Professores contratados manifestam-se contra “norma travão” e falam de injustiça
Os professores vão apresentar uma acção judicial conjunta.
Professores contratados manifestaram-se neste sábado, junto do Ministério da Educação, em Lisboa, contra o sistema de vinculação conhecido por “norma travão”, que querem “deitar abaixo”, já a partir da próxima semana.
Os professores, explicou à Lusa uma das presentes na iniciativa, vão apresentar uma acção judicial conjunta e admitem recorrer mesmo a instâncias judiciais europeias.
…

20 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Vi as imagens… Não me pareciam mais de 20 a manifestarem-se…
É isso mesmo, vamos avançar já com uma ação judicial. Não podemos deixar que esta norma travão penalize os professores com 15 e 20 anos de serviço.
Como se vai processar a ação judicial conjunta?
Contactos?
Seres desprezíveis…. Deveríamos lutar por tornar a norma mais abrangente, nomeadamente para quem tem formação inicial em mais do que 1 grupo de recrutamento.
Era melhor um CEE para a malta do privado? Era melhor o pessoal fazer uma especialização na especial com 20 valores e entrarem logo em QZP nesse grupo com 0 dias de experiência???
Eu sempre trabalhei para o MEC, de N a S, RAM… Fiz Mestrado pré Bolonha (sem bolsa ou sabática), tenho filhos e sou solidário! Mas agora digo BASTA (de ignorância e inveja)! Estou abrangido pela norma e trabalho desde o ano de Cristo de 1996! Tenho dito!
Nesse caso, mesmo sem a norma tal como está seria incorporado nos quadros. Ou axa justo que um professor com 19 anos de tempo de serviço que tem habilitação para 2 ou 3 grupos de recrutamento nos quais trabalhou diversificadamente ao longo dos anos, em horários completos, fique de fora????? A constituição da república é para ser cumprida!!!!!! Dois pesos e duas medidas num concurso que se quer transparente e igual não respeita nem a justiça, nem o bom senso.
Mas enfim, parece que isso não faz parte do seu pequeno umbigo.
Só não entrei porque entraram vários do privado com graduações enormes! Anos de privado perto de casa e um anito no mec… isto sim é justiça!? E não vi tanta contestação nos cee s.
Realmente é só inveja, só pode ser gente do privado a querer ocupar as vagas de quem as criou!!!!
Tenham vergonha!!!! E os do público não se deixem iludir… Esta norma é justa….
Quem reune as condições para vincular, na sua maioria até tem mais do que 10 anos de tempo serviço, pelo menos no meu grupo é assim. Portanto ñ pensem que é só chegar e vincular porque isso ñ é verdade.
Vamos ter muitas surpresas!
A NORMA É JUSTÍSSIMA!
APENAS, DEVERIA SER MAIS ABRANGENTE NA SUA 1ª APLICAÇÃO!!! Apenas, ISSO!
Ter em consideração os docentes que têm contratos interrompidos por alguns dias por atrasos do MEC!!!
A norma travão só deveria contar para a frente e não para trás, qualquer pessoa vê isso, assim sabíamos com o que contávamos, as leis quando saem, têm por objetivo produzir efeitos para o futuro e não para o passado, se não for assim o legislador pode estar a tentar beneficiar alguém, que neste caso concreto nem me parece isso. Eu só não entro através da norma-travão porque em 2012/2013 estive no grupo 230 e todos os outros anos estive no grupo 430, ao todo tenho 22 anos sem perder sequer um dia de serviço.
A Norma travão não deve existir. Não é justa .A graduação profissional é que deve ter mais importância.
É o que temos tido.. se o mec desejasse não colocava 1 único professor em quadro… aliás antes dos cee para os privados e paraquedistas era o que acontecia ou porque acham que háprofessores com tantos anos de serviço ainda contratados?
Outra vez, Paulo????? todos já sabemos o que achas da norma … algum interesse tens nisso, mesmo quando dizes que não és abrangido (ela deve servir (senão a ti) a alguém muito próximo).
VAMOS LUTAR CONTRA A MAIOR INJUSTIÇA de sempre que se está a fazer aos contratados com mais tempo de serviço. Estes contratados fizeram do ensino a SUA VIDA à espera de UM DIA vir a integrar os quadros. A norma-travão está a empurrá-los para fora do sistema (sem direitos nenhuns). Temos de ir para tribunal. Não podemos aceitar sermos descartados assim depois de nos termos dedicado mais de metade da nossa vida profissional ao ensino.
Concordo temos de lutar, a norma travão da maneira que foi elaborada é muito injusta, lutemos por uma lista graduada!
Inveja é coisa que não me assiste. Pois se é ser invejoso quer a lista de graduação ou um norma que diga desde 2001 5 contratos ou 4 renovações. Não é inveja é JUSTIÇA. Desde 1995 que ando no ensino sempre no mesmo grupo a correr o país e por vezes em 2 escolas para completar horário. Acho que não mereço tais opiniões nem os colegas e tal como eu acham esta norma em injustiça. Boa semana 😉
Inveja… Não. Princípios! Acredito que quem se veja abrangido pelas condições da norma sabe, na verdade, que isso é uma conjugação de muita sorte. Sabe também que se essa sorte não tivesse acontecido estaria agora do outro lado da barricada a clamar por justiça. No meu grupo vão acontecer coisas escandalosas. Ultrapassagens vergonhosas. E pergunto que professores teremos? Que colegas teremos? Que possibilidade haverá de trabalho colaborativo nas escolas? Que consideração merecem colegas sem principios? Nenhuma.
Há quem chame sorte concorrer a nível nacional há muitos anos e ter passado pela ram e raa… sempre em busca de um futuro melhor… e os colegas do privado, que todo o nosso respeito merecem, que façam os mesmos sacrifícios… e olhe que conheço vários colegas que entraram no cee com 0 dias na ed. Especial e com pouco tempo no público…
Sim. É sorte! Mesmo concorrendo a nível nacional é preciso sorte para “agarrar” um horário anual e completo. E sorte para que ele se mantenha com vista à recondução. Ou então mais sorte para nos 4 anos seguintes “agarrar” outros tantos horários anuais e completos. Ou alguém têm a lata de dizer que não?!… Que é só esforço e sacrificio. Se não fosse essa a minha vida de esforço e muito sacrificio até era capaz de acreditar! E quanto a RAM e RAA há já algum tempo (bem mais do que últimos 5 anos) que os “continentais” são “estrangeiros”. E só para esclarecer: pertenço a um grupo disciplinar e não tenho serviço acumulado em nenhum outro grupo e desde há 19 anos sempre trabalhei no “público”. Pois! Atirar areia aos olhos… é realmente preciso ter lata!