difícil não concordar com o ministro das Infra-estruturas, João Galamba, quando, a propósito do bónus de três milhões de euros previsto para a CEO da TAP, diz que não lhe cabe pronunciar-se sobre se a quantia é exagerada ou não: “Foi o acordado. O Estado é pessoa de bem, o Estado cumpre o que foi acordado.” A ideia de que os acordos devem ser cumpridos parece incontestável. Mas, para dar apenas dois ou três exemplos, tenho visto por aí uns professores, uns enfermeiros e até uns trabalhadores da TAP a insistir nisso mesmo, só que sem grande êxito. Há tempos de serviço que, ao contrário do acordado, não contam; progressões na carreira que, ao contrário do acordado, não se concretizam; contratações de trabalhadores precários que, ao contrário do acordado, não ocorrem. É possível que seja uma regra válida apenas para CEO. Ou, então, é um problema da língua portuguesa, e deve ser corrigido. A partir de agora, o que se combina com um CEO é o acordado; o que se promete a um trabalhador é o adormecido. É provavelmente por isso que os trabalhadores vão para a rua fazer barulho em manifestações: o ruído costuma ser um poderoso despertador. Neste caso, todavia, parece funcionar mal.
“A ideia de que os acordos devem ser cumpridos parece incontestável. Mas, para dar apenas dois ou três exemplos, tenho visto por aí uns professores, uns enfermeiros e até uns trabalhadores da TAP a insistir nisso mesmo, só que sem grande êxito“, relembra Ricardo Araújo Pereira, cronista do Expresso.
Leia todo o artigo: https://swki.me/fvWuG3bc
11 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
O que nos estão a fazer é bárbaro, aos professores mas em geral ao país.
A minha revolta atingiu um máximo esta semana, depois de ver os novos serviços mínimos e declarações deste e daquele.
Sinto que nos estão a ostracizar, amordaçar, desrespeitar, enxovalhar e denegrir o mais possível.
Continuo a dizer o mesmo.
Manifs e greves o governo finge que não existem.
Devíamos fazer um peditório nacional para um fundo comum , para pagarmos a um escritório de advogados REPUTADO, para contestar a violação. Dos nossos contratos de trabalho e do nosso ECD
Interessante.
Pode ser uma ideia deveras pertinente.
Até poderia ser uma equipa de advogados estrangeiros com conhecimento de leis da CE, eventualmente maior garantia de isenção, imparcialidade, ausência de “conexões” nacionais, etc.
Ultrapassado depois de anos de serviço, por colegas com menos tempo, graças ao Despacho 119/2018, do governo de Costa e de Alexandra Leitão. Corja nojenta!
Se não fossemos um povo de gente acobardada… Os franceses e os espanhóis não teriam aturado tanto. Vejam o que se passa por lá.
O governo de António Costa, com Alexandra Leitão como secretária de estado, cometeu erros infindáveis para com os professores. Que agora, com a maioria absoluta, só se agudizaram (e não só para com os professores).
Na minha escola tenho colegas que entraram na carreira apenas em 2018 e apanharam com esse Decreto-Lei de que fala. Como resultado, entraram diretamente para o 2.º escalão, ultrapassando outros que, tendo mais tempo de serviço, estavam no primeiro. Atualmente estes últimos estão no 2.º ou 3.º e os primeiros já vão para o 5.º.
É inaceitável!! Mas a culpa não é dos colegas que ultrapassarm, mas sim dos governantes incompetentes e imorais que temos tido.
Alguém que deu muito mais à Escola e durante mais tempo, e teve boas avaliações acabou por ficar a ganhar menos do que outros que chegarão mais longe na carreira e terminarão com uma reforma superior.
Esta vergonha é corroborada pelos tribunais que dizem que teria de se provar não sei o quê e não sei como, e não aceitam que as escolas devem divulgar publicamente as listas de graduação.
Até já uma certa vice-provedora de justiça, afeta ao CDS veio dizer que isto não é provável coletivamente, o que significaria que todos os milhares ultrapassados teriam de entupir os tribunais com processos para reclamar. Certamente como do mesmo prato dos desgovernantes incompetentes e imorais que vomitaram esta legislação.
Por estes políticos e por esta justiça é que os populismos crescem. Depois não se admirem.
Se na semana que amanhã começa, o governo porque é disso que se trata e não só do ministério da educação, se não chegarem a acordo, nomeadamente da recuperação do tempo de serviço, ainda que faseado, o que já demonstra boa fé por parte dos professores, se isso não suceder, será um ano perdido em termos de ensino-aprendizagem. A somar a dois de consequências de pandemia, é uma geração já com muitas lacunas a nível escolar. Cada um, que assuma as suas responsabilidades.
Na recuperação de tempo de serviço e na eliminação das vagas para os 5.º e 7.º escalões.
A TAP é a Nação…..
A TAP é o Governo de Portugal..
A TAP é a base de alimentar as bocas todos Portugueses…
A TAP é carinho deste PM e PR , e vários ministros deste Governo e de vários partidos.
Mesmo a dar cabo dos cofres Estado Português, e prejudicar a vida dos contribuintes Portugueses, que tem mais custo de vida desde 2015 , onde o bolo maior nesta companhia , e de injetar milhões veio dessa altura .
Este PM e seus Ministros de Infraestruturas, tem sempre nos seus discursos, a TAP é prioridade de tudo em Portugal. E tem de se injetar milhões do Estado Português, para a manter. Menos pagar direitos de anos trabalho dos Professores.
E na Educação não interessa gastar milhões. .
Porque este Governo e seus desde Sócrates, abandonaram à anos o Ensino. E só lhe interessou gastar milhões na altura Parque Escolar arranjar as estruturas e obras .
Mas as obras não são a base do Ensino Público .
Os Professores são a base principal no ensino e preparação das vidas académicos dos alunos e no trabalho ( a trabalhar na TAP) .
As estruturas começam no ensino público.
Como apoio Assistentes Operacionais,
Técnicos Admistrativos.
– Sim no Ensino é que este Galanas tem injetar milhões.
– Mas afinal tudo çontinua igual . Se muda o Ministro…
– Mas cultura de gastar milhões na TAP da Nação é mais importante em Portugal.
– Assim é este Estado Nação deste Governo. Os Portugueses nunca serão a prioridade máxima de se ajudar nas dificuldades financeiras e nos aumentos do custo de vida.
Nem a recuperação do tempo de serviço dos Professores.
– Para este Governo desde 2015 !!!
– O seu Hobby em Portugal é gastar milhões na TAP..
– Para esta Companhia existe sempre sustentabilidade…
Ninguém se mete com tap, bancos ou brisa PQ tem bons advogados. Ou acham que é pelas manifs que realizam?
Pois tem é lavagem dinheiro. E pagam os encaixes financeiros de milhões dinheiro
do Estado Português nessas instituições e companhia aérea. Os buracos provocados por amigos e companhias limitada.
Se fosse investigado a fundo os encaixes milhões. Existiam muitas derrapagens .
E além foi este Governo que nacionalizou a TAP 2015 estranhamente. Quando a TAP já pertencia um grupo Privado.
E com esta nacionalização assumiu todas as despesas da Companhia. E provocou mais despesa pública e encaixes de milhões para tapar o buraco financeiro desta Companhia.
E veio a prejudicar toda vida dos Portugueses e nós contribuintes. Que este Governo só teve interesse gastar milhões das contas do Estado
Português , nesta Companhia desde 2015.
A humilhação e o desrespeito a que nos votam- Governo e PR- , mesmo depois desta revolta única de milhares de nós, vê-se na despromoção das tabelas salarias: já não somos equiparados aos Técnicos superiores em termos salariais. Os técnicos superiores auferem, no final da carreira mais 120£…isto diz tudo! E a luta que travámos para conseguir essa equiparação aqui há uns anos!!!!!!!!! E os sindicatos não falam disto? REVOLTA e Indignação é o que me vai na alma! É mais uma humilhação! Sempre que mexem, é para pior!! Contratos, só cumprem os da TAP! Mas a maioria absoluta, de certeza que foi obra de muitos professores! De muito funcionário público !!!Agora, pagamos todos!!!Ainda não os conhecem?!!!!
PS e PSD, tudo farinha do mesmo saco. Façam uma retrospetiva e verão!!!