A Enorme Desilusão no Grupo 120 – 0 (zero) vagas QZP

Desilusão para quem sempre andou mais distraído porque aqui já tinha feito referência à impossibilidade de alguém do concurso externo apanhar colocação em alguma das 93 vagas do concurso interno, mesmo que sobrassem vagas.

 

Para o concurso interno surgiram 93 vagas de quadro de agrupamento ao grupo 120 – Inglês e 0 vagas destinadas ao concurso externo anual.

Desde já ficam a saber que nenhum docente do concurso externo poderá ingressar no quadro ao grupo 120.
Isso é ponto assente.

Assim, apenas os docentes que concorrem no concurso interno poderão apanhar as 93 vagas de QA/QE em concurso.

 

Fica no entanto o relato que me chegou que dá conta de muita desilusão entre os professores que fizeram os complementos de formação para o grupo 120 e que só agora deram conta disso.

Mas esta desilusão não é exclusiva dos docentes contratados mas também dos docentes dos quadros que viram a sua candidatura excluída. Depois de analisar estas listas verifico que deve ter sido a primeira vez que houve quase tantos docentes excluídos (54) como admitidos (73) a um concurso do MEC. E isto também não é nada normal.

No entanto, chamo a atenção que o MEC prometeu a existência de um concurso extraordinário para o grupo 120 e até hoje ainda nada se ouviu falar nele.

 

Estou a escrever-te, não só a pedido da minha esposa, que é dos grupos 300 e 330 e que fez formação para ter habilitação para o grupo 120, mas também em nome de muitos outros colegas que se encontram na mesma situação e que se sentem completamente desiludidos com o MEC!

A maior parte deles acabaram o curso em 1998/1999 e têm-se dedicado a trabalhar nas AEC desde o seu aparecimento, conciliaram horários reduzidos em escolas públicas com horas de AEC e sentiram na pele a precariedade que sempre se viveu nas Atividades de Enriquecimento Curricular, mas eles resistiram a todas as adversidades, não só pelo pouco tempo de serviço que obtinham, mas porque gostavam verdadeiramente do que faziam.

Sentiram-se, por isso, felizes e esperançados quando o MEC anunciou a criação do grupo 120, pois acreditavam que finalmente seriam recompensados de anos e anos de trabalho precário, a recibos verdes e a serem “mal vistos” pelos restantes colegas de profissão que os inferiorizavam, apelidando-os de técnicos e de “funcionários de tempos livres”.

Melhor se sentiram quando, num seminário  na FACIS, onde a Dra. Lucinda, do SPZN, esteve presente, referiu que teriam este ano um concurso externo extraordinário para vagas de QZP no 120, tal como o Sr. Ministro o tinha anunciado.

Mas a “ilusão caiu por terra” com a notícia de que o MEC não vinculou contratados em QZP, nem lançou o tal concurso extraordinário EXTERNO de 2015 para o 120. Será isto verdade?

É que nem as vagas do concurso interno que sobraram (só foram ocupadas 37 das 93) ficaram disponíveis. Não vai haver mais nada? Vão todos para contratação inicial, depois de gastar tanto dinheiro e ter tantas esperanças?

Vários diretores queixam-se que lançaram vagas para o 120 e não lhes foram atribuídas. Ainda existirá algum concurso externo extraordinário em breve para essas vagas? Ou os rumores de que vão para contratação inicial são verdadeiros?

 

Com os melhores cumprimentos,

 

Luís Arede e centenas de professores candidatos ao grupo “fantasma” 120

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/06/a-enorme-desilusao-no-grupo-120-0-zero-vagas-qzp/

58 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Isa Agostinho on 21 de Junho de 2015 at 16:23
    • Responder

    Amigo Arlindo (tendo em conta o seu trabalho só posso tratá-lo desta forma e mesmo assim é pouco para reconhecer a sua dedicação), apesar de ser daquelas que leio e releio o que por aqui aparece, se calhar sou das distraídas…talvez me possa explicar…sou a penúltima candidata do c.interno da lista de não colocados do 120. -se havia 93 vagas e foram colocados 37 ou 38… por que é que eu e todos os outros vinte e tal dessa lista não fomos colocados? Eu estava a concorrer a mudança de grupo pois estou vinculada no 110. Quer dizer que vem aí a mobilidade e já não podemos mais ser candidatos a essas vagas? Transitarão elas para a contratação? É assim? Será que pode esclarecer-me?Obrigada desde já por tudo…a minha desilusão é absoluta pois esperava por este grupo desde que terminei o meu curso e agora vou ver gente contratada (nada contra os contratados, todos por aí passámos infelizmente) a ocupar as vagas sem eu poder concorrer a elas… bem hajam todos aqueles que se esforçam pela educação neste país…

      • alicia on 21 de Junho de 2015 at 16:59
      • Responder

      Verifique o mapa de vagas para o grupo de 120, assim sendo. Verifique a manifestação de preferências que fez. Verifique as vagas que ficaram por ocupar. Se alguma vaga ficou por ocupar e concorreu para ela e, não ficou efetiva noutro grupo de recrutamento, então, faça recurso hierárquico.

    • Carla Ferraz on 21 de Junho de 2015 at 17:27
    • Responder

    E na lista dos excluídos estão pessoas que viram os seus processos, sendo iguais aos de outros colegas, “não conforme”!!!! E outros conforme, nem numa nem noutra estão!!! Um miminho!!!!

    • pumba on 21 de Junho de 2015 at 19:38
    • Responder

    Arlindo.
    Não andei distraído e li o post que colocou (assim como leio a quase totalidade dos que coloca), no entanto como bem ressalva o facto de eu, bem como outros colegas, manifestar por aqui e por ali nos posts a minha perplexidade reside nesse dito CEE, o qual está previsto no aviso de abertura como bem sabe. isto é que não é compreensível e menos ainda admissível!!

    Bom domingo

      • indignada120 on 21 de Junho de 2015 at 23:06
      • Responder

      Não nos podemos calar, este Concurso Externo Extraordinário para o 120 tem de surgir! Quase 1000 ( ou mais, só estou a somar por alto as duas listas CE e CI) fizeram formações entre os 180 e 2000 euros para agora não haver NADA! Já recolhi os sites em que o Sr. Ministro anunciou publicamente este concurso e começou esta telenovela, se não sair o aviso de abertura, garanto que envio para Bruxelas para lhe fazerem a Avaliação de Desempenho! O Casanova também deve andar a dormir para não dizer nada sobre o assunto!

        • Maria Santos on 21 de Junho de 2015 at 23:57
        • Responder

        Faço minhas as suas palavras! O nosso Governo tem que nos tratar com dignidade. Se este Concurso não se realizar, é nosso direito, e nosso dever como cidadãos, expor a situação, e levá-la até às últimas consequências!

          • Sandra Martins on 22 de Junho de 2015 at 8:48

          Cá estaremos para ir até às últimas consequências.
          Não se brinca assim com profissionais como nós!

        • pumba on 22 de Junho de 2015 at 10:21
        • Responder

        Colega:
        Só um pormenor relativamente ao aviso de abertura, o caso não é sair pois o mesmo já saiu há uns meses atrás, por força do DL 176/2014 que passo a transcrever: “No sentido de garantir o recrutamento de docentes necessários ao ensino da disciplina de Inglês no 1.º ciclo será realizado um primeiro concurso extraordinário, em 2015, exclusivamente para o recrutamento de docentes para o novo grupo de recrutamento.”

        portanto, não se trata de um qualquer devaneio dos professores, mas sim de um compromisso da tutela assente em legislação.

        Bom trabalho!!

          • Ana Costa on 22 de Junho de 2015 at 13:26

          Subscrevo inteiramente colega!

          • Elsa Fernandes on 22 de Junho de 2015 at 14:51

          Então porque não sabem de nada na DGAE?

          • pumba on 22 de Junho de 2015 at 20:16

          Dizem que não sabem, o que não é o mesmo que não saberem. Ainda esta tarde quando para lá liguei (após quase 1 hora de espera) falei com uma colega que estava por dentro do assunto, fazendo alusão ela própria ao DL 176/2014 e disse-me para ter calma, pois agora é a fase de aceitação e recurso/reclamação. Isto não é de todo vinculativo de coisa alguma, mas deixa antever que alguma coisa poderá estar na forja!!!!!!

          Por agora vou esperar, mas não sem mandar um mail estilo lembrete para lá, para aquele dsci!
          Com a calma possível!!!!

          • Elsa Fernandes on 22 de Junho de 2015 at 20:36

          Esperemos que sim, que tenhas razão. Eu já enviei mail para lá.

          • Elsa Fernandes on 23 de Junho de 2015 at 18:24

          Disseram-me que o concurso extraordinário para o grupo 120 é a contratação, dito pelo sindicato. Extraordinário por ser a primeira vez.

          • pumba on 24 de Junho de 2015 at 8:29

          Não compreendo, não é por ser a primeira vez que o torna extraordinário!!!!
          Qual é o seu sindicato?

          • Elsa Fernandes on 24 de Junho de 2015 at 16:02

          SPN

          • Elsa Fernandes on 25 de Junho de 2015 at 12:19

          Entretanto o tempo passa…

          • pumba on 25 de Junho de 2015 at 14:22

          Ontem, em conversa com alguém “por dentro” das necessidades docentes, foi-me dado claramente a entender, ainda que sub-repticiamente, que estão a tentar perceber primeiro quem são os docentes efetivos dos grupos 220 e 330 a precisar de horas, sejam elas para evitar horários 0 ou fazer o diferencial de horas que o docente necessita, exemplo: colega com redução de 4h, logo horário de 18, mas apenas tem 12 no grupo de origem, as restantes 6 são atribuídas no 120!!!!

          Na lógica maquiavélica de Nuno Crápula faz sentido!!!!!

          • Elsa Fernandes on 25 de Junho de 2015 at 15:07

          Certo. O que só corrobora o que eu acho. Não vai haver CEE para o 120

    • Contradições on 21 de Junho de 2015 at 20:39
    • Responder

    Uma das desilusões do grupo 120 é a forma como foi contado o
    tempo de serviço.

    Aos candidatos profissionalizados nos grupos 110, 220 e 330
    e que realizaram formação complementar para ficarem habilitados
    profissionalmente para o grupo 120. Foi-lhes considerado como tempo “antes da
    profissionalização” todo o tempo que prestaram antes de se profissionalizarem
    nos respetivos grupos (110, 220, 330) e como “tempo após a profissionalização”
    todo o tempo que prestaram nesses grupos após a profissionalização nos mesmos.
    Assim, vemos candidatos que, sem nunca terem lecionado no grupo 120 e só agora
    são considerados profissionalizados no mesmo, com vários anos de tempo de
    serviço “após a profissionalização”.

    Ainda que a classificação, a considerar para efeitos de
    graduação para o grupo 120, seja a do curso que lhes conferiu a formação
    inicial, tal não lhes dá o direito de considerar na graduação para o 120 o
    tempo de serviço que prestaram após a sua profissionalização inicial. Todos os
    candidatos ao grupo 120 devem candidatar-se com “zero” dias de tempo de serviço
    “após a profissionalização”.

    Os candidatos dos grupos 110, 220 e 330 que tiveram de fazer
    formação não são considerados profissionalizados no grupo 120 se esses
    candidatos são considerados profissionalizados para o 120, desde a data em que
    obtiveram a sua formação inicial, então porque necessitaram de realizar
    formação complementar? Se necessitam de fazer formação é porque não estão
    habilitados para lecionar ao grupo 120, logo, pessoas não habilitadas para
    lecionar ao 120 não podem ter tempo de serviço “após a profissionalização” para
    esse grupo.

    Se realizaram o complemento é porque ainda não satisfaziam
    todos os requisitos para serem considerados profissionalizados no grupo 120.

    O tempo de serviço para o grupo 120 deve ser considerado a
    partir da data de obtenção da formação complementar, pois até essa data os
    docentes não estão habilitados profissionalmente.

    Outra questão importante que ninguém refere é que os
    docentes portadores do mestrados em ensino do Inglês e de outra língua estrangeira
    no ensino básico são referidos como tendo automaticamente habilitação
    profissional para o grupo 120. No entanto, eles não possuem formação de Inglês
    de nível C2 que aos docentes dos grupos 110, 220 e 330 foi exigida para poder
    lecionar no grupo 120.

    • Cidália Afonso on 21 de Junho de 2015 at 22:50
    • Responder

    Também eu fiquei excluída no CI por o meu pedido estar Não Conforme, com a justificação de que “o pedido não contém a declaração de estágio”, apesar dela lá estar (emitida pela Universidade do Minho). A “bendita carta” não chega para eu poder reclamar por escrito… e o que é certo é que alguém (que não tem culpa nenhuma e merece todo o meu respeito) ficou na escola em que eu teria ficado, se não fosse este erro da DGAE, e pela qual sonho há 20 anos… é brutal!
    Curiosamente, a outras colegas, tal como eu do 330, com licenciaturas em ensino de Português/Inglês e que não enviaram a declaração de estágio, não viram o seu pedido recusado! E esta heim?! Parece que afinal possuo um certificado internacional no ensino precoce do Inglês, válido em qualquer parte do mundo, exceto no meu país! Irónico!…
    Compreendo e estou solidária com a desilusão de todos os que ficaram de fora do 120, contratados ou efetivos. Resta-nos recorrer e usar bem o nosso direito de voto!

      • Márcia Faria on 21 de Junho de 2015 at 23:28
      • Responder

      Boa noite,

      não creio que a criação e divulgação do Decreto-Lei n.º 176/2014 e da Portaria n.º260-A/2014 tenha servido meramente para nos iludir. Eu estou na mesma situação, sou do GR 330 e fiz formação para poder pertencer o GR 120. Foram muitas horas de trabalho, muito investimento financeiro e familiar. Tenho a certeza que eu o Concurso Externo para o Grupo 120 vai acontecer e que nessa altura veremos todo o nosso esforço devidamente recompensado!


      1. Pois assim será se todas nós fizermos questão de lembrar essa promessa.
        Bem haja por transparecer esperança na batalha. Assim seja!

    • HOPE on 21 de Junho de 2015 at 23:17
    • Responder

    Eu acredito que vamos ser notificados da nossa certificação e o Concurso Externo Extraordinário para o 120 vai surgir, lembrem-se que o Ministério colocou pessoas a colaborar na legislação como o Professor Doutor Carlos Ceia (muito conceituado) e que sempre defendeu o 120 e em certos comentários do seu Facebook remetia para junho a data deste concurso, deve estar para sair. Não acredito que o MEC peça colaboração a estas pessoas e depois alegue amnésia para lançar o concurso. Vamos aguardar, esta semana já deveremos saber algo…

      • Elsa Fernandes on 22 de Junho de 2015 at 13:23
      • Responder

      E acha que há tempo para um novo concurso? O meu sindicato acha que não. 🙁

    • finalcountdown on 21 de Junho de 2015 at 23:38
    • Responder

    Liguei para o DGAE na semana passada e perguntei pelo Concurso Externo Extraordinário para o 120 e pelas vagas de QZP prometidas aos contratados e uma técnica respondeu-me de forma altiva: “Claro que vão surgir! Claro que ainda vão vincular! Deixe sair estas listas, que as vagas de QZP vão aparecer resultantes dos pedidos que as escolas agora já tiveram forma de calcular! Os contratados do 120 ainda vão vincular. Pensa que o MEC andou a certificar esta gente toda para quê? Acha que gostamos de estar com este trabalho todo?!! Em que devemos acreditar?


    1. Pois… amanhã temos que ligar para essa técnica e perguntar também de forma altiva: PARA QUANDO AS VAGAS DE QZP DO 120? O MEC prometeu 2015? Talvez fosse melhor abrirem o concurso antes de setembro! É que palavra de Crato não parece certa!


    2. Eu nem posso acreditar…isto é brincar com as pessoas…nem o DGAE sabe o que anda a dizer!

      Senhor Ministro….estamos atentos, estamos vivos, e vamos certamente chamá-lo à razão sobre aquilo que prometeu!

      120..vamos em força reclamar…

      • Elsa Fernandes on 22 de Junho de 2015 at 12:08
      • Responder

      Isso parecem boas notícias… mas quando aparecem as vagas efetivamente?

        • finalcountdown on 22 de Junho de 2015 at 13:20
        • Responder

        Liguei Hoje de novo para a DGAE, vou postar em cima para veres!!! Não tenhas um ataque de nervos, eu quase tive um! Não há Concurso Externo Extraordinário, diz a técnica, não temos informação de existir, vai tudo para contratação inicial! vou colocar em cima para os outros verem e lê o resto. O que vamos fazer?

          • Elsa Fernandes on 22 de Junho de 2015 at 13:29

          Como? Eu tb liguei para a DGAE e a senhora disse-me que se se estava legislado ia haver mas nao sabia datas.

          • finalcountdown on 22 de Junho de 2015 at 13:41

          Não está legislado, ela leu toda a legislação, estive 20 minutos à espera que a coordenação lhe respondesse! Acredita no que te digo! O que fazer? Temos de agir!

          • Elsa Fernandes on 22 de Junho de 2015 at 13:43

          Decreto Lei nº 176/2014

          • finalcountdown on 22 de Junho de 2015 at 13:45

          Coloca a parte em que diz, li e não está em parte nenhuma! assim como ela leu e disse que não está!

          • pumba on 22 de Junho de 2015 at 13:48

          leia a minha citação por favor.

          • finalcountdown on 22 de Junho de 2015 at 13:50

          Eu li Pumba e ajudou, para encontrar (e recolher) na net outros jornais em que ele anunciou, mas com as letras todas não está no DL, pelo menos não vi. Mas também estou louca, hoje, nem vejo nada, de tão desiludida!

          • pumba on 22 de Junho de 2015 at 13:56

          Colega:
          Vamos com a calma possível! O que eu transcrevi não uma qualquer notícia, mas sim o que está no próprio decreto!
          verifique no topo da página 6065, mesmo antes do artigo 1º.

          Com calma!!

          • finalcountdown on 22 de Junho de 2015 at 14:00

          🙂 Só o Pumba para me arrancar um sorriso hoje (num dia tão negro!) foi a tal parte que ela disse que não é um aviso de abertura de concurso! Eu li-lhe isso… ela também e safou como podia (resposta sem nexo nenhum), claro…
          O que sugere que façamos? tem alguma ideia?

          • pumba on 22 de Junho de 2015 at 20:18

          veja a minha resposta acima à Elsa Fernandes.
          Tranquilo, a especulação que se gerou só cria mais ansiedade!!!

          • finalcountdown on 22 de Junho de 2015 at 13:56

          “No sentido de garantir o recrutamento de docentes necessários

          ao ensino da disciplina de Inglês no 1.º ciclo será

          realizado um primeiro concurso extraordinário, em 2015,

          exclusivamente para o recrutamento de docentes para o

          novo grupo de recrutamento.” Já sei a que se referem… Ela diz que não é um aviso de abertura!!!! É mesmo a gozar!

          • finalcountdown on 22 de Junho de 2015 at 13:47

          Foi uma promessa aos nossos sindicatos, um acordo, até se pode dizer que foi um acordo. Foi anunciado em toda a comunicação social por CRATO, mas nada de legislação! Esperto, esperou que não nos lembrássemos! Só podia estar a brincar, porque são as nossas vidas!

          • pumba on 22 de Junho de 2015 at 13:44

          Discordo colega, veja o meu post acima. está previsto no DL 176/2014.
          verifique!

          • ana78 on 24 de Junho de 2015 at 17:45

          Pumba, és do Norte?
          Tenho alguma informação que te pode interessar, mas não queria colocar aqui… temos que ver outra forma…

          • pumba on 25 de Junho de 2015 at 14:13

          Não Ana78, estou no lado oposto, resido no Algarve!!!!!
          Mas podes enviar para o mail que uso associado aqui ao blog:
          pumba2044@gmail.com

    • flyhome on 22 de Junho de 2015 at 0:32
    • Responder

    Desculpem a sinceridade, mas então para que é que nos abriram aquela parte do Concurso para selecionar QZP aos contratados? Para perder tempo? são contratados coitadinhos, nem vão dar conta que não vai servir para nada… Concordo, se não sair nada amanhã ou terça, vamos avançar para a comunicação social: Se disse que o fazia este ano, que o faça, se não é homem de palavra que se torne num!

      • Elsa Fernandes on 22 de Junho de 2015 at 12:09
      • Responder

      Good point, nós já concorremos a QZP, por isso só falta saírem as vagas e as colocações ou será que vamos ter que concorrer de novo?

    • Sandra Martins on 22 de Junho de 2015 at 8:47
    • Responder

    Bom dia!
    É com muito agrado que vejo o grupo 120 reagir. No meu caso pessoal, fui injustiçada e nem sequer consto na lista apesar de preencher os requisitos, o que mostra a incompetência de quem está a fazer este concurso.

    Estou muito indignada com a falta de palavra do nosso Ministro e se o concurso externo extraordinário não surgir dentro de dias…vamos denunciar a falta de carater deste governo.

    Tanto dinheiro gasto, tantas horas a queimar pestanas e a negligenciar os meus filhos em detrimento de uma habilitação…de uma possibilidade de ensinar…e agora fazem isto….

    Não me calo!!!

      • Ana Costa on 22 de Junho de 2015 at 13:34
      • Responder

      Penso que a ideia é mesmo ver durante esta semana se nos calamos! Como é possível estar calada depois de tanto tempo a trabalhar em AEC nas adversidades já muito referidas sempre ultrapassadas com muita criatividade? Como ficar incrédula, mas serena depois de ver esquecida uma promessa que exigiu uma nova ida à universidade, um novo esforço financeiro não ressarcido pelo salário em vigor como técnica de AEC? Como crer nesta gente que conduz os nossos destinos de forma tão leviana? Não basta chegar o dia da mesa de voto! Tem que ser contestado já!

    • Joana Martins on 22 de Junho de 2015 at 9:46
    • Responder

    Bom dia a todos,

    Foi com enorme perplexidade que li a carta do colega Luís Arede, uma vez que o seu texto espelha na perfeição aquilo que me vai na mente! Eu também sempre me dediquei às AEC, andava de escola em escola,com a minha mala repleta de materiais que carregava com gosto e dedicação para que todos os alunos iniciassem o contacto com a Língua Inglesa da melhor forma.
    No entanto, o empenho acima mencionado nem sempre era “bem visto” pelos COLEGAS e auxiliares. Esperava-se que eu tivesse uma postura mais de
    subalterna do que de professora, tinha que pedir autorização para usar todo e
    qualquer material, para tocar em tudo, porque naquelas escolas, nada me
    pertencia. Sim, os professores das AEC foram muito ostracizados nas nossas
    Escolas.
    A criação deste novo GR foi também para mim motivo de regozijo. Pensei que esta era a altura e o momento de vermos o nosso trabalho reconhecido. Apesar de toda a experiência no 1º Ciclo, da minha Licenciatura em Língua Inglesa numa prestigiada instituição de Ensino Universitário Portuguesa e dos inúmeros workshops e seminários
    aos quais fui assistindo sobre o tema, tenho vindo a fazer formação para poder
    concorrer ao GR 120. Essa formação implica muito trabalho, muita dedicação e
    muitos custos.

    Tenho-me dedicado inteiramente a esta formação porque pensei que valeria a pena, porque acreditei!

    Espero que o MEC não seja INJUSTO e INCOERENTE ao ponto de não mostrar que eu fiz bem em acreditar! Porém, se assim não for, não baixarei os braços, não desta vez!!!

    • Maria on 22 de Junho de 2015 at 10:48
    • Responder

    Quase não encontro palavras para falar da certificação / qualificação ao Grupo 120 e também, na fase de validação das candidaturas, das diferentes decisões consoante o Agrupamento. Tudo isto só aconteceu e acontece porque temos uma DGAE inoperante no que diz respeito a ditar regras precisas e que, de modo algum, possam levar a injustiças como algumas que conheço. Na fase de validação surgiu a dúvida Sim/Não quanto a ter o Complemento (para aqueles que o andavam a fazer). Para mim seria simples, não temos, logo “Não”. Mas a DGAE resolveu informar, via telefone e nalguns casos via email alguns Agrupamentos e candidatos que deviam colocar “Sim”. Estão a ver aqui já a grande confusão. Claro, houve Agrupamentos que invalidaram e outros que validaram a candidatura ao Grupo 120. Mais… num mesmo Agrupamento houve colegas de turma do Complemento e de Agrupamento que estão validadas e outras invalidadas. Isto porque o Agrupamento validou quem colocou “Não” e invalidou quem colocou “Sim”, conforme informação da DGAE.
    Se não fosse tão perverso daria um filme cómico!
    Há reclamações, o Agrupamento informa que só aceitará se o candidato colocar “Não”. Procede-se em conformidade mas a DGAE indefere a reclamação. Tudo isto se passa em paralelo com o pedido de certificação. Neste processo acontecem coisas do “arco da velha”. Alguns candidatos sem serem avisados e/ou alertados como, de resto, é referido em notas informativas da DGAE, verificam após o dia 29-05 (até aqui estava o processo submetido) mais propriamente no dia 30-05, logo fora do prazo para acrescentarem ou corrigirem fosse o que fosse, que o processo está “não conforme”. Verificando minuciosamente não falta nada estando tudo devidamente submetido. A DGAE simplesmente não responde aos emails e até à presente data, estes candidatos não receberam qualquer notificação para ser resolvida a situação e continuam na lista dos excluídos. Isto é surreal!!!!
    Agora fase de recurso… não tem efeitos suspensivos… o que haverá mais a fazer para corrigir estas e outras injustiças gritantes?! Agradeço comentários construtivos.

    • finalcountdown on 22 de Junho de 2015 at 13:32
    • Responder

    Liguei hoje para a DGAE e pasmem-se todos com a resposta: “Não tenho a informação de existir mais nada para vocês, reclamem, façam recurso hierárquico, reclamem através de email… o que é hoje amanhã pode ser diferente, no 120 nunca se sabe, mexam-se! Aqui, só posso dizer vai tudo para Contratação Inicial, não há vagas de QZP.”
    Perguntei: “Está a brincar connosco, depois de tanto dinheiro gasto, tanto investimento pessoal por causa de uma promessa do PRÓPRIO SR. MINISTRO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA, não há mais NADA?! Onde estão as vagas de QZP? São 38 pessoas para dar Inglês a todos os 3ºanos de Portugal? Ele só pode estar a gozar! Onde está a vinculação dos docentes contratados que andaram 10 anos a dar AEC?”
    Diz a técnica: Hoje é assim, não tenho mais nada para informar sobre o 120. Reclamem!” Caros colegas, o que vamos fazer? Somos 1000 docentes ou mais, como dizia alguém nos comentários, sugestões?

      • Elsa Fernandes on 22 de Junho de 2015 at 13:34
      • Responder

      Nem posso acreditar.

        • Elsa Fernandes on 22 de Junho de 2015 at 13:53
        • Responder

        Decreto Lei nº 176/2014, de 12 de Dezembro


    1. É indecente!!!! Grupo 120…vamos todos protestar!
      Eu já fiz recurso hierarquico!
      Vamos encher o email….
      Vamos por a boca no trombone!!!
      Não pensem que nós andamos a dormir!
      LUTAREMOS!!!

    • 120 e mts mais on 22 de Junho de 2015 at 15:01
    • Responder

    O importante agora é não deixarmos que isto passe despercebido! Os anos de trabalho nas AEC fizeram de nós merecedores de um lugar neste Grupo 120. O prometido é devido e queremos as vagas que anunciaram…

      • Elsa Fernandes on 22 de Junho de 2015 at 15:54
      • Responder

      E anunciaram que vagas?

        • 120 e mts mais on 22 de Junho de 2015 at 17:02
        • Responder

        AS VAGAS DE QZP DO 120 que o MEC prometeu 2015! Não adiantaram número mas o Crato falou falou nelas!

          • Elsa Fernandes on 22 de Junho de 2015 at 17:48

          Pois a DGAE diz não saber de nada e o sindicato disse-me que resta a contratação. E agora?

    • ana78 on 24 de Junho de 2015 at 17:43
    • Responder

    Pumba, és do Norte?
    Tenho alguma informação que te pode interessar, mas não queria colocar aqui…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: