Professor, 50 anos, 25 anos de serviço, 4º escalão, menção na ADD (quando terminar a avaliação em Julho) nunca mais de Bom. Destino: vagas para esperar o 5º…..
Conjunturalmente estou subdiretor do agrupamento em que sou professor de quadro de agrupamento e penso passar os 17 anos de carreira que me faltam (não nessa função, entenda-se, porque a limitação de tempo em funções é boa, até para mim).
Quem fale de carreira e avaliação de docentes devia fazer sempre a sua declaração de interesses.
O que fiz acima.
“És dos de cima ou dos de baixo?”
Queres melhorar a carreira para futuro, porque és do grupo que nunca vai estar no escalão certo, não passaste ainda do sexto ou és contratado e não tens escalão?
Ou estás no 8º, 9º ou 10º e com os 2 aninhos já a coisa ficou composta (ou até estás no escalão certo, que até foi criado de propósito) queres raspar-te para a reforma, com 60, e quem vier atrás que se lixe a penar, 2 ou 3 escalões abaixo daquele em te vais reformar, e esses com horizonte até aos 67 ou mais?
Saber isto ajuda a entender o texto porque é o “autor e a sua circunstância”.
Eu sou “dos de baixo”.
3 semanas a ouvir falar de avaliação, mérito, excelência, com poucas referências a justiça ou até misericórdia ou superação fizeram-me ir ao refúgio da filosofia.
Confesso que estou farto de ver gente que julgo, pelo convívio, que até evito, intelectual e profissionalmente medíocre, a esgadanhar-se para o “celente” ou “muita bom” porque quer mais uns mesinhos e uns troquinhos.
O sistema é mau e até imoral, mas é piorado pelo comportamento de quem age nele, que não busca mais nada que não o interesse próprio, até contra a lógica comum.
Tenho-me lembrado muito da frase de Marco Aurélio: o que é mau para a colmeia, não pode ser bom para a abelha. Aumentar a injustiça, mesmo num sistema de partida injusto, beneficiando alguém artificialmente, não dá justiça a ninguém e prejudica abelhas sem culpa nenhuma.
É uma forma muito portuguesa de meritocracia seletiva: batem com a mão no peito a proclamar que a excelência não existe, a diferenciação é inútil, mas se houver o excelente é sempre para quem enuncia e ele/a é quem deve ser diferenciado/a para mais.
E quem tem unhas toca guitarra e até há vagas de quota adicionais para criar.
Ver gente que diz que a ADD é uma encarnação demoníaca, mas que escreve páginas e páginas a enredar-se na discussão do seu suposto mérito pessoal e a reclamar que não lho emolduram, é divertido. E bom para filosofar.
Até porque ajudei alguns, de outros agrupamentos, a escrever. Contradições de quem acha que a solidariedade tem mais valor moral que o julgamento.
Mas sempre me ouviram, antes da ajuda, que se tivessem posto tanta energia nas lutas coletivas, que podiam ter feito a diferença na recuperação de carreira, não tinham a lutinha pequenina dos criteriozinhos e das reclamaçõeszitas para a vaguinha de quotinha adicional para não ir para a listinha do escalão. .
A ironia é até ver gente que não teve uns trocos para ajudar na greve às avaliações gastar, bem mais, no advogado para reclamar do bom (que, quem os conhece, acha que foi bem bom).
E sempre com reclamações que nunca descem ao sistema, mas ficam sempre no quintal do reclamante. Nunca vi nenhuma que, por exemplo, viesse discutir a invalidade jurídica das normas aplicadas ou por que são as normas da ADD regulamentos “inovadores”? Ou que discutisse as quotas com comparação das notas dos outros concorrentes nelas.
Isso era discutir o sistema não a nota.
E quando tal se sugere acaba tudo muito ordeiro e sem incomodar os colegas. Tudo muito pequenino e quase a pedir desculpa por incomodar. Venha a vaguinha adicional e fica o sancho pança bem servido.
Para quê encarar as velas cortantes do que nos mói?
Ajudando a agir, no tempo certo, tinham tido anos e tinham justiça.
Derrotado e traido pelos sindicatos da plataforma nessa greve e na ILC, tenho a boa memória pessoal dos atos, que tiveram muitos autores, e, no fim, vamos ser só bons na mesma e assentar arraiais na lista das vagas.
Se me passarem à frente, azar.
Já não são os primeiros.
A diferença é que eu escolhi.
E isso para mim vale muito. E não me estou a gabar. Só a informar, que quando falo de avaliação, me pus pessoalmente de fora. E até admito que haja quem não compreenda ou queira distorcer a decisão No regime em que estou, e podia não estar, não passo de Bom.
E digamos que, se tanta gente quer ser excelente e muito bom, também não era ilógico que me habilitasse à taluda.
Mas nem tudo o que é lógico é ético. E para mim, no meu juízo individual, porque a ética é pessoal.
Ficar de fora a ver o circo das vaidades e da energia de luta pelo puro interesse próprio é, além de tudo, educativo.
A meritocracia é uma ideologia e não deve ser “naturalizada”. É uma forma de darwinismo social e na natureza os ecossistemas não se baseiam só na predação.
A animação vale muito a pena e as víboras são um belo elemento gráfico.
14 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Abençoadas os cabeça as osgas e os verdascas deste lindo Mistério impunemente plantado.
Declaração de interesses: 61 anos , 33 anos de serviço efetivo e 2 anos a aguardar vaga no 6º escalão apesar do 9.6 na avaliação.
Quanto ao resto , não deveríamos todos saber que o “sistema” iria assim funcionar? Como eu disse na altura era preferível a existência dos professores titulares, pois todos chegariam pelo menos ao antigo 8º escalão. No meu caso, eu estava no antigo 7º escalão e ,passados estes anos todos, estou ainda no 6º a… aguardar, aguardar.
Exatamente. Embora esteja maus abaixo na carreira, concordo inteiramente.
Seca na planície , dilúvio no norte (creio)
A dona Aurora , regente escolar e presidente da emaei (ou lá oquié), leu o relambório do sr. Braga e faz o seguinte comentário na presença dos “juízes” da ADD :
“Tão a ver ? Um candidato que escreve desta maneira ná merece passar ao 5º escalão . Se numa aula usasse esta verborreia, confusa , baça e sem substância, os alunos ná perceberiam patavina. Estejam atentos a isto ! Como diz a ariana, minha colega de magistério , ” o aluno está no centro”.
Bom dia
Refere que “no regime em que estou, e podia não estar, não passo de Bom.”
Como subdiretor do agrupamento, podia pedir avaliação na Dimensão Científica e Pedagógica, e ter tido como os outros aulas assistidas, poderia até ter um excelentérrimo, pois seria avaliado pela coordenadora do seu departamento. Agora se é como alguns que uma vez na direção nunca mais dão aulas nem a uma só turma realmente tem que se sujeitar a ser avaliado pelo diretor e não pode ter mais do que bom , tendo em conta que só é avaliado nas outras duas dimensões. Mas os que estão nas direções também recebem para o prejuízo.
Concordo que esta avaliação é uma treta, e que tem razão em relação aos advogados e sindicatos que ganham dinheiro à custa de alguns “tolos”, desinformados, inseguros, que nem sabem reclamar, o que é triste, na profissão, e depois apresentam umas reclamações que nada dizem e por isso de nada servem. Quem não sabe reclamar sobre o seu desempenho nem deveria ter muito bom ou excelente nunca.
Greve de um mês digo aqui há muito tempo.
Já agora eu estou um pouco nos de cima, já estava no 8º vim para o 6º como muitos, recuperei pelas habilitações fui para o 7º, quando abriu a torneira passei para o 8º, irei para o nono onde ficarei até à reforma.
O/a Tecas tem de estudar as coisas melhor.
Um professor no 4º escalão mesmo que seja subdiretor TEM de ter aulas observadas porque tem de preencher esse requisito para subir ao 5º mesmo que ele não conte para lhe se der dado mais que BOM. Como sempre teria aulas observadas a opção pelo regime especial que me limita ao Bom é mesmo uma escolha.
E até podia ter 10 nas aulas observadas que sempre teria Bom.
No meu caso tenho 1 turma (de HGP e Cidadania). E aulas no estabelecimento prisional de Viana do Castelo (coisa em que ninguém, a meu ver por preconceito, me quis substituir).
Já fui diretor entre 2007 e 2013 e mesmo nesse tempo tive turma (num dos anos uma Turma PIEF….deve saber do que falo).
Um subdiretor (estou nisso desde julho) é avaliado no resto pelo Diretor e tenha a nota que tiver (e, no meu caso, avaliado por outro facilmente teria pelo menos 8 ou 9) tem bom de menção.
Por estar no regime especial (por não ter pedido para estar no geral, portanto escolhi ) vou ter necessariamente Bom, mesmo com aulas observadas.
E precisamente por causa do que você veio aqui dizer: ninguém poderá dizer que fui “beneficiado” pelas funções.
Aliás, esta minha opção até beneficia alguém, porque não ocupo quota de ninguém porque nunca poderei ter mais de Bom. E quem me conheça sabe que, por exemplo, no item participação na escola teria facilmente 10.
Nunca ninguém poderá dizer como insinuou que foi por ser subdiretor que tive excelente ou muito bom ou que subi mais depressa por isso.
Além disso, não preciso de validação deste sistema e fazer a triste figura que alguns colegas fazem a proclamar a sua excelência.
Como expliquei não preciso da ADD para saber o que é a Excelência… E até lhe podia explicar porquê, mas agora não me apetece.
Esclarecimento à Dona Maria
A dona Aurora , regente escolar e presidente da emaei (ou lá oquié), leu o relambório do sr. Braga e faz o seguinte comentário na presença dos “juízes” da ADD :
-Primeiro a D. Aurora não é regente, como a D. Maria já deveria saber há muitos anos.
-Segundo na EMAEI há uma coordenadora e não presidente.
-Terceiro a Coordenadora da EMAEI não avalia ninguém.
Já agora informo-a e de graça, que quem avalia são os coordenadores de departamento (colegas, membros da direção do seu grupo disciplinar, coordenadores de estabelecimento,…) O diretor avalia apenas os coordenadores de departamento que pedirem condições especiais de avaliação e por isso não podem ter mais que bom. Os que pretenderem ter mais do que isso, devem pedir regime geral de avaliação e para terem excelente só com aulas assistidas.
Não gosto de ver este blog ser bombardeado de banalidades tolas que em nada servem para a construção do conhecimento .
Quem publica deve sentir-se amargurado com os comentários.
O QUANTO ME POSSO RIR.
aqui neste dita opinião de um excelentissimo senhor vice -diretor expanou assim :
Mas sempre me ouviram, antes da ajuda, que se tivessem posto tanta energia nas lutas coletivas, que podiam ter feito a diferença na recuperação de carreira, não tinham a lutinha pequenina dos criteriozinhos e das reclamaçõeszitas para a vaguinha de quotinha adicional para não ir para a listinha do escalão. .
A ironia é até ver gente que não teve uns trocos para ajudar na greve às avaliações gastar, bem mais, no advogado para reclamar do bom (que, quem os conhece, acha que foi bem bom).
E sempre com reclamações que nunca descem ao sistema, mas ficam sempre no quintal do reclamante. Nunca vi nenhuma que, por exemplo, viesse discutir a invalidade jurídica das normas aplicadas ou por que são as normas da ADD regulamentos “inovadores”? Ou que discutisse as quotas com comparação das notas dos outros concorrentes nelas.
Isso era discutir o sistema não a nota.
E quando tal se sugere acaba tudo muito ordeiro e sem incomodar os colegas. Tudo muito pequenino e quase a pedir desculpa por incomodar. Venha a vaguinha adicional e fica o sancho pança bem servido.
CONFUSO O QUE ESCREVE .
SE O EXMO SENHOR VICE – DIRETOR NAO VIU,ANDA DISTRAÍDO, MESMO PERTO DA SUA ESCOLINHA EU FIZ . LEIA BEM EXA , EU FIZ E ALEGUEI INVALIDADES JURIDICAS .
MAIS ADIANTO A VOSSA EXCELENCIA QUE POSSO FACILMENTE COMPROVAR O QUE ESCREVO E ADEMAIS PENSO QUE VOSSA EXCELENCIA “GABA ” AQUI DE NAO QUERER EXCELENTE . COMPRENDO .
1- VOSSA EXCELENCIA É AVALIADO INTERNAMENTE PELO SEU DIRETOR
2- VOSSA EXCELENCIA ATÉ SE PODE DESCARTAR FACILMENTE DE LECIONAR UMA TURMA;CONCLUO ASSIM QUE ESSES TROCOS QUE ESCREVEU NAO LHE FAZEM FALTA , ACREDITO É RICO PROFESSOR OU RICO HOMEM .
SENHOR VICE DIRETOR O SENHOR DE FORMA REITERADA CONTINUA AQUI EM PUBLICO A SUBTIMAR OS SEUS ILUSTRES COLEGAS , DIRETORES E AFINS , EU NUNCA ANDEI EM ALTOS CARGOS CONTRARIO SENSU ONDE DIZ BAIXOS PARA SI , PARA ME COLOCAR EM BICOS DE PÉS AQUI E ESCRVER QUE TEM NAO SEI QUANTOS MESTRADOS UMA COISA NAO PARECE TER ASSERTIVIDADE.
AQUI ESCREVE SOBRE DIREITO VEJAMOS;
O SENHOR VICE DIRETOSR ALGUMA VEZ NA SUA VIDA LEU A HIERAQUIA DAS LEIS?
ALGUMA VEZ ESTUDOU DIREITO CONSTITUCIONAL ?
ALGUMA VEZ ESTUDOU PROCESSO ADMNISTRATIVO É QUE EU LEIO AQUI ALGUMAS COISAS QUE ESCREVE QUE SAO DE UMA FALTA DE LITERACIA JURIDICA TOTAL.
VOU REPETIR EXMO SENHOR ESTEJA ATENTO , PORQUE NO SEU CONCELHO JÁ ALGUNS FIZEREM VALER AS NULIDADES E ANULABILIDADES APREENDA POR FAVOR( CODIGO CIVIL E CODIGO DE PROCESSO CIVIL) NAS TAIS DITAS RECLAMACOESZITAS QUE VOSSA EXCELENCIA DE FORMA SARCASTICA ESCREVE.
APROVEITO ,PARA LHE DIZER QUE AINDA BEM QUE A SUA ESCOLA TEM GENTE MUITO COMPETENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO TEMA ADD E NAO É VOSSA EXCELENCIA DE FACTO.TODOS QUEREMOS VER.
O SENHOR VICE DIRETOR ESCREVA AQUI EM PUBLICO QUANTOS ANOS DEU ESTEVE EM CARGOS , PRESIDENTE DE ESCOLA? E OUTROS ?MAS RESPONDA A TODOS OS COLEGAS .
ABORRECE-ME FAZER ESTA COISA MAS O SENHOR DE FORMA SEMANAL ESCREVE E COMO TAL PARA QUEM OS TROCOS POUCO VALEM , PARA QUEM OS MUITO BOM OU EXCELENTE POUCO VALE PARA QUEM DIZ AQUI QUUE NEM FAZEMOS GREVES MANTENHO SEJA PROFESSOR NAO VOCE DIRETOS . COM ESTAS FRASES O SENHOR ESTÁ A HUMILHAR UMA CLASSE , HUMILHA DE FORMA ALTIVA, COMO O SENHOR SEJA UM ÁS DE COPAS NA MATERIA .
INFELIZMENTE PARA QUEM CRITICA TANTO A ADD EU JAMAIS NA VIDA SERIA VIVE DIRETOR , NUNCA JAMAIS NA VIDA .
PARA QUEM CRITICA COMO VOSSA EXCELENCIA TENHA A OMBRIDADE DE SE DEMITIR , VÁ LECIONAR
AGUARDO RESPOSTA
ASSINA
RUI PEDRO
NAO QUERENDO SER CHATO, AGORA PERCEBI QUE VOSSA EXCELENCIA NUNCA FOI TAO POUCO ARBITRO DE UMA RECLAMAÇAO.
PORQUE SE DE FACTO O FOI OU TIVESSE SIDO NAO ESCREVIA INVALIDADES JURIDICAS.
CONCLUO ASSIM :
O SENHOR ESCRVE DE PANÇA CHEIA ENQUANTO OS OUTORS QUE LECIONAM 6 , 7,
.8.9, TURMAS NAO TEM A PANÇA CHEIA , ESTAO CANSADOS DE TRABALHAR .
É UM PREVILEGIO SER VOCE DIRETOR TEM MAIS 300 EUROS DE ORDENADO E SAO OS TAIS TROCOS , JA DUOU ESSES 300 A UMA ISTITUIÇAO?
FAÇA ISSO POR FAVOR
P. S. DESCULPE -ME ALGUMAS FALHAS DE TECLAS NAO TIVE AINDA DINHEIRO PARA COMPRAR OUTRO PC , PODE FAZER -ME UMA DOAÇÃO TAMBEM-
Não grite Rui Pedro…..
Tenho o PRIVILÉGIO de ler bem.
Quanto à insinuação torpe que cito: “2- VOSSA EXCELENCIA ATÉ SE PODE DESCARTAR FACILMENTE DE LECIONAR UMA TURMA;CONCLUO ASSIM QUE ESSES TROCOS QUE ESCREVEU NAO LHE FAZEM FALTA , ACREDITO É RICO PROFESSOR OU RICO HOMEM .”, leia o comentário que fiz acima em que explico.
Passe bem. E quanto à doação para o computador lamento mas realmente só recebo mais uns 200 euros pela função que tanto o perturba e com o meu magro rendimento do 4º escalão não tenho orçamento…..
ADORO CAPS
VOSSA EXCELENCIA NÃO RESPONDEU A NADA .TODOS AQUI SABEM ESSA QUESTAO DO 4 ESCALAO .O SENHOR VICE DE ALGO NAO RESPONDE A NADA DAS IRREGILARIDADES JURIDICAS A SUA CONVERSA É UM MENU GASTO .RESPONDA HOMEM TENHA CORAGEM?
ENTAO O SENHOR VICE DEU PIEF EM DARQUE É ? DIGA ENTAO AQUI QUANDO ? OU FOI QUANDO AQUELE MISERO CONCURSO PARA EFETIVAR EM DARQUE ACONTECEU?
MOSTRE AQUI OS CRITERIOS DE SELECAO DE 2009.ERA EXCELENTE
SENHOR VICE O SENHOR TEM TANTOS TELHADOS DE VIDRO QUE VAI DORMIR A CHUVA.
ARGUMENTE COM O QUE ESCREVE PARA TODOS .
AS IRREGULARIDADES AS RECLAMACOES A SUA PROSA É MUITO INÓCUA EXA
O MONEY
200 EUROS UM VICE
E NÃO TEM.ORÇAMENTO E CRITICA TODOS QUE FAZEM CONTRADITÓRIO EMBORA VOSSA EXCELÊNCIA NAO SAIBA O QUE ISSO É ….UM VICE POUCO DEMOCRATA QUE NAO ACEITA O CONTRARIO DO QUE ESCREVE CHAMO O UM PEQUENO IMPERADOR .ESPERO QUE PEÇA DESCULPAS PUBLICAS AOS COLEGAS.ARGUMENTE IRREGULARIDADES E RECLAMAÇÕES E NAO DIVAGUE.
PARA TERMINAR O SEU CARGO NÃO ME AMARGURA EXMO O SEU CARGO FAZ-ME VOMITOS O SENHOR VICE NEM ELEITO FOI.O EXMO SENHOR DIRETOR DA SUA ESCOLA SE ACORDA COM A MOCA COLOCA O NA RUA E VOSSA EXCELENCIA SABE DISSO.
EU LUTO PELIO MUITO BOM O SENHOR LUTA PARA SER DIRETOR .A DIFERENCA É ENORME.EU LUTO POR LEVAR OS ALUNOS A EXAME E TIRAREM BOAS NOTAS O SENHOR EMBRULHA SE EM OPINIOES DESASTROSAS.
O MUNDO NAO E REDONDO SENHOR VICE.
Com estas discussões, cada um olhando para o seu umbigo, não vamos a lado nenhum.
O PS deve adorar o inexistente sentido político dos professores. Reduziram-nos a ratos de esgoto.
Nós, professores, devemos utilizar mais a palavra “NÓS”, em vez da palavra “EU”.
Que raio de classe! Não aprendemos mesmo!
O Luís é que precisa “de estudar as coisas melhor”. Penso que não é preciso ser subdiretor para saber que no 2º e 4º escalão um dos critérios são as aulas assistidas. Os que necessitam de cota são os do 4º e 6º.
Jamais escrevi o que refere, não sei porque motivo entendeu assim: “E precisamente por causa do que você veio aqui dizer: ninguém poderá dizer que fui “beneficiado” pelas funções.”
Agora percebo que fez este artigo, que eu até tinha levado a sério, para dizer que não quer mudar, ou então referir o quanto é um herói.
Afinal não vale a pena responder, porque sobre estas coisa certamente já estudei mais do que o Luís. De outras sabe mais com toda a certeza. Tenho mestrado em supervisão pedagógica e avaliação de docentes- Formação de formadores- avaliador interno e externo, desde que há avaliação docente. Formador interno e externo, todos os anos. Elemento da SAAD. Supervisor de estágios durante muitos anos numa universidade pública. Convidado há dois anos pelo ministério para dar formação a avaliadores externos.
Quando precisar de alguma coisa estou ao dispor.
Fez das minhas palavras uma interpretação injusta. Se o ofendi não foi esse o propósito. Quando aqui escrevo, levo isto a sério.