adplus-dvertising

Os professores do 1.º ciclo estão esgotados e a idade não ajuda…

 

Os professores do 1.º ciclo continuam a liderar o movimento de substituições de docentes nas escolas que é operado pelas reservas de recrutamento, que se efectivam todas as sextas-feiras. No concurso desta sexta-feira foram colocados 192 professores do 1.º ciclo, a grande maioria para substituírem docentes que entraram de baixa médica.

Quando se tem uma carga horária superior a outros docentes, se trabalha com crianças mais pequenas, quando se tem tarefas que mais nenhum docente tem, se é titular de turma, coordenador de estabelecimento, se tem dentro da sala de aula 25 horas por semana a inclusão, se vigia intervalos, se coordena Assistentes Operacionais, se supervisiona AEC, se trata de colaborar com Juntas de Freguesia para assegurar todo o tipo de manutenção, com empresas de refeições os almoços, se programa projetos da fruta, do leite e tudo mais que é saudável… estavam à espera que o desgaste de anos e anos fosse o mesmo que outros e os monodocentes, abandonados nas milhares de pequenas escolas e centros escolares, não ficassem doentes e o físico não desse de si?

Tenham mas é juízo e reconheçam que têm de olhar para estes docentes como monodocentes e devolver-lhes as diferenças que lhes tiraram.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2022/10/os-professores-do-1-o-ciclo-estao-esgotados-e-a-idade-nao-ajuda/

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: