A segunda sondagem do blogue para as eleições legislativas que iniciei na sexta-feira e teve a quase totalidade dos votos até à saída das listas de colocações dão PSD/CDS à frente de CDS tal como a sondagem da Universidade Católica.
A votação é feita por IP e não foi possível haver mais do que uma votação usando o mesmo IP.
Não deixa de ser estranho que uma votação feita maioritariamente por professores tenha castigado o PS nesta altura, quando na primeira sondagem lhe dava uma larga vantagem.
Esta mudança na tendência de voto dos professores só pode querer dizer que depois de conhecido o programa do PS se verifica que não há medidas que cativem os professores e que sendo um pouco mais do mesmo é preferível manter quem já lá está.
Verifica-se mais uma vez uma larga tendência de voto dos professores na CDU, que tem uma diferença muito curta para PS e PSD/CDS e que não se verifica na sondagem da Universidade Católica.
O inseguro PS começa a dar sinais de fraqueza, mesmo num grupo onde facilmente poderia conquistar terreno. Se nem junto dos professores consegue estar à frente será mesmo difícil que consiga vencer as eleições.
Veremos no próximo mês como continua a tendência de voto dos professores.
22 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Arlindo, corrija o título e esta parte… “PSD/CDS à frente de CDS”!!!
Depois da medrosa MLR e da ideia estapafúrdia de acabar com a morbidade e do nemfode nem sai de cima dos exames era de esperar que o partido das mariquice fosse penalizado…
Merdosa, obviamente…
Boa noite Arlindo,
Sigo o seu Blog há já alguns anos e o seu trabalho é realmente fantástico. Os meus parabéns!
Se fosse possível gostaria que me esclarecesse algumas dúvidas acerca da Mobilidade Interna:
Entrei no QZP7, neste concurso. Será que posso concorrer a outro QZP, para ficar mais perto de casa??, ou será que pelo facto de ficar na Zona de Lisboa, não poderei concorrer a mais nenhum QZP? Se asssim for posso não aceitar a colocação?? se assim fizer, posso concorrer ainda como contratado à segunda parte do concurso??
Obrigado e continuação de bom trabalho!
Apesar dos imensos sacrifícios pelos quais as pessoas passaram, há uma clara consciência de que há uma recuperação do país que começa a ser vista e sentida. As pessoas têm consciência dos sacrifícios que foram exigidos e dos erros que foram cometidos, mas têm também consciência das causas que levaram à situação de 2011 e de que o PS nas suas propostas insiste nos mesmos erros, na mesma demagogia e em promessas fáceis sem dizer onde vai buscar o dinheiro. Não me surpreende, pois, a sondagem nacional e a sondagem do blogue. E não me surpreenderei se a coligação PSD/CDS vencer as legislativas, embora duvide muito que com maioria absoluta.
Acrescento que ao logo da presente legislatura, os partidos da oposição insistiram numa táctica que a meu ver representou um enorme erro para eles: a crítica a tudo o que o Governo ia fazendo e a insistência de que se estava numa espiral de austeridade sem fim e nada mais, além de que não se via avanço no que quer que fosse. Ora isso foi um erro colossal para a oposição. Se tivesse vingado a crítica construtiva, talvez os números da sondagem nacional fossem outros. Mas foi mudando o sentimento das pessoas, uma vez que se foram apercebendo que, insisto, apesar de todos os erros do Governo e da troika, sensivelmente a partir de 2014, houve nitidamente uma viragem da situação do país. Por fim, pesa também o facto de quanto a mim, António Costa ser um líder fraco.
Outro ponto de vista é que todos os outros são considerados ainda piores.
É fantástica a falta de memória dos portugueses! Com o medo de perderem o pouco que têm ficam cobardes e pouco exigentes.
Como professora que sou, não posso esquecer a estalenização da MLR, mas também não me revejo no conservadorismo bacoco do Crato.
Votarei PS porque sei que o Costa é um homem progressista que nunca permitirá aventureiros no ME.
Duvido dos progressistas com soluços, uns soluçantes progressistas, “Dize-me” quem és, dir-te-ei que o espelho “roubasteziu”.
Ó Fafe és NEE ou NERD?
Ora duvida aí algum soluço que se perceba.
Quando provares saber escrever e respirar – terás a resposta, nem preciso de…
Mas é complicado o vocativo.
A MLR arruinou para sempre a reputação do PS junto dos professores.
Espantoso. Verdadeiramente espantoso num blogue de professores!
“Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas;
…
Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro.
Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País.
A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas..
Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar.”
Guerra Junqueiro, 1896.
EXACTISSIMAMENTE!…
A verdade é que há um esforço enorme para fazer comentários que elogiem o PSD/CDS. No FB é só ir investigar os perfis de alguns que escrevem nesse sentido e não se sabe bem o que é aquilo. Sabe-se… São perfis falsos criados de propósito!
Já agora, é interessante ler uma tese de mestrado e um artigo de Fernando Moreira de Sá e percebe-se como é que funciona a propaganda PSD via media e redes sociais. Foi assim que certos senhores ganharam o lugar de ministros e secretários de estado.
Os profs são tão permeáveis…
Há PPDs por aqui a soletrar a voz do dono em jeito de agradecimento. Com esta gente não vamos a lado nenhum! Mais do mesmo.
Bom, está visto que os professores são masoquistas. São bons em arranjarem lenha para se queimarem
Há quem ainda não tenha percebido a gravidade em que nos encontramos fruto das políticas suicidas da direita.
Continuem a votar nos mesmos de sempre… eles (os cães grandes) agradecem.
As famílias pobres foram mais atingidas por cortes em Portugal do que na Grécia e na Irlanda. Esta é a conclusão de um estudo da OCDE sobre medidas dos governos de dez países, durante um período de cinco anos.
“As famílias de baixos rendimentos enfrentaram consideráveis perdas em Portugal devido aos cortes na assistência social”, diz a OCDE no relatório, concluindo que, entre 2008 e 2013, os agregados familiares que ganham menos de metade do rendimento médio português perderam 8% da sua riqueza.
O corte de rendimento entre os pobres em Portugal é o maior da lista, ultrapassando a Grécia, Irlanda, Estónia, Islândia, Espanha, Reino Unido, Alemanha, França e Estados Unidos.
“Entre 2008 e 2013”. MAS ATÉ MAIO DE 2011, QUEM ESTAVA NO GOVERNO ERA O PS E DEPOIS TEVE DE SE PEDIR UM RESGATE FINANCEIRO PORQUE SÓ HAVIA DINHEIRO PARA PAGAR SALÁRIOS E PENSÕES POR MAIS QUATRO MESES!
O gamanço
Seguro, volta porque estás mais do que perdoado.
Votei PSD não o voltarei a fazer. Não pretendo continuar a votar nos mesmos e isso inclui o PS.
FARTO de …
não sei em quem vou votar
mas irei colocar a meu X
escolham outros
[…] resultado da primeira sondagem feita no blogue davam PSD/CDS à frente de PS e a segunda sondagem invertia essa tendência […]