A Escola e os Desafios do Ensino À Distância (a ouvir o SE João Costa)

“Os professores e os diretores tiveram muitas unhas para tocar esta guitarra.”

“Toda a avaliação é formativa e sumativo é o momento em que se toma a decisão.”

“Nada substitui a relação humana no processo de ensino/aprendizagem.”

“Planear a normalidade mas precaver a anormalidade.”

“Recuperar aprendizagens não quer dizer dar as 30 páginas do manual do ano anterior.”

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/06/a-escola-e-os-desafios-do-ensino-a-distancia-a-ouvir-o-se-joao-costa/

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Lurdes on 20 de Junho de 2020 at 14:07
    • Responder

    Papagaio Tachista

  1. Incompetente. Demagogo.

    • Fernando on 20 de Junho de 2020 at 15:49
    • Responder

    Perigoso.

    • Matilde on 20 de Junho de 2020 at 16:38
    • Responder

    Discurso mais do que previsível, lugares-comuns e frases escolhidas para servirem em qualquer ocasião…

    O Governo, em particular os Ministérios da Educação e da Administração Interna, a DGS, e outras tantas entidades, parecem estar num estado de negação completa perante o número de infectados que vai sendo divulgado diariamente…

    Muitos cidadãos, por seu lado, parecem ter perdido o último resquício de inteligência, de responsabilidade e de civismo, em particular algumas camadas mais jovens da população: festas e mais festas, algumas com centenas de pessoas, tudo feito sem qualquer manifestação de preocupação que os leve a protegerem-se e a protegerem ou outros… Desvario completo e absoluta irracionalidade…

    E como é óbvio, alguém vai acabar por pagar, do ponto de vista material, os desvarios e a irresponsabilidade dessas pessoas: os mesmos de sempre, ou seja, os contribuintes portugueses que, à custa dos impostos pagos ao erário público, apoiam, entre outros, a sustentabilidade do SNS…

    No panorama actual, como se pode considerar o regresso às aulas presenciais em Setembro de forma peremptória?

    A continuar assim, daqui a pouco mais de 15 dias, existirão sequer condições para a realização de exames?

    Mas parece que ninguém quer falar sobre isto… As evidências não são nada favoráveis e o tema não é grato nem agradável, mas a resistência em enfrentar o problema só o vai agravar…

    Até onde tem que se agravar a situação para se parar de fingir o regresso à “normalidade”?

    • Alecrom on 20 de Junho de 2020 at 19:58
    • Responder

    Adorei a caricatura e o ataque aos professores de História, manada dinossáurica que se limita a ensinar o “tamanho dos bigodes do rei D. Carlos”.
    Este sim, é um governante que gosta dos professores.
    Também gostei da referência à “forma integrada de trabalhar o currículo”, novidade pedagógica que o E@D privilegia e, claramente, potência de forma inigualável.
    Entre alusões ao trabalho desenvolvido nas escolas, nas CPCJ, nos CRI… foram usados adjetivos como excecional, extraordinário e notável.
    Penso que é pouco.
    Na verdade, divinal milagre seria bem mais adequado.
    Sendo ateu, depois de ouvir a intervenção do Senhor (secretário de Estado), benzi-me e, confesso, senti…
    a plenitude!
    Ainda há minutos, na praia, deliciei-me a ouvir um grupo de jovens de 12, 13 anos a pronunciarem repetida e vigorosamente, entre mergulhos, as educadas expressões do “foda-se” e “caralho”.
    Aliás, as provas do atual sucesso educativo conseguido pelas nossas escolas, dirigentes políticos… pela nossa sociedade, estão um pouco por todo o lado.
    Proliferam os grupos de jovens que respiram e transpiram educação, tolerância, responsabilidade, empenho…
    Dizer mais o quê?
    É impossível fazer melhor.
    O Fim da História chegou pelas mãos da geringonça.
    Quem diria!?!?

    • Joao Lima ferreira on 21 de Junho de 2020 at 0:41
    • Responder

    “Recuperar aprendizagens não quer dizer dar as 30 páginas do manual do ano anterior.”
    V. Exa tenha modos, essa teoria da “inclusividade para tudo e do não deixar ninguém para trás..”. Um docente não “DÁ PÁGINAS ” e nem despeja matéria, um docente LECIONA CONTEÚDOS PROGRAMATIVOS”.!!!!!!!!
    Está no ADN destes rapazolas do ME, a dificuldade em fazer um elogio franco aos professores. Não vá o primeiro ministro, ameaçar demitir- se ou o Sr. Jorge Ascenção
    ficar indisposto…..
    E eles que tinham tantas certezas do êxito
    do E@D……..está na altura de começar a voar baixinho. ……….tipo abutres!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading