lista das 578 escolas onde amianto vai ser retirado

Publicada lista das 578 escolas onde amianto vai ser retirado

 

A lista das escolas onde o amianto vai ser removido, ao abrigo de um programa que custará 60 milhões e será financiado por verbas comunitárias, inclui 578 estabelecimentos de ensino

lista das escolas onde o amianto vai ser removido, ao abrigo de um programa que custará 60 milhões e será financiado por verbas comunitárias, inclui 578 estabelecimentos de ensino, segundo o Diário da República.

De acordo com o despacho conjunto do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, das 578 escolas distribuídas pelas cinco NUTS II de Portugal continental, 218 ficam no Norte e 163 na Área Metropolitana de Lisboa.

Há ainda 107 escolas no Centro (NUTS II), 59 no Alentejo e 31 no Algarve.

As escolas incluídas neste programa são da rede pública da educação pré-escolar, do ensino básico e do ensino secundário.

Este programa para erradicar o amianto nas escolas foi anunciado no início do mês, aproveitando o encerramento dos estabelecimentos de ensino devido à pandemia de covid-19.

A utilização de fibras de amianto foi proibida no quadro normativo nacional em 2005 e, até agora, os investimentos na requalificação e modernização de escolas permitiram proceder gradualmente à remoção de parte deste material, que ainda não foi totalmente eliminado dos estabelecimentos de ensino.

No ciclo de investimentos 2014-2020, “foi dada prioridade à remoção de materiais com amianto na sua composição presentes em escolas, o que permitiu […] proceder à substituição de mais de 440 000 m² de coberturas constituídas por placas de fibrocimento em mais de 200 escolas públicas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”, refere o despacho, que entrou em vigor na terça-feira.

O documento lembra que o Programa de Estabilização Económica e Social, bem como no Programa Nacional de Reformas aprovado em abril de 2017, “preveem a remoção de todas as estruturas com amianto nas escolas públicas”.

Os custos financeiros destas intervenções para remover o amianto nas escolas serão totalmente suportados pelos Programas Operacionais Regionais Norte 2020, Centro 2020, Lisbo@ 2020, Alentejo 2020 e CRESC Algarve 2020.

 

Para aceder à lista clicar aqui

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/06/lista-das-578-escolas-onde-amianto-vai-ser-retirado/

2 comentários

    • Luluzinha! on 25 de Junho de 2020 at 13:47
    • Responder

    Que horror. Numa dessa escolas fiz o meu estágio pedagógico. Terei ficado amantizada?

      • Matilde on 25 de Junho de 2020 at 14:19
      • Responder

      Fez-me rir… e para a ajudar a responder à questão colocada, aqui vai:

      Sinónimo de “amantizada”:

      Amantizar-se. Passar a viver ou viver em mancebia (casal que vive como marido e mulher sem estar casado legalmente).

      Se ficou, já devia ter dado por isso, não? 🙂

      E se ficou, que tenha feito muito bom proveito… 🙂

      (E, sim, estou a “brincar” com coisas sérias… Porque rir, às vezes, é o melhor remédio…).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: