E se fosse consigo?

Braga. Dia 2 de junho. Duas docentes e uma funcionária foram agredidas por duas mulheres numa escola.

E se fosse consigo?

Matosinhos. Dia 22 de setembro. Um professor foi agredido por um aluno de 16 anos, na Escola Secundária do Padrão da Légua. O docente teve de receber tratamento hospitalar. Vila Verde. Dia 7 de outubro. Uma professora foi agredida à bofetada por um estudante.

Figueira da Foz. Anteontem. Uma professora de 40 anos, no Centro Escolar de Vila Verde, foi agredida por dez mulheres com murros e pontapés e arrastada pelos cabelos pelas agressoras, enquanto era ameaçada de morte. Ficou ferida com gravidade e teve de ser hospitalizada.

São quatro casos só este ano. Há mais. Nos anos anteriores, ainda mais.

Em 2020, a plataforma do Sindicato Independente dos Professores e Educadores recebia uma denúncia de agressão a professores a cada três dias, a maioria dizia respeito a agressões físicas cometidas por alunos (56%).

Passaram dois anos. Ontem, o ministro da Educação, ex-secretário de Estado da mesma pasta, manifestou o seu apoio e solidariedade à professora que foi agredida na Figueira da Foz. Além da mensagem, João Costa pediu a todas as famílias e comunidades que respeitem os professores!

Será certamente correspondido no apelo. Foi sempre assim entre milhares de encarregados de educação, membros de associações de pais e de outras partes integrantes das comunidades escolares. Os mesmos que, sucessivamente, têm vindo a pedir aos governos que garantam as condições necessárias, incluindo segurança, para que a função seja valorizada e respeitada. Para que os professores possam ser professores.

O Orçamento do Estado para a Educação diminui 7,6%. A redução é explicada pelo Governo com a transferência de verbas para as autarquias devido à descentralização. Esperemos pelos resultados.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2022/10/e-se-fosse-consigo/

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: