Projeto «Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico»

Projeto «Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico»

 

 

A Direção-Geral da Educação irá lançar o projeto-piloto «Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico», desafiando os estabelecimentos de ensino público de Portugal Continental a nele participar, no próximo ano letivo (2015/16), com os seus alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade.

 

Até ao dia 15 de abril de 2015, cada Direção de Agrupamento de Escolas deverá, através do preenchimento de um formulário disponível em http://area.dge.mec.pt/dspeprogramacao, identificar as escolas que pretende inscrever neste projeto-piloto. Esta iniciativa poderá ser dinamizada quer na Oferta Complementar quer nas Atividades de Enriquecimento Curricular, ficando esta opção a decidir pelos órgãos internos do Agrupamento, nos termos do estabelecido nos respetivos diplomas legais.

 

Os Agrupamentos participantes poderão indicar até três professores para participar na formação, a promover pela DGE, que decorrerá em sistema de e-learning, durante os próximos meses de junho e julho. As escolas terão, ainda, acesso a um sistema de acompanhamento e apoio online, através de uma comunidade de prática alojada no sítio web da iniciativa http://programacao1ceb.dge.mec.pt/

 

Para outros esclarecimentos, poderá ser enviada mensagem de correio eletrónico para programacao1ceb@dge.mec.pt.

 

inic_program.jpg

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/03/projeto-iniciacao-a-programacao-no-1-o-ciclo-do-ensino-basico/

3 comentários

    • Pois on 31 de Março de 2015 at 15:39
    • Responder

    Lá virão os colegas do 1º ciclo, os de Educação Física e afins criticar esta ideia sem saberem ao certo o que ela significa…

    Esperemos que a resistência à mudança e a incapacidade em reconhecer os méritos destes programas não cortem logo à partida as vantagens desta iniciativa. Isto porque acho que este programa tem muito mérito mas, pela sua própria mão, os docentes vão fazer com que não seja aplicado eficientemente.

    Esperemos que esteja errado!

    • SoVisto on 1 de Abril de 2015 at 11:16
    • Responder

    Esta “Disciplina” é parta ser dada nas AEC ou Oferta de Escola e os professores indicados para a referida Disciplina de Programação são os professores de Informática, logo os professores do 1º Ciclo (alguns de EF e outros) nada têm a opinar nesta matéria.

    1. A opinião de quem muito sabe!!! Sou professor do 1º Ciclo com uma pós-graduação em Tecnologias, com conhecimentos de programação (incluindo as aplicações veiculadas), logo estarei mais habilitado, na minha opinião, do que os professores de Informática, pois não lhes reconheço habilitações para trabalhar no 1º Ciclo. Assim, antes de opinar, há que pensar no que se vai dizer!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: