Comunidade escolar preocupada com possível novo adiamento do 2º período

 

Entrega de 600 mil computadores, há muito prometida, ainda não foi feita, mas diretores dizem que as escolas estão preparadas para ensino à distância. Voltar a prolongar 3.º período não, defendem.

Comunidade escolar preocupada com possível novo adiamento do 2º período

Ogoverno já tinha anunciado o adiamento do início do 2.º período do ano letivo, para que as escolas estivessem encerradas na primeira semana do ano, mas o primeiro-ministro, António Costa, já deixou entreaberta a possibilidade de estender essa “semana de contenção” nas escolas. Só no próximo dia 5 de janeiro, data na qual será feita uma reavaliação da situação epidemiológica do país, se saberá se os alunos regressam mesmo às aulas presenciais a 10 de janeiro ou se a evolução da pandemia, agora acelerada pela variante Ómicron, força a alteração dos planos. Uma dúvida que levanta muitas preocupações por parte da comunidade escolar.

Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), teme um novo adiamento do arranque das aulas. “Espero que no dia 5 de janeiro digam que as escolas vão recomeçar no dia 10. Já chega de adiamentos e de mudanças no calendário escolar por culpa da sociedade. Quando a sociedade não tem juízo a escola é que paga e era muito mau se essa fosse a solução”, afirma.

O responsável pela ANDAEP espera que “as escolas não sejam mais uma vez penalizadas por causa dos desvarios que os adultos cometem nas épocas festivas”. Contudo, Filinto Lima sublinha que “as escolas estão preparadas para o ensino remoto de emergência”, caso venha a confirmar-se uma nova alteração de planos. “Estamos mais bem preparados do que no passado. Estamos melhor, quer em meios, quer em conhecimentos. As escolas estão preparadas para essa possibilidade até porque, no 1.º período, quase todas tiveram turmas em confinamento. Houve turmas que chegaram a confinar quatro vezes. A verdade é que temos mais capacitação digital, mas o ensino remoto de emergência é um grande constrangimento e há que o evitar”, explica.

“Sem espaço para não haver e@d”

“Se houver um novo adiamento do 2.º período [presencial], diria que já não há nenhum espaço para não haver aulas à distância.” A afirmação é de Rodrigo Queiroz e Melo, diretor executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), que explica a dificuldade em gerir o calendário escolar, “se o pior se confirmar”. “No nosso caso, muitas escolas não terão de ajustar o calendário porque começaram as aulas, em setembro, uma semana mais cedo, mas se tivermos o prolongamento da semana de contenção, já não será possível não alterar o calendário escolar e temos de partir para e@d.”

Continua em DN

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2021/12/comunidade-escolar-preocupada-com-possivel-novo-adiamento-do-2o-periodo/

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Helder on 28 de Dezembro de 2021 at 12:17
    • Responder

    Um vírus respiratório não se pára… Quem disser o contrário está a mentir.
    Não há cá máscaras ou gel que parem um vírus respiratório.
    Um dia todos serão infectados.
    Com a evolução deste vírus já se percebeu que estamos numa fase endémica. Temos de viver com ele e com os outros milhares que existem.
    A leve de sintomas torna atualmente este vírus irrelevante .

    Saiam das tocas… Deixem a porcaria do cotonete no nariz… Aaah povinho borrado.

      • E@D exige-se! on 28 de Dezembro de 2021 at 20:54
      • Responder

      A saída da toca tem agora uma previsão de 37000 a 40000 casos em janeiro. É esta a dimensão da irresponsabilidade, imprudência para não arranjar outros adjetivos.

      E@D a partir de 10 de janeiro é a única solução. Adiar não e não!

    • remotodeemergencia on 28 de Dezembro de 2021 at 18:32
    • Responder

    Ensino remoto de emergência????

    isso é que era bom. que não puser em prática os conhecimentos das formações deve ser avaliado com suficiente e deixar os excelentes e os muito bom para os que realmente são e não para os incompetentes dos amiguinhos bem pagos e analfabetos. são uma classe que envergonha que lá anda!

    • Marcie on 28 de Dezembro de 2021 at 21:14
    • Responder

    O pseudo médico chalupa cá do sitio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: