“Animação, hoje é sexta!” (Literatura e animação: Dostoyevsky e Edgar Allan Poe)

Para a rubrica “Animação, hoje é sexta!” trazemos neste dia mais uma abordagem de obras literárias transpostas e adaptadas para cinema de animação.

A primeira seleção vai para o filme Crime e Castigo realizado pelo polaco Piotr Dumala em 2000 e baseado na obra “Crime and Punishment” de Fyodor Dostoyevsky. A esta animação sombria e poética, o realizador confere uma interpretação muito pessoal do romance clássico de Dostoyevsky, “O meu filme é como um sonho” disse Dumala que acrescentou: “É como se alguém tivesse lido “Crime e Castigo” e depois sonhasse com o “livro”. A versão de Dumala tem lugar apenas durante a noite. A história é contada de forma expressionista, sem diálogos e com um fluxo alterado de tempo. A não perder!

 

https://www.youtube.com/watch?v=gknIrdEx6VI

 

A segunda obra de animação é o filme O Corvo, realizado em 2009 por Mariano Cattaneo e Nic Loreti. O poema “The Raven” de Edgar Allan Poe é um dos trabalhos mais conhecidos e também um dos mais populares em Inglês. Esta animação é narrada por um jovem estudioso que está de luto pela perda de seu amante, Lenore. Quando um corvo que fala o visita numa noite sombria de dezembro acontecem coisas incríveis… Na época, Edgar Allan Poe, enquanto escrevia este poema, a sua jovem esposa, Virgínia, ia lentamente morrendo de tuberculose.

 

 

Bom fim de semana, e até à próxima sexta!

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/03/animacao-hoje-e-sexta-literatura-e-animacao-dostoyevsky-e-edgar-allan-poe/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: