Mapa de Coordenadas de Escolas – Final

Finalmente está concluído o mapa de agrupamentos das escolas/agrupamentos sede que constam na lista de códigos da DGAE de dia 5 de Março de 2015. Para corrigir todas as coordenadas das escolas contei com a preciosa colaboração de alguns leitores do blogue que facilitaram a minha vida, mesmo assim visitei quase todas as 811 escolas/agrupamentos que constam neste mapa do google para acertar as coordenadas de muitas escolas.

O mapa pode ser consultado sempre neste endereço www.arlindovsky.net/mapa e já encontra adaptado para ser visualizado em qualquer dispositivo móvel.

Os QZP estão identificados com as cores da legenda e os concelhos podem ser vistos clicando sobre ele. Se quiserem apenas ver a limitação dos QZP podem tirar o visto aos agrupamentos (imagem 2) e se quiserem ver a escola em pormenor sem a cor de fundo do QZP retirem o visto de Concelhos (imagem 6)

Os agrupamentos estão identificados por 4 tipologias: Autonomia, TEIP, TEIP/Autonomia e Outro/sem dados, este último ainda é a larga maioria e são as escolas ditas “normais”.

Clicando num Concelho podem ver o número de escolas/agrupamentos desse Concelho, o código de Zona Pedagógica e o código desse Concelho, assim como os limites territoriais. (imagem 4)

Clicando em cima da escola podem ver todos os dados dessa Escola/Agrupamento: Código da escola, número de escolas do agrupamento, moradas, contactos telefónicos de e-mail e página web. (imagem 5)

Quase todas os Agrupamentos/Escolas sede tem a coordenada em cima da própria escola e caso façam zoom à imagem vão parar em cima da escola. (imagem 6)

Clicando no rectângulo que se encontra identificado na imagem 7 vão abrir o mapa no google maps (esta opção também está disponível em todos os dispositivos moveis) e passa a abrir o google maps. Aqui no google maps podem pesquisar os agrupamentos por Concelho e automaticamente são direccionados para essa escola. No Google maps podem calcular distâncias e percursos.

Para visualizar apenas as escolas aconselho a desactivarem o visto na opção Concelhos para se ver o mapa na cor natural.

Podem fazer uso deste mapa nos dispositivos móvel na opção GPS e ao mesmo tempo que circulam na estrada são visíveis os agrupamentos/escolas por ande passam.

Se podia ter sido o MEC a fazer isto?, Podia, mas não era a mesma coisa. Eles gostam mais de minutas. 🙂

Bom uso do mapa.

Para terminar este longo trabalho, apenas para informar que o próximo objectivo é incorporar aqui todas as escolas da rede pública que fazem parte da lista destes agrupamentos de escolas. Mas claro que para isto iria precisar da colaboração das escolas.

Fica para Setembro….

 

NOTA: Se alguém detectar algum erro nos dados das escolas ou alguma escola pretender alterar algum dado pode enviar-me mail que procederei aos ajustes que sejam necessários.

 

imagem 1

1

 

imagem 2
2imagem 3
3imagem 4
5imagem 5
4imagem 6
6imagem 7
7imagem 8
8imagem 9
9

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/07/mapa-de-coordenadas-de-escolas-final/

9 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • tita on 24 de Julho de 2015 at 22:55
    • Responder

    Arlindo, muito obrigada por este grandioso trabalho que me irá ajudar imenso. Parabéns.

    • António on 24 de Julho de 2015 at 22:56
    • Responder

    Parabéns pelo excelente trabalho Arlindo.

    Pedia um pequeno ajuste para esta escola. Envio dados corretos:

    Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto
    Código: 150162 Concelho: 0304 QZP: 01
    Autonomia
    Latitude: 41.5145827 Longitude: -7.98822865


    1. Feito.
      Mas mudou meia dúzia de metros só.

      E muito obrigado pelas imensas coordenadas que enviaste.

        • António on 25 de Julho de 2015 at 1:04
        • Responder

        Foram horas bem gastas e assim também conheci mais um pouco do nosso território, embora de forma virtual.

        Com esta ferramenta será possível de futuro inserir códigos de escolas e ele dar a distância para cada um dos agrupamentos (do género de uma que o profslusos mencionou recentemente numa publicação)? Sendo eu de QZP, seria muito útil que permitisse inserir automaticamente e de uma só vez todas as escolas do meu QZP e apresentasse a distância para cada uma delas… Fica a sugestão e mais uma vez obrigado pela dedicação e ajuda aos colegas.


  1. Brilhante, Arlindo! Obrigada e parabéns.

    • Susana Dias on 24 de Julho de 2015 at 23:39
    • Responder

    Um trabalho fantástico!!! Bem haja por tudo o que tem feito para nos ajudar.


  2. Que maravilha, Arlindo! Muito, mas mesmo muito obrigada!

    • Condutor on 25 de Julho de 2015 at 23:27
    • Responder

    Quando clicamos no rectângulo para abrir no Google Maps, como é que a partir dai calculamos as distâncias? Não vejo nenhum botão para direcções.


    1. Neste momento no próprio mapa já aparece uma opção de ver trajeto quando clicas na escola.

      Não devia ter dito que era a versão final do mapa, porque há sempre mais uma adaptação que se consegue ir fazendo. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog