subscritores, “Todos os dias, vemos os lucros das petrolíferas e das grandes empresas a crescerem e os salários de quem trabalha a desaparecerem. O governo está mais preocupado em pagar a dívida pública ao dobro da velocidade que a União Europeia nos quer obrigar do que em ajudar a maioria das pessoas a resistirem a esta crise”.

Este é um Manifesto que também lembra que “Em muitos dos bairros [pobres], as autoridades atacam e fecham os pequenos comércios que servem as comunidades, apreendendo as mercadorias e pondo em causa a sustentabilidade dos bairros e a manutenção da economia local. Há uma guerra contra as populações mais pobres que tem de parar”.

Considera o Manifesto Vida Justa (versão integral) ser necessário “dar poder às pessoas para conseguirem ter uma vida digna” exigindo “um programa de crise que defenda quem trabalha: os preços da energia e dos produtos alimentares essenciais devem ser tabelados; os juros dos empréstimos das casas congelados, impedir as rendas especulativas das casas, os despejos proibidos; deve haver um aumento geral dos salários acima da inflação; medidas para apoiar os comércios, pequenas empresas e os postos de trabalho locais e valorizar económica e socialmente os trabalhos mais invisíveis como o de quem trabalha na limpeza”.

A partir deste Manifesto Vida Justa, os subscritores convocaram uma Manifestação em que se reclama Justiça e igualdade para acabar com a crise. Será em Lisboa, no dia 25 de fevereiro. A FENPROF, por se rever no Manifesto e nos objetivos da Manifestação convocada, apela à participação dos docentes e dos investigadores. A exigência de uma vida justa deve contar com a solidariedade e a mobilização de todos/as nós.

 

Lisboa, 20 de fevereiro de 2023

O Secretariado Nacional

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2023/02/prioridades-para-o-dia-25-de-fevereiro/

17 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Antonio on 22 de Fevereiro de 2023 at 11:11
    • Responder

    Estas manifestações começam a evidenciar algum populismo e a perder o foco do que é a nossa luta. Sob a capa da designação “vida justa” vejo algumas das bandeiras ideológicas da esquerda revolucionária, nomeadamente no que diz respeito a insistência de que existem autoridades ( pode ler-se polícia) que de alguma forma maltrata quem vive nos bairros pobres. A associação da luta dos professores a lutas de cariz mais ideológico e, direta ou indiretamente, partidárias e radicais, penso que não é benéfica para a nossa imagem e credibilidade.

      • Duarte on 22 de Fevereiro de 2023 at 22:53
      • Responder

      Polícia ou asae?! Sim, esta última tem sido nos anos passados bastante radical como braço armado do M das Finanças afastemo-nos!

    • Esvaziar on 22 de Fevereiro de 2023 at 11:22
    • Responder

    Embora ambas sejam legitimas, para mais nos tempos que vão correndo, e a guerra na Ucrânia tem costas largas mas não responde por tudo, uma coisa é a Defesa da Escola Pública, outra é Manifestação por uma vida justa. Esta Manifestação por uma vida justa a que a Fenprof convida a associar-nos, parece mais uma tentativa de esvaziar a manifestação do STOP, que outra coisa qualquer.

      • ar fresco on 22 de Fevereiro de 2023 at 11:55
      • Responder

      Concordo com o Esvaziar.

      • Virgínia on 22 de Fevereiro de 2023 at 12:02
      • Responder

      Será? a Manifestação por uma Vida Justa foi marcada em 8 de janeiro e os organizadores, apelaram à FENPROF que subscrevesse o Manifesto e a Manifestação, o que aconteceu. Semanas depois de esta Manifestação estar marcada e divulgada na comunicação social, o STOP marcou outra para o mesmo dia, a terminar no mesmo sítio, em horas quase coincidentes. Onde está o aproveitamento?

        • Digo eu on 22 de Fevereiro de 2023 at 13:04
        • Responder

        Depende do ponto de vista: prefere que seja no facto de misturar a Defesa da Escola Pública com a Manifestação por uma vida justa, ou no facto da Fenprof que é um sindicato de professores, sabendo que há uma manifestação outro sindicato de professores para a mesma altura, ter apoiado a foguetes uma causa inteiramente justa, diga-se, mas que não é a sua competência principal?

          • Virgínia on 22 de Fevereiro de 2023 at 13:57

          Não é a sua competência principal, é verdade, mas não se esgota nela. A Fenprof pode, e deve, apoiar outras lutas com as quais se identifique. Foi, tão simplesmente, isso que aconteceu! E como explicado acima, este apoio foi dado antes de o STOP ter convocado a dita manifestação! A Fenprof ia, agora, retirar o seu apoio?
          Já agora, este tipo de “picardias” só enfrequece a causa docente!

        • RG on 22 de Fevereiro de 2023 at 15:37
        • Responder

        Desculpe, Virgínia, mas isto está datado de 20 de fevereiro…

          • Virgínia on 22 de Fevereiro de 2023 at 15:56

          Pois está datado de 20 de fevereiro – dia em que o secretariado emitiu esta informação, mas o compromisso estava assumido muito antes, desde início de janeiro!

        • Sandro on 22 de Fevereiro de 2023 at 22:36
        • Responder

        A fenprof tem afirmado ser apenas um sindicato de professores. Agora não lhe convém. Por outro lado, quem impede a Fenprof de apoiar, umas palavrinhas que seja, a marcha do Stop?! Nunca o fizeram nem farão, porque antes dos professores, que supostamente representam, estão os interesses da Fenprof !

        • RC@ on 22 de Fevereiro de 2023 at 22:38
        • Responder

        Devia haver um pouco mais de calma nestas manifestações marcadas pelo STOP sem ter em conta o que já existe. Hoje fui informada que um conjunto de professores com grupo no WhatsApp e que não tiveram cuidado, andaram a postar mensagens sobre pagamentos a AO (cozinheiras), de modo a que a greve resulte. Uma colega foi convocada para prestar declarações na esquadra da PSP mais próxima da escola onde leciona, na próxima terça-feira. Duas colegas já foram constituídas arguidas. Estão todos assustados. Julgam que alguém do grupo as denunciou ou terá acontecido outra coisa: vingança de diretor (???), pois este não se identifica com a luta do STOP e tem os pais contra este tipo de luta.

      • calendarios on 22 de Fevereiro de 2023 at 18:31
      • Responder

      Uma manifestação marcada no inicio de Janeiro é uma tentativa de esvaziar uma manifestação marcada no final de fevereiro???.3

      O seu calendario é muito estranho!!!

      • Regina on 22 de Fevereiro de 2023 at 20:03
      • Responder

      Esta manifestação está marcada desde o início de Janeiro muito antes de o Stop marcar. Sejamos sérios!!

        • Sandro on 22 de Fevereiro de 2023 at 22:42
        • Responder

        Sim, como se fosse essa a questão!

  1. Já nasceu com o ( PM ) …
    Faz tudo para ter um ( Posto e Poder ) , mas depois não está ao lado , quem luta contra as injustiças…
    Como tem demonstrado numa perseguição excessivas contra Professores.

    https://www.comregras.com/carta-a-antonio-costa-de-um-seu-colega-da-faculdade-que-seguiu-a-carreira-de-professor/

    • Gratidão on 22 de Fevereiro de 2023 at 15:54
    • Responder

    Concordo com o colega “Esvaziar” e acho que enquanto Classe Docente em Luta, só temos a perder em nos dispersarmos com outras lutas, por muito justas que sejam. No resto, por enquanto cada um é livre de escolher a marcha em que quer participar – não há “serviços mínimos. E o ministro está grato à Fenprof

    • Marta on 22 de Fevereiro de 2023 at 17:51
    • Responder

    Embora as causas sejam mais que justas, acho que não devemos misturar a nossa luta específica- profs e escola pública- com outras organizações/manifestações. Isso é o que o governo quer esvaziar a pressão e nós perdemos força. Eu não concordo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading