“Animação, hoje é sexta!” (Logorama)

Para hoje, na rubrica “Animação, hoje é sexta!” trago-vos algumas curiosidades…

Quem não sabe, na generalidade do nosso dia à dia (cinema incluído) muitas coisas são registadas. As marcas é o mais comum, mas músicas, livros, até determinado tipo de cenas nos filmes. Agora, imaginem “ousar”… (e abusar!…).

Isso aconteceu quando precisamente um conjunto de realizadores decidiu criar e realizar um filme de animação em que tudo, tudo é construído com base em mascotes, ícones, logótipos, etc… tudo de marcas bem, bem conhecidas de todos nós. Mais ainda… ousam fazê-lo sem pedir autorização (certamente revelando isso antecipadamente o não seria a resposta maioritária).

Isso aconteceu com o coletivo Francês H5, constituído por François Alaux, Hervé de Crécy e Ludovic Houplain. O filme de animação criado por estes 3 autores, intitulado LOGORAMA, correu muito bem. Mas podia ter corrida muito mal. Um dos realizadores, em Cannes, quando recebeu o prémio em 2009, no seu discurso, chegou mesmo a deixar no ar, pelas suas palavras, que iria ver se não iriam agora sofrer consequências. Para além de dezenas de prémios em festivais em todo o mundo, em 2010 chegou mesmo a ganhar o Óscar para melhor curta metragem de animação.

Não se conhece, realmente, que tenham tido “azar” mas, não fosse esta animação tão boa, tão surpreendente e com menos sucesso, o caso certamente seria diferente. Correu bem, pode-se dizer!

Deixo-vos, hoje, LOGORAMA. Um filme de animação fabuloso (vejam e depois percebem a razão). O argumento é forte, a linguagem, por vezes, também. Um filme violento.

Espantem-se!

Votos de boa sexta, animada!

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/03/animacao-hoje-e-sexta-logorama/

1 comentário

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: