“Animação, hoje é sexta!” (Literatura e animação: Dostoyevsky e Edgar Allan Poe)

Para a rubrica “Animação, hoje é sexta!” trazemos neste dia mais uma abordagem de obras literárias transpostas e adaptadas para cinema de animação.

A primeira seleção vai para o filme Crime e Castigo realizado pelo polaco Piotr Dumala em 2000 e baseado na obra “Crime and Punishment” de Fyodor Dostoyevsky. A esta animação sombria e poética, o realizador confere uma interpretação muito pessoal do romance clássico de Dostoyevsky, “O meu filme é como um sonho” disse Dumala que acrescentou: “É como se alguém tivesse lido “Crime e Castigo” e depois sonhasse com o “livro”. A versão de Dumala tem lugar apenas durante a noite. A história é contada de forma expressionista, sem diálogos e com um fluxo alterado de tempo. A não perder!

 

 

A segunda obra de animação é o filme O Corvo, realizado em 2009 por Mariano Cattaneo e Nic Loreti. O poema “The Raven” de Edgar Allan Poe é um dos trabalhos mais conhecidos e também um dos mais populares em Inglês. Esta animação é narrada por um jovem estudioso que está de luto pela perda de seu amante, Lenore. Quando um corvo que fala o visita numa noite sombria de dezembro acontecem coisas incríveis… Na época, Edgar Allan Poe, enquanto escrevia este poema, a sua jovem esposa, Virgínia, ia lentamente morrendo de tuberculose.

 

 

Bom fim de semana, e até à próxima sexta!

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/03/animacao-hoje-e-sexta-literatura-e-animacao-dostoyevsky-e-edgar-allan-poe/

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading